terça-feira, 28 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

A NOSSA ESCOLA É UMA ESCOLA DE ARTES I


A NOSSA ESCOLA É, TAMBÉM,

UMA ESCOLA DE ARTES!









Tem sido uma animação, no átrio da escola,

todas as tardes, concertos de música.

RELATÓRIO DE UMA TURMA DO 4º ANO SOBRE A VISITA

Relatório de avaliação da ida dos alunos do 4º ano, à escola do 2º ciclo

No dia 13 de Junho de 2011, a turma D, do 4º ano, de Fitares dirigiu-se à EB2,3 com o intuito de conhecerem melhor a sua futura escola e de aprenderem ainda algumas regras importantes a ter naquele espaço escolar.
Quando chegaram à EB2,3 já estavam dois alunos do CEF, ao portão, à espera do grupo. Esta forma de receber os alunos foi muito bem vinda pelo grupo de 4º ano.

De seguida os alunos entraram no átrio, colocaram-se em semi circulo e ouviram com atenção todas as regras e informações importantes inerentes ao espaço. As perguntas realizadas pelo grupo de 4º ano tiveram fundamento e todas foram respondidas pelo CEF com rigor.
Foram conhecer todos os espaços escolares, tanto espaços interiores como exteriores. Durante as actividades, os alunos foram sempre acompanhados pelo grupo do CEF, alunos que eles já conheciam e que desempenharam muito bem o seu papel. Foi muito benéfico e importante o facto de terem sido recebidos e acompanhados nesta visita por alunos que eles já conheciam, o que fez com que estivessem muito mais à vontade e com uma maior predisposição para a visita.
A visita terminou com uma dança e um convite do 4º ano aos alunos do CEF, para que fossem apadrinhados por eles no 5º ano. O CEF gostou e aceitou a ideia e todos ficaram bastante entusiasmados e com vontade de ir o mais rapidamente possível para o 2º ciclo.

Dos vinte e quatro alunos todos responderam ter gostado de estar na escola sede. Vinte e dois referiram ter achado interessante a escola ter marcadores no chão, que indicassem como fazer o percurso pelos corredores. Catorze alunos demonstraram desagrado ao facto de não serem permitidas as gomas na escola. Dezanove referiram ter gostado do refeitório e do aspecto da comida. Vinte e quatro referiram ter gostado do ginásio e de pensarem que era muito maior do que imaginavam. Todos consideraram que iam ter dificuldade em comprar as senhas de almoço. Vinte e três alunos referiram ter tido pena de não ter estado na escola mais tempo e de não poder ter entrado numa sala para trabalhar um bocadinho.
Todos referiram ter gostado muito dos alunos do CEF.
À chegada à escola, os alunos do 4º ano fizeram um trabalho escrito sobre a visita.


«Eu estou muito ansioso para ir lá para baixo, vou para a escola onde o meu irmão anda que é muito fixe, os alunos do CEF são muito fixes e o meu padrinho vai ser o Mickey». O que eu mais gostei foi do campo, quando eu for para o 5º ano, nos intervalos vou sempre para o campo porque eu adoro jogar futebol.» (Pedro Amorim)


«Eu nunca tinha percebido que a escola tem 3 andares e que a escola era tão grande, o refeitório é enorme e a comida parecia ter bom aspecto, melhor que a nossa comida, o André que era o rapaz que nos estava a mostrar a escola era muito simpático. Gostei muito da parte do recreio e achei graça àquela máquina de marcar os almoços.» (Daniela)


«Eu achei o balneário muito giro e a Xinha disse que nós podíamos tomar banho a seguir à ginástica, achei o máximo!
Achei engraçado termos que andar sempre do lado direito porque se andássemos pela esquerda andávamos sempre a chocar uns com os outros, eu percebi tudo o que nos disseram.» (Ludimila)


«Eu não sabia que tinha uma sala de socorros para quando nos aleijamos, gostava de lá entrar só para ver. Gostei das plantas.
Os alunos explicaram que não podemos deitar o lixo no chão e que não podemos comer nas salas, nem na hora do recreio, aprendi que não podemos levar bolas para a escola e que se alugam, por isso podemos brincar na mesma.
Gostei de todas as explicações que nos deram, obrigado por nos explicarem coisas do quinto ano.» (Keila)


«Eu gostei de ir à escola com a professora e os meus colegas.
Quando lá cheguei encontrei ao portão uma rapariga e um rapaz do CEF, eles levaram-nos em filinha lá para dentro para podermos saber como funcionava a escola, para sabermos as coisas mais importantes quando formos para lá estudar.
Gostei muito do recreio, do bar, do refeitório, das cores da escola por dentro e por fora, do ginásio por dentro e por fora e também gostei de estar com a Xinha a professora deles.»


«Eu percebi todas as explicações e agora já sei as regras, os alunos eram muito bem-educados. Fiquei a saber que não posso levar gomas.». (Mateus)


«A escola é muito grande e os alunos são muito divertidos e simpáticos.
Conheci a escola inteira com eles, os alunos são incríveis…O bar tem gelados e os corredores são muito compridos…» (Ana Sanches)




Clicar sobre a foto para a aumentar

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ALUNOS DO CEF RECEBERAM AS TURMAS DO 4 ANO



Os meus alunos do CEF receberam as turmas do 4º ano do agrupamento na escola sede durante toda a semana passada. Os alunos que vão transitar ao 5º ano foram conhecer a escola, onde vão estudar no próximo ano lectivo, através de uma visita guiada pelos mais crescidos.
Alguns destes alunos finalistas foram meus no Jardim de Infância   : D


sábado, 4 de junho de 2011