terça-feira, 11 de novembro de 2014

CASTANHAS QUENTINHAS E BOAS PARA TODOS






"Castanhas quentinhas...

...castanhas quentinhas..."

apregoavam a Matilde e o Daniel por todo o lado.
 










Juntámos as 140 crianças da Educação Pré Escolar

do nosso Agrupamento na Escola da Rinchoa.

O Daniel e a Matilde da nossa sala

eram os vendedores.

Agradecemos à senhora cozinheira da Rinchoa

por ter assado as nossas castanhas. 
 



No final cada grupo de crianças cantou para as restantes.


A FAZER MOCHOS PASSO A PASSO COM RECEITA





Já tínhamos dito que gostavamos

de fazer uns mochos e no blog encontrámos

uns que os príncipes e princesas, que já andam no 2º ano,

tinham feito. Com o material à disposição

observámos, estudámos os vários passos

 e assim nasceram os nossos.



O mais engraçado foi que a Leonor P, do 2º ano, 

apareceu na nossa sala nessa altura e exclamou: 

"Estão a fazer Mochos!"

Mas o que ela não sabia era que ela era uma das princesas

que nos estava a ajudar.


domingo, 9 de novembro de 2014

UNS SÃO BRANCOS E OUTROS CASTANHOS





"Porque é que uns são brancos e outros castanhos?"

Foi a Lia que pôs esta questão

e alguns príncipes e princesas deram a sua opinião:

"Porque há pele branca e pele castanha." (Guilherme)

"Porque há uns que nascem com pele branca 
e outros que nascem com pele castanha." (Mariana)

"Porque as peles não são todas iguais." (Leonor)

"Porque nascem assim." (Maria)

"Porque as pessoas não são todas iguais." (Matilde)

"Porque os brancos são da família dos brancos
e os castanhos são da família dos castanhos." (Sara)



Estivemos a observar/comparar os tons de pele e percebemos 

que há muitos tons de pele...

"A Lia tem a pele castanha e o Pedro tem castanha 
um bocadinho mais clara." (Leonor)

"A Maria tem igual à da Xinha." (Afonso)

"A da Daniela é mais branca do que 
minha porque eu sou morena como o meu pai." (Leonor)

Então somos parecidos com os nossos pais...

"Sim...com o pai ou com a mãe..."(Leonor)
 
"A minha mãe e o meu pai são castanhos." (Lia)

"O meu pai é castanho mas a minha mãe é branca." (Pedro)

Por isso é que a pele do Pedro é castanha mais clara!

Depois foi a vez de observarmos os cabelos...

...loiros claros, loiros escuros, castanhos claros, 

castanhos escuros, pretos, compridos, médios, curtos,

lisos, encaracolados.

Depois os olhos...

...verdes, azuis, castanhos, castanhos claros

e castanhos escuros.


Depois de muito conversarmos sobre sermos 

todos diferentes a Xinha leu-nos um livro 

 que se chama "Somos todos diferentes"






No final do livro havia uma surpresa

e a Xinha chamou um de cada vez para ver,

 sem contar aos outros...

...era uma pessoa mesmo muito especial!




PRECISAMOS DE SACOS DE PAPEL PEQUENOS





OLÁ PAIS

PRECISAMOS DE SACOS DE PAPEL PEQUENOS

E DE JORNAIS

PARA OS NOSSOS TRABALHOS

OBRIGADA

PARABÉNS PRINCESA MARIANA!






Parabéns Princesa Mariana!


Muitas felicidades e muitos beijinhos da Xinha!



MAIS ABÓBORAS, GATOS PRETOS E MORCEGOS




 A pintar as abóboras aprendemos também que

 se misturarmos

amarelo com vermelho

fazemos laranja!






 Algumas crianças têm muita dificuldade em recortar

outras já o fazem muito bem.






Com os rolos de cartão que levaram,

agradeço em especial à Leonor, à Yasmin e ao Guilherme

que levaram também para os amigos,

fizémos gatos e morcegos.



 "Os nossos gatos pretos ficaram tão fôfinhos!!!" (Sara)




 "...e os morcegos também!!!" (Rodrigo)




quarta-feira, 5 de novembro de 2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

PARABÉNS PRÍNCIPE RAFAEL!






Parabéns Príncipe Rafael!


Muitas felicidades e muitos beijinhos da Xinha!