segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DEZEMBRO ESTÁ À PORTA...


Dezembro está à porta...
.
Vamos deixá-lo entrar...
Vamos construir sonhos, vamos abrir caminhos, vamos descobrir sentimentos, vamos ajudar as nossas crianças a experimentarem os valores do Natal...
.
Vamos incentivá-las a escolher um brinquedo, entre os muitos brinquedos que têm, ou entre os poucos brinquedos que têm, para oferecer a uma criança que,
com esse gesto, se possa sentir feliz.
.
Vamos aderir a um projecto da CMS e entregar um brinquedo em bom estado, que os nossos filhos gostassem de receber e podem ter a certeza que serão os vossos filhos a receber mais, no interior do coração.

domingo, 29 de novembro de 2009

PEDRO LEITÃO VAI À NOSSA ESCOLA

Olá Pais!

No dia 3 de Dezembro, quinta-feira, teremos na nossa escola o escritor e ilustrador Pedro Leitão que irá fazer uma actividade com as crianças de cada sala do Jardim de Infância, inserida no Projecto “Um Livro Um Amigo para a Vida”. A actividade será durante a manhã e será seguida por uma sessão de autógrafos em que o ilustrador irá personalizar, com o nome e um desenho, os livros de quem os quiser adquirir.
.

sábado, 28 de novembro de 2009

VAMOS ALIMENTAR ESTA IDEIA

.




O Banco Alimentar realiza mais uma
Campanha de recolha de alimentos
em 28 e 29 de Novembro.




Em relação a este assunto tenho umas ideias muito próprias e que sei que acabam por gerar alguma controvérsia na maioria das pessoas, mesmo que não assumida, não exteriorizada, remetendo-se ao silêncio. Mas como estamos num país e num blog de liberdade de expressão e presumindo que estão interessados naquilo que eu penso, o que pode ser presumir demais, passo explicar :
A solidariedade pode ter inúmeras manifestações e solidariedade no seu mais imediato é um valor que todos deveríamos ter e cultivar. Até aqui penso que estamos todos de acordo. Ser solidário é ser amigo, é estar pronto para ajudar, é ouvir, é conversar, é sorrir, é abraçar, é um mundo de atitudes...
Quando falamos de solidariedade em relação aos "outros"...aqueles que não conhecemos, aqueles com quem não nos cruzamos ou nem vemos, ou preferimos nem ver e fazer de conta que não existem, aqueles que também precisam muitas vezes de um sorriso, de uma palavra, de respeito, aos que passam dificuldades, que não têm uma casa com o mínimo de condições, ou nem sequer nenhum tipo de casa, que não têm comida, que não têm roupa, que perderam a dignidade de viver, temos obrigação de ajudar. E temos obrigação de ajudar pelo menos como agradecimento por não sermos nós que estamos a passar essas dificuldades.
É claro que me podem falar das pessoas que estão nessas circunstâncias porque não querem trabalhar, porque preferem viver à custa de subsídios pagos com o nosso dinheiro e da caridade dos outros e são uma realidade, mas quantos e quantos tinham uma vida normal, como nós, e perderam os empregos e estão desesperados sem terem como fazer face às despesas, sem terem comida para dar aos filhos e quantos e quantos são "pessoas sem-abrigo" e estão nessas circunstâncias porque perderam um filho, porque perderam a família, porque perderam o sentido da vida. Tudo isto é muito mais fácil de acontecer do que nós pensamos e se pensarmos que também eles tiveram pais que os amaram e que quiseram o melhor para eles, como nós queremos para os nossos filhos, não tenho dúvida que o menos que podemos fazer é contribuir de todas as maneiras que nos sejam possíveis.

PINTURAS ARTISTICAS








sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A MATEMÁTICA E A ESCRITA

PADRÕES


.
Vamos seguir padrões...
.

.
Padrões são sequências que se repetem.
.

.
Vamos inventar padrões...
.


.
Agrupar por géneros e fazer conjuntos...
.

.
...contar os elementos...
.

.
...de cada conjunto...
.
.
...e fazer o registo em plasticina.
.




.
QUANTAS LETRAS TEM O MEU NOME
.
.
Dividir a plasticina...
.
.
...para construir o nome.
.







quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O NABO GIGANTE DA PRINCESA INÊS

Hoje a princesa Inês levou-me um desenho e, na parte de trás estava escrita a versão da História "O Nabo Gigante" contada pela Inês (e escrita pela Ana Rita a mana da Inês), que não resisto a transcrever porque achei uma delícia...



O Nabo Gigante


Era uma casinha torta. Um velhinho e uma velhinha moravam numa casa torta. Uma vaca gigante, dois porcos, três gaivotas, cinco flamingos e seis gatos.



O velhinho puxou o nabo e sacudiu, sacudiu, sacudiu e foi chamar a velhinha. A velhinha e o velhinho sacudiram, sacudiram e o nabo não saiu. A velhinha foi chamar a vaquinha e não saiu o nabo.



A vaca foi chamar os dois porcos barrigudos, puxaram e puxaram, saudiram, sacudiram e o nabo não saiu. Os dois porcos barrigudos foram chamar as gaivotas, puxaram, puxaram, sacudiram, sacudiram e o nabo não saiu. As gaivotas foram chamar os flamingos. E agora puxaram, puxaram, sacudiram, sacudiram e o nabo não saiu. Depois foram chamar os gatos. Sacudiram, sacudiram, puxaram, puxaram. Cairam todos para o chão, cairam todos uns em cima dos outros e o nabo saiu. E fizeram uma sopa de nabo e o ratinho comeu muito mais.



Glória, Glória, a história chegou ao fim!


Nós costumamos dizer "Perlimpimpim a história chegou ao fim!" e há quem diga "Vitória, vitória acabou-se a história!" e pelos vistos há quem misture as duas...que não rima mas ninguém se importa com isso! :)



É claro que esta história só faz sorrir quem conhece a história original.

COISAS DA PRINCESA DALAIDE


Hoje a educadora Teresa, da sala 3, foi à nossa sala logo de manhã para nos dar os "bons dias" e eu disse aos meus príncipes...


"Digam bom dia à educadora Teresa..."


A Teresa disse logo que estava mesmo a precisar de muito bom dia ao que a Dalaide respondeu de imediato:


"Muito não pode ser, para não gastar as palavras!"

terça-feira, 24 de novembro de 2009

NOVO DESAFIO PARA PAIS E FILHOS

.
De quem são estes lindos olhos?
Quem descobrir vai receber a fotografia completa.
.