segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
O PALHAÇO TROCATINTAS
A Juca, da Sala do Arco Iris, do Jardim de Cruzeiro, lançou-nos um desafio...ajudar o palhaço Trocatintas que está muito atrapalhado com uns problemas para resolver...
Os meninos gostaram muito do Trocatintas e quiseram logo ajudá-lo.
Iam respondendo e comentando "essa foi fácil...essa também" e o grau de dificuldade a aumentar e menos crianças a responder.
O último problema teve o comentário:
"Uff, essa é mesmo difícil...!" mas dividindo a questão em partes:
"Para dar dois balões a cada menino quantos balões precisa?" Algumas crianças conseguiram o resultado e depois:
"Então se ele tem dezasseis balões quantos faltam para vinte?"
Várias crianças responderam porque estão habituadas a fazer esses cálculos, diariamente, com as presenças e ausências do grupo.
A situação complicou-se quando foram fazer o registo escrito.
Alguns meninos fizeram os primeiros desafios e depois acharam que já tinham ajudado bastante o Trocatintas e foram fazer outras actividades.
Os matemáticos da sala mantiveram-se até ao final desta maratona de problemas...
Para dificultar ainda mais e porque somos muito sabichões, a Xinha "Trocavoltas", retirou as ilustrações dos problemas do Trocatintas e lançou-nos o desafio...
Sabem que são dez meninos a assistir ao espectáculo do Trocatintas...
Já responderam que para dar um balão a cada menino, o Trocatintas precisa de dez balões...
Mas agora o Trocatintas quer dar dois balões a cada menino...
Complicado...muito complicado...
A Xinha sugeriu que cada um fizesse o seu próprio registo escrito e os matemáticos da sala que se mantinham na actividade fizeram um registo de imagem, começando a desenhar dez meninos e dois balões para cada menino, para chegarem ao resultado de quantos balões precisaria o Trocatintas.
Uma das crianças só precisou de fazer uma cabeça com dois balões e mais nove círculos e imediatamente, contando de dois em dois, chegou ao resultado final.
Outra criança desenhou os dez meninos e fazendo a contagem de dois em dois também chegou ao resultado certo.
As outras crianças desenharam os dez meninos, os dois balões por cada menino e depois de contarem tudo também chegaram ao resultado.
Depois foi só pensarem se o Trocatintas precisava de vinte balões e tinha dezasseis, quantos balões lhe faltavam.
Algumas crianças chegaram logo ao resultado com contagens de dedos e as outras riscaram dezasseis balões dos vinte que tinham desenhado e contaram os restantes.
Muito bem...são mesmo espertalhões!!!
Obrigada Juca por nos teres pedido ajuda para o Trocatintas. Foi muito divertido!
Os matemáticos desta actividade: Catarina, Ricardo R, Rodrigo, Alexandre e Ricardo M
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Olá a todo o "reinado"...
ResponderEliminarFiquei muito contente de ver e ler a dinâmicas da vossa sala e a forma activa e empenhada como ajudaram o Trocatintas...estão todos de parabéns, com algum destaque para os matemáticos
Catarina, Ricardo R., Rodrigo, Alexandre e Ricardo M., que se aplicaram bastante! Um beijinho especial para eles, do Trocatintas e meu!
Sabes, Xinha, para mim é fascinante propor estas actividades e deixar as crianças encontraram por si as estratégias de resolução, bem como de registo, tal como fizeste. Eles chegam lá (quase) todos, mas por vias diferentes e é isso que é importante e que os faz crescer!
Obrigada pela vossa adesão tão empenhada a esta proposta e esperemos por outras, tanto daqui para aí, como ao contrário...os meninos da Sala do Arco-íris também iriam gostar de conhecer melhor esses príncipes e princesas...
Beijinhos para todos e parabéns!
Fica combinado!!!
ResponderEliminarOs Príncipes e Princesas também têm o maior prazer em vos conhecer melhor!
Muitos beijinhos para todos!
Xinha