O NABO GIGANTE Era uma vez um velho e uma velhinha,que viviam numa casa torta, e com um jardim cheio de plantas e tinham uma horta com feijões,cenouras, ervilhas e nabos. Um dia a velhinha acordou e disse . estamos em Outubro temos que tirar os alimentos da terra , o velho acordou com o barulho foi a horta e viu tudo colhido menos o nabo, tentou puxa-lo mas não se mexia .Ele foi procurar a velhinha para o ajudar mas os 2 também não conseguiram, foram buscar a grande vaca castanha mas também não se mexia,a tão procuraram mais ajuda e foram buscar os 2 porcos barrigudos,todos puxavam abanavam com muita forca, mas não mexia.la foram todos a procura de mais ajuda e viram os 3 gatos pretos , todos juntos e nada não mexia , chamaram as 4 galinhas sarapintadas,os 5 gansos brancos,os 6 canários amarelos e por fim o ratinho,estavam la todos os animais da quinta para puxar o nabo gigante, eles puxaram, abanaram com tanta forca que o nabo saiu e eles caíram para trás, a velhinha para agradecer a todos fez uma sopa com o nabo e o ratinho comeu tanto que ficou enorme. FIM
“Hoje na escola ouvi a história do nabo gigante. Vou-ta contar para pôr no blogue”
“Era uma vez uma casinha torta onde moravam um velhinho e uma velhinha. Um dia a velhinha acordou e cheirou o ar puro da primavera. Estava na hora de semear legumes e eles semearam cenouras, batatas, pimentos e nabos. Um dia o velhinho acordou e cheirou o ar puro do outono. Estava na hora de ir buscar os legumes que semearam. Eles tiraram as cenouras, as batatas, os pimentos e os nabos. Só sobrou um nabo. O velhinho puxou, içou, sacudiu mas o nabo não se mexeu. O velhinho disse: - Este nabo parece gigante. Então depois o velhinho acorou e disse: - Está na hora de irmos buscar aquele nabo. O velhinho puxou, içou, sacudiu mas o nabo continuou sem se mexer e o velhinho foi chamar a velhinha. A velhinha agarrou a cintura do velhinho e os dois puxaram, içaram, sacudiram mas o nabo não se mexeu. A velinha arregaçou as mangas e foi buscar a grande vaca castanha. O velhinho, a velhinha e a vaca castanha puxaram, içaram, sacudiram mas o nabo não se mexeu. Então depois a vaca foi chamar os dois porcos barrigudos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha e os dois porcos puxaram, içaram, sacudiram mas o nabo não se mexeu. Então um dos porcos foi chamar os três gatos pretos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos e os três gatos pretos puxaram, içaram e sacudiram, puxaram ainda com mais força, mas o nabo não se mexeu. Um dos gatos abanou a cauda e foi buscar as quatro galinhas sarapintadas. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, e as quatro galinhas sarapintadas puxaram, içaram, sacudiram e puxaram com mais força, mas o nabo não se mexeu. Então uma das galinhas sacudiu as penas e foi chamar os quatro gansos brancos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas e os quatro gansos brancos puxaram, içaram, sacudiram e puxaram ainda com mais força mas o nabo não se mexeu. Um dos gansos sacudiu as penas e foi chamar os seis canários amarelos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas, os quatro gansos brancos e os seis canários amarelos puxaram, içaram, sacudiram e puxaram com mais força, mas o nabo não se mexeu. Os animais deitaram-se no chão, o velhinho coçou a cabeça e a velhinha teve uma ideia. Ela foi à cozinha buscar um pedaço de queijo e colocou-o à porta do ratinho. O ratinho pôs a cabeça de fora e foi buscar o queijo. A velhinha apanhou o ratinho esfomeado e levou-o lá para fora. E todos os animais e o ratinho, o velhinho e a velhinha puxaram, içaram e sacudiram com mais força e …. Pum o nabo saiu. Depois a velhinha fez uma panela de sopa de nabo, e foi o ratinho que comeu mais, pois não comia há muito tempo….”
"O Nabo gigante" - Versão Sara Marques...
“O código do meu nome é S1. É uma surpresa da sala, por isso não posso dizer!”
Os pedidos de livros podem ser feitos à Associação "A Nossa Âncora" info@anossaancora.org , pelo 933473436, ou através do meu mail: xinha_sbarriga@hotmail.com
Sou mãe de dois verdadeiros Príncipes: o Pedro Maria e o Frederico, que adoro e, por essa razão, sinto-me uma verdadeira Rainha.
Temos um gatinho preto, de olhos verdes, que se chama Tommy e duas gatinhas, uma preta, de olhos verdes, e outra riscadinha, que se chamam Kika e Mia.
Quando o teu filho segura o teu dedo na sua mão pela primeira vez, mantém-te presa para a vida toda.
KiKo e PêPê
Assim Mesmo
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.Seja gentil, assim mesmo. Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.Vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.Seja honesto assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.Construa assim mesmo. Se você tem Paz e é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.Seja Feliz assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.Dê o melhor de você assim mesmo. Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS. Nunca foi entre você e as outras pessoas. Madre Teresa de Calcutá
Fernando Pessoa
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Passo este selo muito especialmente à Xinha pelo facto de ter resolvido criar o seu blogue, permitindo-nos assim mais partilhas virtuais e troca de ideias.
Selo da participação no desafio "Abrir o livro que estiver à mão na pág. 161 e produzir um texto a partir da frase da sexta linha".
O NABO GIGANTE
ResponderEliminarEra uma vez um velho e uma velhinha,que viviam numa casa torta, e com um jardim cheio de plantas e tinham uma horta com feijões,cenouras, ervilhas e nabos.
Um dia a velhinha acordou e disse . estamos em Outubro temos que tirar os alimentos da terra , o velho acordou com o barulho foi a horta e viu tudo colhido menos o nabo, tentou puxa-lo mas não se mexia .Ele foi procurar a velhinha para o ajudar mas os 2 também não conseguiram, foram buscar a grande vaca castanha mas também não se mexia,a tão procuraram mais ajuda e foram buscar os 2 porcos barrigudos,todos puxavam abanavam com muita forca, mas não mexia.la foram todos a procura de mais ajuda e viram os 3 gatos pretos , todos juntos e nada não mexia , chamaram as 4 galinhas sarapintadas,os 5 gansos brancos,os 6 canários amarelos e por fim o ratinho,estavam la todos os animais da quinta para puxar o nabo gigante, eles puxaram, abanaram com tanta forca que o nabo saiu e eles caíram para trás, a velhinha para agradecer a todos fez uma sopa com o nabo e o ratinho comeu tanto que ficou enorme. FIM
“Hoje na escola ouvi a história do nabo gigante. Vou-ta contar para pôr no blogue”
ResponderEliminar“Era uma vez uma casinha torta onde moravam um velhinho e uma velhinha.
Um dia a velhinha acordou e cheirou o ar puro da primavera. Estava na hora de semear legumes e eles semearam cenouras, batatas, pimentos e nabos.
Um dia o velhinho acordou e cheirou o ar puro do outono. Estava na hora de ir buscar os legumes que semearam. Eles tiraram as cenouras, as batatas, os pimentos e os nabos. Só sobrou um nabo. O velhinho puxou, içou, sacudiu mas o nabo não se mexeu. O velhinho disse:
- Este nabo parece gigante.
Então depois o velhinho acorou e disse:
- Está na hora de irmos buscar aquele nabo.
O velhinho puxou, içou, sacudiu mas o nabo continuou sem se mexer e o velhinho foi chamar a velhinha. A velhinha agarrou a cintura do velhinho e os dois puxaram, içaram, sacudiram mas o nabo não se mexeu.
A velinha arregaçou as mangas e foi buscar a grande vaca castanha. O velhinho, a velhinha e a vaca castanha puxaram, içaram, sacudiram mas o nabo não se mexeu. Então depois a vaca foi chamar os dois porcos barrigudos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha e os dois porcos puxaram, içaram, sacudiram mas o nabo não se mexeu. Então um dos porcos foi chamar os três gatos pretos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos e os três gatos pretos puxaram, içaram e sacudiram, puxaram ainda com mais força, mas o nabo não se mexeu. Um dos gatos abanou a cauda e foi buscar as quatro galinhas sarapintadas. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, e as quatro galinhas sarapintadas puxaram, içaram, sacudiram e puxaram com mais força, mas o nabo não se mexeu. Então uma das galinhas sacudiu as penas e foi chamar os quatro gansos brancos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas e os quatro gansos brancos puxaram, içaram, sacudiram e puxaram ainda com mais força mas o nabo não se mexeu. Um dos gansos sacudiu as penas e foi chamar os seis canários amarelos. O velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas, os quatro gansos brancos e os seis canários amarelos puxaram, içaram, sacudiram e puxaram com mais força, mas o nabo não se mexeu. Os animais deitaram-se no chão, o velhinho coçou a cabeça e a velhinha teve uma ideia. Ela foi à cozinha buscar um pedaço de queijo e colocou-o à porta do ratinho. O ratinho pôs a cabeça de fora e foi buscar o queijo. A velhinha apanhou o ratinho esfomeado e levou-o lá para fora. E todos os animais e o ratinho, o velhinho e a velhinha puxaram, içaram e sacudiram com mais força e …. Pum o nabo saiu. Depois a velhinha fez uma panela de sopa de nabo, e foi o ratinho que comeu mais, pois não comia há muito tempo….”
"O Nabo gigante" - Versão Sara Marques...
“O código do meu nome é S1. É uma surpresa da sala, por isso não posso dizer!”
- Eu gostei muito de ouvir a história "O Nabo Gigante" contada pela Xinha e de fazer o desenho.
ResponderEliminar(Mãe, escreveste Xinha aí??? Eu estou a ver o "X", a letra da Xinha e do meu amigo, Xavier) :)