terça-feira, 21 de abril de 2009

AINDA PELOS AÇORES



Ontem voltámos a falar dos Açores e relembrámos tudo o que aprendemos sobre Portugal explicando aos meninos que faltaram, a Catarina e o Alexandre, todas as pesquisas que fizemos no sentido de descobrir tantas coisas sobre o nosso país e sobre as terras onde vivem os nossos amigos das outras escolas.
Depois a Xinha contou-nos uma história verdadeira de que gostámos muito...
"O meu pai e a minha mãe já viveram nos Açores, na Ilha do Pico, durante um ano, quando casaram, porque o meu papá esteve lá a fazer o estágio no tribunal e foi lá que a minha mana Teresa nasceu.
Os meus pais viviam numa casa mesmo junto à praia e tinham uma empregada chamada Sara. A Sara tinha um namorado que era pescador e todos os dias perguntava que peixe é que os senhores queriam comer no dia seguinte para o ir pescar. E todos os dias trazia o peixinho acabado de apanhar, arranjava o peixinho, limpava, escamava e depois a Sara temperava e cozinhava.
Uma manhã, quando a minha mamã acordou e desceu para tomar o pequeno almoço, o meu papá tinha saído e a Sara disse-lhe:
O Senhor Doutor disse para dizer à Senhora que pareceu uma baleia no canal e os pescadores meteram-se logo nas baleeiras e o Senhor Doutor também foi com eles.
A minha mamã também queria ir e então saiu a correr pela praia fora e ainda os conseguiu apanhar. Lá foram todos naquela grande aventura.
Mas os pescadores ficaram muito preocupados porque cada um levava o seu almoço, (porque ficavam muitas horas no mar), e não tinham almoço para os meus pais...Mas não houve problema nenhum porque a Sara arranjou um cesto com um belo pic-nic e mandou logo o namorado numa lancha entregar aos meus pais.
Quando voltaram estavam todas as pessoas da Ilha do Pico à espera deles e bateram-lhes muitas palmas por terem sido tão corajosos, principalmente à minha mamã porque nunca nenhuma mulher tinha ido antes à pesca da baleia...e foi assim que a minha mãe foi a primeira!" (1950)


2 comentários:

  1. Que bela história! Comovente mesmo!
    obrigado por a teres contado!
    Luz

    ResponderEliminar
  2. Olá Luz...
    O teu comentário foi importante...
    Os meus pais sempre viveram 50 anos à frente das pessoas da época. A minha mãe nunca foi submissa nem o meu pai autoritário. Sempre tiveram uma relação de igual para igual, com sonhos, projectos, objectivos que foram construindo.
    Tiveram um amor imenso daqueles que são raros de tão verdadeiros, daqueles que são para sempre como nas histórias encantadas, daqueles que nem a morte acaba e foram sempre um exemplo de união, de força, de valores, um exemplo de felicidade para todos nós que nos orgulhamos de ser seus filhos.
    Uma coisa é partilhar estas histórias verdadeiras, que fazem parte da minha própria história, com as minhas crianças...
    Outra coisa é pôr aqui no blog, à vista de toda a gente...acabam por ser intimidades lançadas para o ar...
    O teu comentário foi importante...
    Beijinho da Xinha.

    ResponderEliminar