quinta-feira, 30 de julho de 2009

UMA HISTÓRIA DE PEDRO SANCHES

.
UM LEÃO NO PACÍFICO
.
Uma História de Pedro Sanches

.
Contamos a história de um leão que se perdeu no Pacífico, enquanto o circo por lá passava num barco.

O leão foi nadando, nadando, mas sem êxito até que se afogou desesperadamente. Quando ele já estava desmaiado passaram por ali uns golfinhos que disseram entre si:

A- O que é isto, será que se come?

B- Não. Não é nenhum peixe.

C- É um leão!

D- Um leão! Como é que sabes?

C- Vi na televisão. Mas o que faz um leão aqui?

B- Bem, vamos levá-lo para o reino.

Assim como o disseram o fizeram.

Mais tarde, no hospital marinho, o leão acordou e o doutor Lagosta disse:

- Teve muita sorte.

- Mas onde é que estou, no paraíso dos animais?

- Não, o senhor está no Oceano Pacífico.

- Já me lembro, mas como sobrevivi?

- Não sei. Mas vai ter de ficar de repouso uns tempos. Se quiser ligo-lhe a televisão, está a dar o Big Show Marinho.

Depois de alguns anos o leão foi mudando de aparência.

Primeiro perdeu a juba, foi ficando sem pêlo e sem orelhas, a sua cor foi escurecendo e o focinho mais perfeito. Em vez de patas barbatanas. A cauda caiu e ele emagreceu bastante.

E qual era o espanto de todos quando o viram sair do hospital!

Parecia uma foca!

Então pensaram que lhe teriam de dar um novo nome.

Por fim chegou o grande dia e baptizaram uma nova espécie marinha, o leão marinho.

E deram-lhe o nome de Joseph.

Este leão ainda foi vivendo por muitos anos, até que um dia, no bar do Alfredo Morsa, a beber uma cerveja, o seu coração parou.

Mas ainda não acabou porque falta contar o grande mistério. Foram nascendo mais leões marinhos e até aos dias de hoje a espécie ainda existe.


12 comentários:

  1. Ao ler este texto, lembrei-me de um tema que faço com os alunos e sempre deu muito resultado...imaginar por que razão um determinado animal tem aquele nome...o teu Pedro imaginou algo parecido, com a história do Leão-Marinho!
    Não chegou a escrever um livro, mas a mãe está a dar a conhecer um artista...que foi desde pequenino...primeiro contava a vida com desenhos, depois com palavras!
    Quisera eu ser professora de um menino assim.
    Beijinhos, Xinha.

    ResponderEliminar
  2. bom xinha, o teu filho era mesmo um apaixonado pelo mar e a vida que nele existe. E também era muito criativo. Fantástica esta história!
    Sempre contigo
    Luz

    ResponderEliminar
  3. Isabel
    Já tinhamos falado sobre isso...ias adorar ter o Pedro como aluno e eu também teria gostado muito que fosses sua professora ou do Frederico mas a verdade é que tiveram muita sorte com muitos dos professores que tiveram...com outros não tanto...
    O Pedro e o Frederico já tinham este livro da Isabel Alçada e da Ana Maria Magalhães quando o Pedro o recebeu como prémio do primeiro lugar no Concurso de Contos mas a dedicatória da Professora Cristina Palma sempre o tornou único e especial.

    ResponderEliminar
  4. Luz
    O meu filho era apaixonado por tudo...pelos animais, pela natureza, pela aventura, pela descoberta, pelo planeta, pelo universo, pela vida e todos se apaixonavam por ele.

    ResponderEliminar
  5. Xinha, ao ler e ver os desenhos do teu filho Pedro fico completamente deliciada. Grande artista!
    Que criança especial!
    Beijinhoa
    Sara

    ResponderEliminar
  6. Sara
    Desde que começou a rabiscar o Pedro nunca mais parou...estava sempre a desenhar.
    Até nas aulas estava sempre a desenhar e apanhava tudo no ar...como era de uma inteligência brilhante...mesmo a desenhar ouvia tudo, observava tudo e captava tudo.
    No 1ºciclo a professora dizia que ele tinha sempre uma folha em que desenhava, por baixo da ficha ou do caderno onde trabalhava. Como era sempre o primeiro a terminar as tarefas escolares tinha sempre tempo para desenhar e, como a professora dizia "sempre que pode dá uma pincelada".
    Sabes, perto de tudo o que ele escreveu, de tudo o que desenhou eu não tenho nada...
    Tenho essencialmente desenhos do Jardim de Infância, feitos no colégio ou em casa e alguns, poucos, do caminho que fez, do seu crescimento, da sua evolução, o que me parte o coração.
    Isto porque o Pedro sempre foi muito independente e autónomo e ele é que geria as suas coisas e o seu trabalho. Logo desde os 6 anos, no 1º ano ele era responsável pelo seu trabalho. Nunca lhe perguntavamos se tinha trabalhos para fazer ou se precisava de ajuda em alguma coisa relativa à escola. Os cadernos quando os viamos era porque nos mostravamos interessados e orgulhosos e não para qualquer tipo de ajuda ou controle.
    Lembro-me de uma situação muito engraçada:
    O Pedro devia andar no 2º ano e quando chegámos a casa disse-me que tinha um ditado, entre outras coisas, como trabalho de casa e eu disse-lhe que fosse fazendo as outras coisas enquanto eu ia preparando o jantar e que depois lá ia ao quarto ditar-lhe o texto. Entretanto comecei a ouvir ler em voz alta e pensei "Mas ele está a ler o texto para o escrever...então está a fazer uma cópia e não um ditado", mas quando entrei no quarto na secretária estava apenas o caderno.
    O Pedro tinha o texto todo memorizado e estava a ditá-lo para si próprio palavra por palavra.
    Isto só para te explicar que era completamente autónomo e quando arrumava o quarto, o que sempre fez de tempos a tempos, essencialmente no final dos anos lectivos punha tudo no lixo, desenhos, textos, era tudo papelada.
    Os que tenho foi uns que consegui ir salvando dessas arrumações.
    Se entrares na sede do CNE (escuteiros) em Algés vês os desenhos do Pedro pelas paredes fora e em cada parede, sentes a sua presença, a sua alegria, a sua vida.

    ResponderEliminar
  7. Olá Xinha,

    Sempre que venho espreitar o "principes e princesas" sinto a presença do Pedro e constato, cada vez mais, como ele deveria ser especial.Tão especial que deixou marcas profundas em todos os que com ele conviveram...

    Acredito que o facto de publicares aqui, neste teu espaço, estas recordações e reflexões, pode ajudar-te a minorar um pouquinho a dor da perda, na medida em que recebes sempre feed-backs de conforto e amizade, que são muito importantes para te ajudar a seguir em frente.
    Estamos cá para isso, força!

    Beijinhos, Juca

    ResponderEliminar
  8. Juca
    Pensei, há um tempo atrás, abrir um blog sobre o Pedro, talvez fechado ao grande público, mas nunca seria capaz de fazer uma coisa ao nível dele, por mais que me esforçasse e quem o conheceu sabe precisamente de que é que eu estou a falar...entretanto foram surgindo alguns posts sobre ele e sobre o Frederico, como não podia deixar de ser, na altura de datas mais marcantes como os aniversários e agora, desde que acabou o ano lectivo, sobre algumas das suas caracteristicas.
    Foram vocês que me incentivaram a abrir este blog...tu, a Luz, a Paula Cerveira e, como já tive oportunidade de vos dizer, ele tem sido muito importante para mim. É um projecto que me agarrou e que me tem segurado estes meses todos.
    Não estava nos meus planos abrir tanto a minha vida aqui no blog mas também não pretendia ser exclusivamente um blog da escola e as coisas foram acontecendo.

    Tens razão quando dizes que me ajuda a partilha que faço convosco de tão importantes recordações e aqui deixo um xi-coração especial para ti, para a Luz, para a Paula Cerveira, para a Isabel Preto, para a Sara Cid e para a Cuca.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Xinha por partilhares aqui um pouco de ti!
    Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  10. Graça,
    Obrigada por partilhar pedacinhos da vida do Pedro.
    A cada desenho e a cada texto, sinto que o fico a conhecer melhor e com a certeza ainda maior de que o meu padrinho era muito, muito especial.
    Agradeço a Deus por ele ter cruzado o meu caminho e me ajudar a crescer.
    Um grande beijinho,
    Catarina

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina
    Escolheste o Pedro para teu padrinho aqui neste mundo.
    Estava a lembrar-me do teu Baptismo e da maneira como ele te guiou por cima das pedras até ao rio.
    Tu ias de olhos vendados dependente da sua orientação.
    Esta cerimónia acabou por ser uma imagem do resto das vossas vidas.
    Ele ajudou-te, apoiou-te e tu confiaste plenamente nele.
    Agora ele continua a olhar sempre por ti e por todos acreditando que nunca o vais desiludir.
    Beijinhossssss
    Graça

    ResponderEliminar
  12. Olá Graça
    Obrigada pelo seu comentário. O meu baptismo vai ficar sempre gravado na minha memória e no meu coração. A orientação que o Pedro me deu, foi como que o início da nossa amizade, baseada na confiança e na partilha. Foi sem dúvida uma cerimónia que nos marcou a ambos.
    Muitos beijinhos,
    Ana Catarina

    ResponderEliminar