quinta-feira, 3 de setembro de 2009

OS PRÍNCIPES E AS PRINCESAS CRESCEM

É sempre com uma mistura de orgulho e tristeza que deixo partir os meus príncipes e princesas para o outro lado da escola.
Orgulho porque estão mais crescidos e preparados para novos voos e desafios, tristeza porque vão deixar o meu palácio e vamos deixar de partilhar todos os momentos que eram só nossos. Este ano muitos dos meus príncipes e princesas mudaram não para o outro lado da escola, mas para outra escola que, embora faça parte do nosso agrupamento, é noutro local o que quer dizer que as visitas que costumamos trocar, os encontros diários nos corredores e no recreio, os sorrisos e abraços apertados vão deixar de existir. Mas sabem que a porta da nossa sala está sempre aberta e, por mais cheia que esteja, há sempre um espacinho para vocês. Não se esqueçam de nos vir visitar!
Felizmente há uns príncipes e umas princesas que eram mais novinhos e continuam comigo este ano...a Solange, a Leonor, a Beatriz e o Pedro e que me vão ajudar a receber e a integrar todos os novos príncipes e princesas no nosso palácio...
.
.
Um dia destes recebi um recado de uma princesa que foi minha em Cheleiros e que, quando eu mudei para a Igreja Nova, foi comigo pelo que estivemos juntas três anos...três anos nestas idades é quase uma vida! Esta princesa, que eu não vejo desde que saiu da minha sala, passou agora para o sexto ano, teve excelente a todas as disciplinas e pediu para a Xana (minha auxiliar na Igreja Nova e minha amiga) me dizer...
"Diz à Xinha..."
Fiquei muito contente com os resultados dela, embora não me tenham surpreendido, mas muito mais contente pela maneira amorosa como ela pediu para a Xana me dizer. Arranjei o mail dela, através de outra princesa linda de quem é amiga (e que me manda de vez em quando uns msns e uns mails a dar notícias ou a perguntar por mim e acrescenta sempre "adoro-te Xinha") e mandei-lhe um mail a dar os parabéns e a dizer que estava orgulhosa e ela respondeu-me:
.
"Olá Xinha! Fiquei muito contente por ter recebido o seu e-mail. Tive boas notas, sim! Sou boa aluna desde o jardim de infancia graças à educadora que me acompanhou durante 3 anos...Cresci, já tenho 11 anos, vou para o 6º ano, esforço-me bastante para alcançar bons resultados e tenho conseguido atingi-los. No 3º periodo tive 5 (nota máxima) a todas as disciplinas!"
.
Mandou-me duas fotografias dela e está linda, igualzinha ao que era...só me apeteceu pegar-lhe ao colo como se ainda tivesse 3, 4 ou 5 anos! Beijinho Princesa Cláudia e outro para a Princesa Mariana que também nunca se esquece de mim!

8 comentários:

  1. Querida Xinha:
    é por isso que vale a pena lutarmos. Tu marcaste e marcarás muitas vidas, não só desses pequenos príncipes e princesas, como de gente crescida, pois a mim já me marcaste e muito.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Os verdadeiros principes e princesas nunca se esquecem de quem lhes marca a infância, principalmente se tiverem pessoas tão boas a acompanhá-los.
    Beijos Xinha

    Também já inaugurei o meu blog, agora com a creche estou deliciada com tantos beijos e abraços.
    Sara

    ResponderEliminar
  3. É sempre muito gratificante encontrarmos os nossos Príncipes e Princesas de outros tempos...
    Alguns já tão crescidos, já com cursos, casados, com filhos... E quando, por acaso, os encontro, recordam com carinho pequenas situações, atitudes, que eu muitas vezes já nem me lembro!
    É mesmo muito bom!
    Beijinhos.
    Ana

    ResponderEliminar
  4. xinha
    Este é o verdadeiro sabor da vida!!! Vivemos por eles e para eles. Empenhamo-nos para que cresçam saudáveis no corpo e no espírito. Quando, uns anos mais tarde, vemos os frutos do nosso trabalho, a alegria é imensa. Esse é o nosso prémio, o verdadeiro sabor da vida!!!
    Bjs
    Luz
    (Olha lá pela minha amiga e dá-lhe um beijinho meu... Tenho muitas saudades dela!!!)
    Bjs Luz

    ResponderEliminar
  5. Tenho tido muitas manifestações de carinho de muitos príncipes e princesas que foram meus em pequenos, ao longo da vida, mas também semeei muito...principalmente com o último grupo de crianças que tive no particular, onde estive 15 anos, eu não era "apenas" educadora deles. Além de os ter tido desde pequeninos, desde os 2 anos até aos 6 anos (esperei que eles fossem para o 1º ciclo para eu vir para a rede pública), eles vinham cá dormir a casa aos quatro e aos cinco de cada vez, frequentemente e, no último ano em que estivemos juntos, eles já se organizavam sózinhos combinando quem é que vinha em cada semana e os meus filhos eram uns "primos" muito próximos que eles admiravam e adoravam, uns "primos" cheios de paciência e de generosidade que partilhavam com eles a atenção, o carinho e os cuidados da mãe. No caso de alguns, da Maria, do Filipe, da Joana, da Carolina, do João, do Pedro, do Diogo, do Vasco, esses laços alargaram-se às famílias e ficámos muito amigos pelo que continuámos sempre a dar-nos e são quase meus sobrinhos.
    Tenho aqui no blogue comentários de alguns deles.

    Esta princesa que me mandou este mail derreteu-me o coração porque, após 5 anos sem nos vermos nem contactarmos, diz esta frase:

    "Sou boa aluna desde o jardim de infancia graças à educadora que me acompanhou durante 3 anos..."

    O mais importante para mim não é ela ser tão boa aluna, o que é realmente importante é ela ter uma sensibilidade que lhe permite sentir o que diz.

    ResponderEliminar
  6. Luz
    Fica descansada que eu tomo conta da Estela :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Xinha
    Sou a prima da Xana, mãe do Rodrigo e da Beatriz.
    Não me espanta nada que os principes e princesas cresçam e não a esqueçam. O meu filho que nunca foi seu aluno, mas que chegou a ir com a Xana até à Igreja Nova, ainda não a esqueceu. E guarda com carinho a t-shirt que lhe fez. Bjs. Vera

    ResponderEliminar
  8. Olá Vera
    Lembro-me bem do Rodrigo e da Beatriz que ainda era muito pequenina.
    Beijinho para eles e outro para si.
    Xinha

    ResponderEliminar