.Novo ano com novos projectos e novos desafios...
....no final do ano lectivo passado, em Julho, fui convidada/nomeada, pela Directora do Agrupamento de Escolas onde trabalho, para o cargo de Coordenadora do Departamento do Pré-Escolar. Fui apanhada um bocadinho de surpresa e tentei equacionar, em poucos segundos, tudo o que isso envolvia. Sei que tenho capacidade e perfil adequado para desempenhar as funções que me são confiadas, mas nunca foi uma ambição minha, um objectivo, uma meta a atingir. Achei piáda à minha Directora que comentou:
"Já passaram dez segundos...ainda não respondeu...é bom sinal!"
Entrei ontem ao serviço e tomei posse do meu novo cargo...não sabia se iria manter grupo de crianças ou não. Tinha quase a certeza que não pelo que diz a legislação mas a vontade tem muita força e sinceramente não me via sem príncipes e princesas todos os dias à minha volta por isso preferi pensar que talvez a Directora tivesse espaço de manobra, dentro da lei, para decidir dado que, como disse a minha mãe quando soube, eu ficar sem sala, sem crianças, é um autêntico desperdício. As mães são assim mas eu diria que também têm quase sempre razão, pelo menos a minha.
A verdade é que não é compativel pelo que, este ano, pela primeira vez em vinte e cinco anos, vou ficar sem grupo o que também aceitei bem porque estava preparada para isso poder acontecer ou por não ter percebido ainda muito bem o que isso significa...
É estranho não ter uma sala, não ter crianças a correrem para mim de braços abertos todas as manhãs à minha chegada, sem esperarem sequer que eu largue o que levo nas mãos...computador, máquina fotográfica, livros, etc... e quase atirarem-me ao chão. É estranho não ouvir gargalhadas constantes, histórias engraçadas, beijos a toda a hora e gestos que se dão com pureza, conversas cheias de luz, de brilho e de cor. As crianças são únicas, são seres raros e só entende isto quem tem o privilégio de as ter, de as entender e de criar com elas uma cumplicidade que a maior parte das pessoas não conhece e que nos faz apaixonar para sempre por elas e elas por nós. Talvez seja por eu ser especial e muito abençoada que tenho a felicidade de pertencer a este grupo restrito de pessoas que as crianças fazem sorrir, sonhar e voar.
A minha Directora lançou-me um desafio e, como as crianças, fiquei curiosa para experimentar, para tentar conseguir passar este meu olhar, este meu sentir, este meu imenso amor e cumplicidade pela infância a jovens que poderão amanhã pertencer ao grupo de adultos que têm a sabedoria de poder perceber, sentir, saber que as crianças são "apenas" aquilo que há de melhor no mundo.
É assim que, para além de Coordenadora do Pré-Escolar, vou ter uma turma de CEF e, pela primeira vez vou trabalhar com adolescentes, com todas as suas caracteristicas...com toda a sua rebeldia, com toda a sua adrenalina, com todos os seus sonhos, com todas as suas contestações...mas, se precisar de ajuda, sei que tenho príncipes e princesas meus na escola de cima em todos os anos...no 4º, no 3º, no 2º e no 1º, prontos para me ajudar sempre que eu precise!
Sabem o que é um CEF? Curso de Educação e Formação. São alunos que seguem uma via profissional.
Sabem o que é um CEF? Eu também não sei muito bem mas sei que vou saber dentro de muito pouco tempo!
.