quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UMA EDUCAÇÃO AFECTIVA...

.
Uma Educação Afectiva para uma Cidadania Efectiva

.

O meu irmão vai ser operado amanhã de manhã. Estou super nervosa...não costumo estar assim, costumo ser muito mais confiante...

Acho que é tudo junto...esperava ir lá hoje dar-lhe um beijinho mas não deu...é claro que não alterava nada...

No ano passado enchi duas luvas como se fossem balões com o dedo polegar a servir de nariz e os outros quatro a servir de cabelos e desenhei, com um marcador grosso de acetato, uns olhos e uma boca muito alegres e expressivos e colei com adesivo no varão da cama dele para não se sentir sozinho. Ficaram muito divertidos e o Zé gostou muito...

Uns dias depois "murchavam" e lá tinha de fazer outros. O Zé já não passava sem eles! Foram meses no hospital...meses em que todas as tardes nos encontravamos todos (somos 8 irmãos, mais as cunhadas e cunhados e filhos e sobrinhos...), ao fim da tarde no hospital. Enchiamos a sala e a varanda junto ao quarto dele.Durante as operações também estivemos sempre lá todos...somos tipo ciganos, mas limpinhos e civilizados! Liguei à minha mammy...tenho mesmo muita pena que ela tenha de passar por mais isto...ter uma família grande e muito unida multiplica as alegrias e os momentos muito bons mas também multiplica tudo o que é mau... Amanhã, durante a operação, estarei a dar aulas, como se nada fosse... talvez seja isso que me aperta o coração...a identificação com o que aconteceu com o meu filho Pedro que morreu sozinho, no silêncio do seu quarto, enquanto eu dormia tranquila no meu como se nada de importante se passasse...como se a minha vida não fosse ficar voltada do avesso, como se eu não fosse ficar reduzida a pó, cinza e nada... Respiro fundo e penso...amanhã estarei a dar aulas...muito mais do que passar ensinamentos estarei a formar jovens e a tentar dar aos meus alunos algo de mim mesma...muito mais do que ensinar estarei a tentar orientar, estruturar e formar pessoas com valores integrados, como fizeram comigo os meus pais, os meus irmãos e alguns professores e se isso acontecer com alguns deles já me poderei sentir vencedora e feliz.

3 comentários:

  1. Xinha:
    minha doce e querida amiga...sei que nunca poderás vencer essa dor, embora o Pedro viva sempre contigo, no coração, mas acredita que aos teus alunos passarás esse testemunho de bons cidadãos, porque só por terem a sorte de te ter como professora, já faz deles pessoas melhores.
    Tu ilumninas as vidas das pessoas...Sinto a tua falta, minha querida amiga.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Do fundo do coração, espero que tudo corra bem.
    Beijo

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  3. Querida colega, existem momentos que não se esquecem, fica a lembrança de horas felizes, de palavras que continuam a entoar nos nossos ouvidos,de muitas partilhas de sonhos. Mas a sua força de mãe com um grande coração guarda todos os dias os momentos que poderam partilhar.
    Muita força...e tudo de bom

    ResponderEliminar