sábado, 5 de novembro de 2011

MAIS, MENOS E O MESMO


Este projecto começou a ser trabalhado em grande grupo e foi desenvolvido por oito crianças da sala.
Para o poder realizar era necessário saber contar até 20 e conseguir associar o número à quantidade.



Tudo começou com a observação do Mapa de Presenças e uma conversa sobre as presenças e as faltas.
As crianças foram contar as presenças que tinham e fizeram o registo no quadro.



Já na mesa, em trabalho de pequeno grupo, recortaram os quadrados correspondentes aos dias em que estiveram na escola.






"Eu vim 14 vezes à escola." (Mariana)
"Eu vim 19!" (Simão)



"A minha torre vai ser mais alta do que a tua." (Simão)
"Eu tenho mais...quantos quadrados, Xinha?" (Simão)


"Faça lá a sua torre para descobrir."





"Eu vim os mesmos dias do que o Simão e mais um!" (Madalena)
"E eu menos um do que a Madalena." (Maria Clara)



"Eu vim todos os dias à escola!" (Inês)
"Quantos dias foram?"
"Então...foram 20 dias!" (Inês)
"Eu só faltei 1!" (Vitória)




"Eu vim 20!" (Guilherme)
"Eu também!" (Rafael C.)


Construiram o gráfico onde se pode observar quem foi mais vezes, menos vezes e as mesmas vezes à escola e quantas vezes faltaram. No próximo dia, novamente em grande grupo, vão apresentar este trabalho aos restantes colegas e explicar tudo o que descobriram. As crianças que ainda não sabem contar até 20 vão poder observar e perceber através do gráfico e fazer a contagem dos quadrados que faltam em algumas torres descobrindo  quem faltou mais vezes.

2 comentários:

  1. Gostei muito da tecnica muito interessante.
    O rodrigo ja se mostra um pouco mais interessado pelos numeros.
    Mas fala principalmente dos bonecos da playmobil que a Xinha comprou com o dinheiro dos pais ehhhe
    beijinhos
    madalena

    ResponderEliminar
  2. Lolol! Mesmo engraçado este meu príncipe Rodrigo! Eles adoraram o playmobil dos animais selvagens. Já ponho as fotografias para verem como ficaram contentes.
    Beijinhos da Xinha.

    ResponderEliminar