quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PROJECTO DE LEITURA "VAI E VEM"




Queridos Pais!

A Biblioteca da nossa sala vai começar a funcionar esta semana em "Leitura Vai e Vem". Assim, todas as SEXTAS-FEIRAS, cinco crianças levarão para casa um livro, dentro de um saco, que ficará em suas casas durante o fim-de-semana e deverá voltar na SEGUNDA-FEIRA seguinte, dentro do mesmo saco. Junto ao livro irá uma ficha de opinião, que deverá ser preenchida cada vez que o livro vai a casa. Peço a vossa colaboração para que contem a história aos vossos filhos, tendo em conta o seguinte:
1. Deve procurar um sítio cómodo para todos; uma hora em que não estejam a ver televisão; um momento disponível e tranquilo.
2. Sentem-se juntos para ler, para que a criança observe as imagens e veja onde o adulto lê, apontado o que se está a ler.
3. Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e usando pausas.
4. No final da leitura converse sobre a história, perguntando quais os personagens que mais gostou, o que achou mais interessante na história, etc. Dê-lhe também a sua opinião sobre o que leram. 

Pais e filhos deverão fazer, em conjunto, um trabalho sobre a história numa folha de cartolina de tamanho A3, da cor que quiserem. Neste trabalho, que deve ser essencialmente de ilustração, poderão utilizar todos os materiais e técnicas que quiserem, tais como desenho, pintura, recorte e colagem. Deverá ter o título da história que representa e poderá ter um resumo da mesma ou um reconto feito pelas crianças. No final os trabalhos serão compilados por mim e transformados num livro.

Boas leituras! Bons trabalhos em família! Divirtam-se! Xinha. 


6 comentários:

  1. Já estamos a contar as horas para lermos o livro quando chegar.
    E o desenho... vai ser fantástico.

    Tem de ser na cozinha senão as ideias ficam muito pequeninas assim podemos sujar à vontade com os materiais que a mãe depois limpa....

    Beijinhos, Simão,Carolina e Célia

    ResponderEliminar
  2. ADORAMOS A IDEIA....o rodrigo ja disse que o trabalho era do que nos quissesemos...e disse q tinha perguntado a Xinha se ela se mascarou de fada ehhhh...
    beijinhos e bom fim de semana para todos
    madalena

    ResponderEliminar
  3. Olá Xinha,
    Já estamos todos preparados para a leitura e de seguida para o trabalho. Vai ser empolgante!
    Pensamos que vai ser uma óptima experiência em equipa.
    Bjs. para a Xinha e obrigado mais uma vez pela partilha destas experiências que vão enriquecendo as crianças.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, gosto dessa animação e o livro já seguiu viagem.Divirtam-se e fico à espera dos resultados!
    Beijinhos para todos! Xinha.

    ResponderEliminar
  5. Mãe do Rodrigo!
    Este fim-de-semana já têm muito que fazer! : >
    Sim, o Kiko (esta semana estivemos a perceber o que são nomes próprios, nomes de família-apelidos e diminutivos e o Rodrigo disse que a mãe, às vezes, lhe chama Kiko), disse-me que sabia que eu me tinha mascarado de fada. Não foi bem isso...eu sou realmente uma fada, mas vamos deixar as coisas assim. : >
    Beijinhos especialmente para o Kiko e a sua gatinha.

    ResponderEliminar
  6. Olá Pais da Madalena!
    Podem ir preparando os materiais que a Madalena foi seleccionada para levar o livro no próximo fim-de-semana!Não sei que livro é que ela vai escolher.
    Este fim-de-semana podem aproveitar para apanhar sol.
    Beijinhos para todos, da Xinha.

    ResponderEliminar