domingo, 7 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS PARA AS CRIANÇAS



Ilustração de Eric Carle


Os animais de estimação são muitíssimo importantes no desenvolvimento global das crianças.

Estava a pensar o que escrever neste post. Pensei em começar por "Não abandone os seus animais" mas recusei-me a tal porque acho patético ter de estar a dizer, a "pedir" uma coisa dessas seja a quem for. Não é nenhum favor que fazem em não abandonar os vossos animais, não é nenhum favor que fazem em não maltratar os vossos animais. Ninguém é obrigado a ter animais e quem os quer ter tem o dever de os alimentar convenientemente, de os passear, de os levar ao veterinário, de os mimar e de os aceitar como parte da família.
.
Antes de decidirmos ter um animal de estimação temos de pensar muito bem se temos condições para isso, se existe um espaço adequado para que se sinta bem e feliz, se temos quem trate dele quando estamos fora (de férias ou em trabalho), se temos possibilidade de pagar as consultas no veterinário, se temos disponibilidade para lhe dar atenção e brincar com ele, se temos tolerância para as suas traquinices e se temos capacidade para lhe dar amor.
.
A maior parte das crianças gosta de ter animais de estimação e não há dúvida que eles têm um papel importante desenvolvendo o sentido de responsabilidade das crianças, favorecendo a interacção com o meio envolvente e a extroversão, incutindo o respeito e a ligação à natureza e aumentando a confiança e a auto-estima. São companheiros incondicionais, estimulam os sentimentos de afectividade, afeição e lealdade, diminuem a agressividade e o mau comportamento das crianças, reduzem a ansiedade e o stress e ensinam as crianças a estarem atentas às necessidades dos outros.
.
Quando as crianças pedem um animal de estimação tem de haver uma escolha em família atendendo à realidade de vida dessa família. Às vezes só pode ser um peixinho, ou um passarinho, uma tartaruga, ou um hamster, mas o importante é cuidarmos muito bem dele transmitindo, com o nosso exemplo, valores muito importantes às nossas crianças.
.
Os meus filhos tiveram diversos animais de estimação ao longo da infância, peixinhos quando eram mais pequeninos, hamsters por diversas vezes, porquinhos da índia e um coelhinho. Muitas vezes me pediram um cão e eu, que sempre lhes dei tudo, apesar de me custar não lhes realizar esse grande desejo, expliquei-lhes sempre que não tínhamos casa adequada para ter um cão. Os cães não são felizes fechados todo o dia sozinhos num apartamento. O Pedro sempre adorou animais e ter um cão era muito, muito importante para ele mas, inteligente e generoso como sempre foi, percebia que eu tinha razão.
.
Se não temos condições para ter animais ou não os queremos ter é melhor não os termos. Não pode ser apenas porque as crianças nos pedem porque se elas pedirem um tigre ou uma pantera não lhes vamos dar, ou porque são tão queridos e amorosos em pequeninos porque eles crescem.
.
Os animais não são brinquedos que abandonamos quando estão velhos e já não queremos brincar com eles.
.
Não maltrate nem abandone os seus animais de estimação se não quer ser maltratado e abandonado pelos seus filhos um dia mais tarde. 

3 comentários:

  1. A Leonor tinha por volta de 2 anos quando o Pluto nasceu e pergunta onde está o Pai do Pluto e os manos!!! A nossa Panda ficou cega pouco depois (a esterilização "correu mal"... e depois esteve internada 1 mês no Hospital Veterinário da Várzea... Como não aceitava alimentos não podia voltar para casa! Nós não queríamos que a Leonor visse a Panda naquele estado e numa "Box" mas numa das tardes o Veterinário de serviço disse que levava a Panda para uma sala para a Leonor estar com ela... Mal a Panda sentiu a Leonor começou a reagir e o Veterinário perguntou se podíamos tentar que a Leonor lhe desse comida ( até aí a Panda não tinha aceite nenhum tipo de comida de ninguém ) a Panda comeu tudo o que a Leonor lhe deu e no dia seguinte pôde finalmente voltar para Casa... Nunca nos esqueceremos!
    Acho que é um episódio importante de partilhar :0)


    Mamã da Leonor

    ResponderEliminar
  2. Lindo!!! <3 <3 <3 <3 <3
    As crianças e os animais têm uma empatia única... :>
    O problema, nesta relação, é que as crianças crescem, deixam de ser crianças e tornam-se muitas vezes em adultos vazios...
    Os animais continuam sempre os mesmos.
    Obrigada pela partilha...é sempre bom conhecer melhor as minhas princesas e os meus príncipes.

    ResponderEliminar
  3. Olá Xinha,

    Finalmente consegui uns instantes para vir ao blog. Este ano tem sido uma correria, ás vezes penso que o meu dia devia ter mais que 24 horas! Adorei o post acerca dos animais e concordo plenamente. Pena que ainda existem pessoas que "descarregam" as suas frustações nos animais, ou porque chegam tarde a casa ou porque o bichinho fez xixi (porque o não levaram á rua)onde não devia, enfim...

    Nós temos uma yorkshire anã, é mesmo muito pequenina, super meiga.Á hora de ir ir buscar a Mariana à escola, coloca-se sentada à porta de casa, como se me estivesse a dizer: "anda lá, que está na hora dela vir almoçar"! Todos os dias...não se cansa. É maravilhoso o amor que os animais têm por nós...
    Um beijinho muito grande
    Maria João

    ResponderEliminar