segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O PAI NATAL EXISTE?






O PAI NATAL EXISTE?


Infelizmente cada vez são mais as crianças que deixaram de acreditar na magia do natal...O materialismo superou a magia e a carta ao pai natal é feita sabendo que são os pais ou os familiares que a vão ler e dar a tão desejada prenda.

É triste, é muito triste porque ser criança é precisamente ter magia, sonhar, acreditar, ter fé... Quando a criança perde esta capacidade, perde muito mais coisas também pois criança que não acredita em magia é um mini adulto...Um mini adulto mas sem as competências e sem os recursos que os adultos têm para lidar com o meio envolvente e com as emoções daí derivantes.

A nós, pais, cabe também uma cota parte de culpa...Nós próprios vamos perdendo a paciência para manter a magia viva na criança...Às vezes deparo-me com pais às compras para o Natal, com os filhos! Como é possível uma criança acreditar no pai natal quando vê os pais a comprar as prendas?

Ou então, como é possível a criança acreditar no Pai Natal se não deixamos nenhum “vestígio” da sua presença lá em casa mas depois aparecem as prendas supostamente trazidas por ele?

Para este Natal proponho-vos um desafio: Ajudarem os vossos filhos a acreditar na magia, a acreditar que coisas boas podem acontecer se pedirmos muito e se nos esforçamos, através de boas ações, para as ter!

As crianças até acreditam no Pai Natal mas, quando começam a ver as prendas a  acumularem-se na árvore de natal; começam a estranhar; ou quando vão a várias festas de natal e em todas elas há um pai natal que dá prendas, quando nós lhes dizemos que o Pai Natal só chega na noite de Natal.

Vamos lá...Temos de dar uma ajudinha para que a criança acredite...As crianças, mesmo pequeninas, são extremamente inteligentes...Temos também nós adultos que fazer um esforço!


Podemos começar por dizer-lhes, quando se deparam com essa série de pais natais nas varias festas a que vão, que são pessoas mascaradas...O Pai Natal de verdade só existe nos sítios mágicos e só chega na noite de Natal deixando a prenda (o pai natal só dá uma prenda porque existem muitos meninos no mundo e ele não tem tempo para fazer mais do que uma prenda para todos) debaixo da árvore de natal, para que a possam abrir no dia seguinte (dia 25).

Podemos ainda dizer-lhes que no dia 24 podem abrir as prendas da família e amigos mas, depois têm de se deitar cedo porque o Pai Natal só aparece depois de estarem a dormir profundamente. Crianças acordadas não recebem visita do Pai Natal .

Para aumentar a veracidade “da coisa” façam, junto com a criança, a ceia para o Pai Natal...Ele chega muito cansado e cheio de fome! Preparem um copinho de leite com chocolate quentinho e um pratinho cheio de bolachinhas. Deixem este “manjar” ao pé da árvore de Natal e...Crianças para a cama!

Quando a criança estiver a dormir, dê uma trinca nas bolachinhas e beba o leite quentinho para fazer de conta que o Pai Natal passou mesmo pela vossa casa.

Não se esqueçam de fazer um embrulho com um papel diferente dos que a criança já viu!
Podem ainda deixar uma carta supostamente escrita pelo Pai Natal com alguns dizeres para a criança.

Contribuirmos para que os nossos filhos acreditem no Pai Natal não é dizer-lhes mentiras, pelo contrário; é uma história maravilhosa, que torna o Natal ainda mais mágico para as crianças e para os adultos que as rodeiam, ao vivenciarem aquela alegria. Triste é o fato da capacidade de fantasia das crianças, atualmente, acabar cada vez mais cedo!

Na minha opinião, não existe idade para deixar de acreditar no Pai Natal; A maturidade de cada criança é o indicador que regula esse momento da revelação. 




Para todos, desejo um natal cheio de magia!

(Psicóloga Infanto Juvenil

3 comentários:

  1. O natal é uma época de muita magia e o Pai Natal nao é so o velhinho k tras as prendas com a ajuda das suas renas... ele é alguem tao importante como a fada dos dentes que nos deixa prendas em troca dos nossos dentinhos de leite como o coelho da páscoa k nos deixa ovos coloridos espalhos por casa e nós temos de os encontra ....É tão bom crescer no meio de magia eu propria vivo tanto esta magia do natal que ainda hoje acredito e faço acreditar a rafaela k o pai natal existe e de verdade ele aparece e deixa a cada menino no meio das prendas dos pais a prenda que eles mais desejam esta trás magia e so aparece árvore no dia 25 .. .

    ResponderEliminar
  2. Xinha Adorei o post...até me emocionei e agradeço a ideia ;-) Eu acredito na Magia do Natal...da vida...do Amor...da Partilha...eu ainda acredito no Pai Natal ;-) Beijinhos natalicios

    ResponderEliminar
  3. Bastante interessante, mas a magia do Natal perde-se um bocadinho também com as "novas" tecnologias.No Natal passado o meu filho de nove anos decidiu "descobrir" como "nasceu" o Pai Natal, ao que ficou muito triste por saber que o Pai Natal era uma invenção comercial da Coca-Cola.
    É realmente muito triste quando vemos as nossas crianças tão pequenas a perder a magia do Pai Natal....temos por hábito também dizer que o Pai Natal só pode trazer uma prenda, e que o espírito de Natal é muito mais que receber presentes. É a partilha, a ajuda ao próximo, o amor, a amizade, a paz e a união. Embora seja muçulmana(ismaili), digo-lhes sempre que na noite de Natal podemos pedir tudo falando apenas com o coração, pois todas as nossas orações são ouvidas.... como li uma vez num livro, e me emociono sempre que leio: " Então lembrou-se da grande noite azul de Jerusalém toda bordada de constelações. E lembrou-se de Baltasar, Gaspar e Melchior, que tinham lido no céu o seu caminho. O céu aqui era escuro, velado, pesado de silêncio. Nele não se ouvia nenhuma voz nem se via nenhum sinal. Mas foi em frente desse céu fechado e mudo que o Cavaleiro rezou.
    Rezou a oração dos Anjos, o grande grito de alegria, de confiança e de aliança que numa noite antiquíssima tinha atravessado o céu transparente da Judeia. As palavras ergueram-se uma por uma no puro silêncio da neve:
    - Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade." - O Cavaleiro da Dinamarca - Sophia de Mello Breyner. Após o meu filho se questionar muitas vezes sobre a existência do Pai Natal, li-lhe esta história a tenciono fazê-lo novamente na véspera deste Natal e de muitos outros que virão. Poderemos infelizmente até vir a perder a magia do Pai Natal, mas não podemos nunca perder a magia do espírito Natalício. Bem Hajam todos aqueles que nesta Santa noite abdicam do conforto e bem estar dos seus lares para levar um pouco desse espírito a quem tanto precisa...;)) bjk e obg

    ResponderEliminar