segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A PROFESSORA DAS EXPERIÊNCIAS RESPONDEU...



"Olá sou eu! a professora das experiências! Adorei ter os príncipes e as princesas da sala da Xinha nos meus domínios! Tão bem comportados, interessados e atentos! Deu para ver como são bem ensinados e estimulados pela Educadora que tem por eles um carinho que se vê a léguas!
A primeira experiência é a reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre em que um dos produtos que se forma é o dióxido de carbono que é gasoso. Como foi colocado um balão de borracha no balão de vidro, o gás vai enchendo o balão! Como este gás é incombustível, ao se aproximar uma chama quando se retira o balão de borracha, esta apaga-se!
A 2ª reação foi entre o iodeto de potássio que misturado com água dá uma solução incolor, e entre o nitrato de chumbo que, misturado com a água, também é incolor. Quando se juntam as duas soluções, forma-se o iodeto de chumbo, que é amarelo. Não há magia! É Química, foi o que tentei explicar...

Os vapores roxos resultaram da sublimação do iodo, que é a passagem direta do iodo do estado sólido ao estado gasoso. Estes vapores aderem bem à gordura dos dedos impressa num papel, revelando as impressões digitais!

Um tubo de ensaio virado ao contrário dentro de uma garrafa simulou o funcionamento de um submarino: quando se aperta a garrafa, entra mais água no tubo, este fica mais pesado e desce; quando se pára a água sai, fica mais ar do que água dentro do tubo de ensaio, este fica mais leve e sobe!

E, antes que "morram de tédio", paro com as explicações!
Beijos e até à próxima!" Sylvie


Obrigada Professora Sylvie...

...adorámos as experiências e temos continuado

a experimentar e descobrir na nossa sala

mas queremos voltar em breve

ao laboratório! 

Sem comentários:

Enviar um comentário