sábado, 31 de janeiro de 2015

DIA MÁGICO CHEIO DE SONHOS COM RITA CORREIA






A apresentação do livro às crianças, 

feita pela autora/ilustradora,

foi absolutamente mágica!!!






Que melhor maneira de conhecer um livro 

que ir descobrindo,

passo a passo, imagem a imagem,

palavra a palavra,

sentimento a sentimento...








Que melhor maneira de conhecer um livro

que mergulhar numa viagem de emoções...




...sentir o vento, a chuva molhada e o brilho do sol

e ver aparecer a magia do arco-íris...




Juntar pistas e descobrir aquilo que todos 

guardamos no coração.






Todos ficámos com a ............

de ter aquele livro que nos fez viajar e sonhar.




Levámos para casa, embrulhado de amor,

para viajarmos com a nossa família

que terá também de descobrir

a palavra mágica...




"O meu nome é..."





Adorámos Rita!!!




Beijos e abraços dos Príncipes e das Princesas e da Xinha!



17 comentários:

  1. Adorámos o livro que a nossa Leonor adquiriu... eu sou sincera, inicialmente achei que o livro tinha um conteúdo agradável, mas não achei nada de "fabulástico".
    Mas quando a Leonor nos alertou para as pistas, para certos pormenores como as iniciais do nome e uma abelhinha em cada página, eu fiquei rendida.
    Por fim quando a Leonor nos pede para descobrirmos o nome na capa do livro e nós procurámos, procurámos e só o encontrámos com a ajuda dela, então reconsiderei, e a minha opinião mudou... um mero e simples livro agora se tinha transformado num "GRANDE" livro. Fantástico, tudo está pensado ao pormenor desde o texto às imagens. E mais, depois de ver as fotos ainda fiquei mais impressionada como as ilustrações de cada página aparentemente isoladas, afinal encaixam umas nas outras e fazem uma ilustração gigante.
    Se a Xinha conhecer o nome dos outros livros da Rita Correia, a família Soares agradece que nos transmita. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é lindo, mas tudo menos linear. Já tinha pensado que muita gente não perceberá o livro porque não é apenas uma história para ler. Há toda uma descoberta por trás e a magia só surge quando se faz o percurso, o caminho, a viagem. A Leonor tem a sorte de ter uns pais que se interessam, que têm tempo para ela, que a ouvem, que se envolvem, que a ajudam a crescer em toda plenitude da palavra. Fico feliz por ela e por vós que já estão a receber os resultados disso e irão continuar a receber.
      A Rita Correia tem muitos livros de outros autores que ela ilustrou maravilhosamente. Da sua plena autoria, em que é a escritora e a ilustradora, este é o segundo. O primeiro chama-se " Um Livro para Ti" e é igualmente mágico. Já esgotou a segunda edição mas vai partir para uma terceira, depois de muitos pedidos. Está também já a pensar no terceiro livro, segundo me foi dito "em segredo"!
      Se a terceira edição de "Um Livro para Ti", que nos foi dado a conhecer nos dois anos anteriores, ainda acontecer este ano letivo, vou desafiá-la para uma sessão ao ar livre, num jardim em Sintra, com os Príncipes e as Princesas atuais.

      Eliminar
  2. Leonor: "O nome é... ESPERANÇA. Esperança quer dizer que temos que esperar pelas coisa boas. Quando uma criança nasce antes de ter um nome, tem o nome de esperança."
    "A música estava muito linda:
    Eu venho contar uma história
    de um nome especial
    desta palavra mágica
    que tem sabor a sal.
    Um nome diferente
    vais ter que descobrir,
    esta palavra mágica
    que faz os meninos sorrir."

    ResponderEliminar
  3. Adoramos o livro!!! A Mariana fez o caminho de regresso a casa sempre a falar da maravilhosa experiência, de tudo o que vivenciou e daquilo que mais a marcou, a palavra "Esperança". já em casa envolveu o pai e a mãe e lá fomos nós à descoberta do livro, das letras, das imagens, da mensagem e também da música, o entusiasmo foi tão grande que passou o fim de semana a falar do livro. "Esperança para mim é uma coisa boa, por exemplo esperar um bebé, ter uma boa família, estar sempre junto da família, é amor, é amizade entre os amigos, os animais... Obrigada Rita e Xinha". (Mariana)

    ResponderEliminar
  4. Que grande livro e que grande historia. A Maria veio muito entusiasmada com o trabalho de casa. Não descansou enquanto não nos sentamo com els a fazer a descoberta do nome e não só... explicou nos que tinhamos de ter atenção a todas as páginas porque tinham pistas e desenhos "muito importantes".

    ResponderEliminar
  5. Dizia ela que eram desenhos da Esperança... :) e de facto são. Ouvimos também a musica, umas 50 vezes no minimo :) é muito gira! A Rita Correia segundo a Maria tem uma cara fofinha. Por fim fizemos o pop-up e a Maria disse: eu tinha Esperança de conseguir fazer este trabalho bem feito... palavras para quê... :)

    ResponderEliminar
  6. "A palavra mistério a ESPERANÇA. " Segundo o Afonso ter esperança é esperar as coisa boas do futuro.
    Este livro é uma história muito simples e rica, com ilustrações repletas de segredos para descobrir, que nos faz viajar por sentimentos e emoções do dia a dia e que nos encaminha para a importância dos valores como a amizade, o respeito, a partilha...
    Os selos estão muito giros, ainda não imprimimos mas é o passo seguinte.

    ResponderEliminar
  7. A Maria sentiu o livro da seguinte forma: " Gostei muito da Rita, de descobrir no livro a palavra Esperança e descobrir as abelhinhas. Gostava que acontecesse uma coisa nova na minha vida."
    Já conhecia a autora Rita Correia, do anterior livro publicado, achei o seu blog muito interessante e a música muito adequada para a idade das crianças. Uma boa escolha por parte da Xinha, adorei. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Quando começamos, eu e a Glória, a ler o livro, senti-me como uma criança. Os papeis inverteram-se: a Glória é que explicava e eu lia e ia descobrindo o que ela me chamava à atenção - a presença da borboleta, a letra.... Cada página que líamos sentia cada vez mais a "MAGIA" e a vontade enorme de descobrir o "NOME". Quando terminamos a leitura senti que realmente tinha feito uma VIAGEM à descoberta da palavra "ESPERANÇA". Palavra essa, que sem dúvida alguma, é "MÁGICA", quando aplicada nas nossas vidas, no verdadeiro sentido da palavra.
    Depois de consultarmos o blogs e o facebook, pedi à Glória para explicar a atividade, depois lemos e analisamos cada página do livro. Por último, perguntei à minha princesa afinal o que significava a palavra" Esperança". Fiquei toda "babada", quando respondeu estas palavras:
    "..ESPERANÇA" é "ESPERAR"...
    "..Mas não é esperar pelo autocarro..."
    "..É esperar pelas coisas boas..."
    E eu acrescentei: ESPERANÇA é, então, termos PENSAMENTO POSITIVO, isto é, acreditarmos que o "amanhã" é melhor que o "hoje". E ela respondeu: sim mãe é isso mesmo. Senti que realmente estava a viver um momento "MÁGICO", em que a minha princesa estava a transmitir um grande ensinamento da vida. ADOREI!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Esperança é o nome que descobri pelas dadas no livro. A ideia das pistas do mapa estão giríssimas.
    A Rira Correia contou uma história muito gira. Gostei muito dela.
    Gostei mais da página da flor porque é a mais gira porque tem dois meninos a olhar para uma flor.
    Também gostei da página do arco-íris porque tem todas as cores que eu gosto.
    Gostava que a Rita viesse outra vez á escola contar mais histórias.
    Bjs, da Inês Lavarinhas.

    ResponderEliminar
  10. A yasmin vinha muito contente com o seu novo livro e adorou a actividade ,disse-me que o livro tinha que se ler com uma luz muito fraca questionei-a porque mas ela disse que não podia dizer.Tens que ler o livro encontrar as abelhas e descobrir o nome escondido.Li o livro e perguntei-lhe o nome é o teu?Riu-se e disse não está ai no livro ,mostrou me a capa depois de tantas voltas lá descobri ,depois fomos procurar nas páginas as letras foi muito engraçado.A ESPERANÇA É PARA ESPERAR POR UMA COISA BOA .

    ResponderEliminar
  11. A história é mais ou menos gira e foi fixe descobrir as pistas do livro e conseguimos adivinhar todas as coisas, para descobrir o nome do nosso livro.
    Esperança é não andar as lutas,não dar pontapés aos colegas e socos porque se andarmos as lutas não á esperança na nossa amizade.Esperança é uma coisa muito especial entre todos os meninos e meninas no mundo.

    ResponderEliminar
  12. Fico sem palavras com todo este feedback!! Costumo dizer que este meu livro foi feito de propósito para dar "trabalho" aos pais - Não um trabalho custoso, mas como uma boa oportunidade de estar, e aprender mutuamente em família tudo o que este livro vos poderá fazer sentir... principalmente pelos tempos que todos vivemos!
    E o mais interessante é ver a forma diferente como cada família o vê, como cada criança, pai, mãe, avós o vêem, sentem e trabalham!! Obrigada à Xinha pelo extraordinário trabalho que faz com os seus grupos, que testemunho desde 2012! Muito, muito bom! OBRIGADA
    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  13. Pista a pista, letra a letra fomos descobrindo o nome misterioso tão desejado. E-S-P-E-R-A-N-Ç-A!!! Que não nos falte nunca e que esteja sempre presente nas nossas vidas, pois só assim poderemos continuar a ter ânimo! "É o meu nome e o de toda a gente" (Guilherme)

    ResponderEliminar
  14. Aqui fica a publicação no Facebook:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10153033190884410.1073741867.273821809409&type=3&uploaded=11

    ResponderEliminar
  15. Quando fui buscar a Sara, ela disse-me que tinha um livro para lermos juntos e que a Rita Correia tinha ido à escola. “Gostei muito” da Rita e da história. Logo ali achei extraordinário o simples facto de que ela quisesse ouvir novamente uma história que tinha ouvido há tão pouco tempo. Nem me deixou sair do carro, quando estacionei à porta de casa. “Pai, podes ler-me a história aqui?”
    Obviamente que lhe fiz a vontade. Os livros, a leitura e a entrada nos mundos mágicos a que eles nos transportam, devem ser lidos, degustados. E por essas razões, devemos ler com eles. E ler muito! Não há tecnologia que substitua um bom livro!
    À medida que fui lendo o livro, a Sara foi-me mostrando as personagens. “Pai, vês como as mãos da menina estão ligadas ao corpo na outra página?”; “A menina dos óculos é a filha da Rita.”
    Com estas informações, foi a Sara que me “leu” o livro. Eu apenas “usava as palavras”.
    No fim, descobrimos juntos qual a mensagem que ele queria transmitir. “Esperança”.
    “Sara, o que é a esperança, sabes?” – Perguntei-lhe.
    “Sim, pai. Esperança é acreditar que vão acontecer coisas boas. Acreditar que não há guerras.”
    Acabamos a leitura e fomos para casa. Quando chegamos, qual não foi o meu espanto, quando a Sara foi a correr ter com a mãe, com o livro na mão para que a mãe lhe lesse novamente a história. Fiquei espantado. Deu para perceber que tinha gostado do livro.
    Os três em conjunto, ao colocarmos o livro em contraluz, percebemos que na capa se consegue ler a palavra “Esperança”. Muito bem conseguida essa ideia!
    Resta agradecer à escritora Rita Correia pela sua participação e parabeniza-la pela excelente obra que tanto cativou a nossa princesa. E agradecer à Xinha e à Teresa, por mais um excelente trabalho. PARABÉNS a todos!

    (Comentário inserido pela segunda vez. Da primeira, não ficou gravado...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de perguntar se posso publicar os vossos testemunhos aqui:
      http://omeunomee-livro.blogspot.pt/p/testemunhos.html
      E numa publicação posterior de Facebook?
      Estou mesmo emocionada com o feedback dos miúdos!!
      Obrigada pela vossa partilha!!

      Eliminar