domingo, 22 de março de 2015

NO INÍCIO ERA A SEMENTE...




Clicar sobre a foto para aumentar

Para receber a Primavera fomos ver a exposição

"No início era a semente"

uma parceria com o Centro de Ciência Viva de Sintra,

na escola sede do nosso Agrupamento

 e participar nas atividades...


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free digital slideshow generated with Smilebox


13 comentários:

  1. O Afonso disse que foi visitar a exposição das sementes. Havia um placard com as sementes e as plantas correspondentes.
    Havia também frascos onde cresciam as plantas: primeiro a semente na terra, depois a semente com um bocadinho de caule e depois a planta ainda maior.
    Vimos um filme onde os animais selvagens, as abelhas e os pássaros transportavam o pólen e também um girassol que "dançava" para a panhar o sol.
    "Aprendi que as plantas precisam, para crescer, de terra, àgua e sol"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Afonso esteve com muita atenção como habitualmente e aprendeu muitas coisas novas. Iremos dar continuidade a estas aprendizagens na sala. Beijinho para o meu príncipe da Xinha!

      Eliminar
  2. Gostei muito de visitar a escola sede. Também gostei de realizar as experiências das sementes, sobretudo observar ao microscópio. Compreendi que das sementes resultam produtos, por exemplo do milho faz-se pipocas, das pinhas veem pinhões, das sementes de girassol faz-se o óleo......Maria Glória

    ResponderEliminar
  3. Fui visitar a escola da sede; gostei muito do microscópio, da experiência das sementes, vi um filme onde as abelhas transportavam o pólen, vi la morcegos, vi um lindo girassol amarelo, vi uma aranha, contaram uma historia de legumes, aprendi que do milho faz-se as pipocas, vi umas borboletas, vi pão. Aprendi também que as plantas precisam de agua e sol para crescerem, vi uma planta a crescer.
    Beijinhos do Sebastião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sebastião também esteve com muita atenção! Parabéns! Beijinho grande da Xinha!

      Eliminar
  4. A Beatriz gostou muito. Diz que ouviu uma história sobre uma borboleta a nascer. Gostou de pegar nas sementes que estavam dentro dos frasquinhos. Gostou também de ver os bichinhos no microscópio.

    ResponderEliminar
  5. Fui à escola sede aprender coisas sobre as sementes e que o feijão e o grão também são sementes. Para crescerem as sementes precisam de água, sol e terra. Gui :)

    ResponderEliminar
  6. Leonor
    Fui à escola dos grandes aprender 'coisas' sobre sementes. Algumas sementes vão para outro sitio na água ou pelos animais. Algumas sementes vão para outro sitio onde esteja Sol. Aprendi que se comem sementes, como o milho, o feijão e o girassol. As sementes de girassol dão para fazer óleo. O pinhão também é uma semente, não é? Há umas sementes com muitos pelos que depois voam, são Dentes-de-Leão. Fiz um jogo: 1ºSemente na terra; 2ºSemente um bocadinho a crescer; 3º Semente ainda maior; 4º Semente ainda maior; 5º Semente ainda maior; 6º Cresceu a flor. O outro jogo era igual mas em frasquinhos...nº 1, nº2, nº3, nº4, nº5 e nº6.
    Gostei muito da visita.

    ResponderEliminar
  7. OLA vou vos ensinar o que são sementes.
    AS sementes de gira sol dão oleio,o pão e feito com trigo e as pipocas são feitas de milho.AS pinhas ao cair vão deixar as sementes na terra para nascer pinheiros .
    Como e que as sementes se transportam sera
    A [ VENTO]
    B [ ANIMAIS]
    C [ ÁGUA]
    Quem escolheu a resposta [ A ] esta certo

    ResponderEliminar
  8. Eu adorei ir a escola dos grandes aprendi la muitas coisas uma das coisas que aprendi foi que o milho se transforma em pipocas fizemos varias esperiencias com sementes ouvimos uma historia e vimos um filme sobre flores e pássaros e morcegos fiquei a saber que os pássaros e os morcegos bebem o néctar que esta dentro das flores

    Daniela Carreira

    ResponderEliminar
  9. A Maria disse : "Uma senhora tinha blocos com ervas que colocamos nos sítios certos e também tinha uma caixa com terra onde estava um feijão que já tinha crescido. Usamos lupas para ver umas caixinhas de vidro que tinham "coisas" lá dentro. Gostei muito da atividade, beijinhos Xinha!"

    ResponderEliminar
  10. Fui há escola dos grandes ver uma expoziçao de sementes,plantas, animais.Fomos ver as girasol ,ele era muito grande e rodava há procura de sol .depois fomos ver a historia do pequeno feijãozinho pequeno enterrado na terra que foi crescendo e ficou grande .depois fomos descobrir os que o minho dá pipocas,das pinhas nascem os pinhões ,vi pão sementes de cenouras, couves, tomates.Os animais transportam sementes o vento e a água também.vi um filme sobre o feijãozinho e outro soubre borboletas ,morcegos e lagartas que se transformavam em borboletas ,vimos um livro de poisias que era da cenourinha da alface.

    ResponderEliminar