terça-feira, 10 de março de 2015

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU GULBENKIAN



Fizemos uma "viagem" por vários países

e várias épocas...






...os príncipes e as princesas,

que estiveram muito atentos e interessados,

 irão explicar o que viram

e o que aprenderam.










16 comentários:

  1. O daniel disse que conheceu varios paises como o Igito,China e França e os Igipcios tinham gatos que eram animais muito importantes para eles,e viu muitos quadros bonitos e uma menina que explicava o desenho que estava nos quadros e que foi um dia muito especial para mim.

    ResponderEliminar
  2. Tive muita atenção ao que a menina estava a dizer sobre o Egipto havia lá um menino muito pequenino em estatua e avia lá muitos homens de saia e vi lá muitos gatos porque os egipcios adoravam depois do Egipto fomos para uma sala onde falamos sobre a China e estava lá um prato com chineses depois da China fomos parauma sala onde estava lá um quadro com um menino a fazer bolas de sabão eu gostei muito deste passeio

    Daniela

    ResponderEliminar
  3. "Aqui é a China, é um prato e num fundo tem um desenho da China. As senhoras da China usavam um totó que parecia um pompom no cabelo e os vestidos delas eram muito compridos e coloridos, verdes, vermelhos, azuis, amarelos. Todos os telhados das casas da China tinham um animal que deita fumo pela boca, um dragão."

    "Também fomos a um sítio que era o deserto. Os homens rapavam o cabelo dos meninos que ainda eram crianças e depois ficava só com um rabo de cavalo e o resto era tudo "raspado". E também moravam à beira de um rio. E os brinquedos para as meninas eram crocodilos e para os rapazes um hipopótamo."

    "Aqui é França. Este quadro tinha uma cascata. Depois tinha uma coisa redonda tipo uma fonte e lá tinha uma menina a lavar o seu cão. As meninas vestiam roupas muito largas e os meninos vestiam calças."

    "É o Egipto. Toda a gente que morava no Egipto tinha um gato e aprendi que gato em Egipto se dizia miau miau."


    "Este menino estava na escola e tinha uma palhinha e fazia bolinhas de sabão. Aqui também é França."

    "Eu gostei muito desta visita e adorei os patinhos nos jardins."

    ResponderEliminar
  4. Mãe do António.
    O António gostou da Visita de Estudo.
    Disse que a senhora do museu lhe contou que os egípcios tinham um rabinho de cavalo e que lhe mostrou pratos da China. Disse que " foi" à França, ao Egito e à China. Viu alguns quadros, num deles, um menino estava a fazer bolas de sabão. No exterior, viu patos e pombos.

    ResponderEliminar
  5. Hoje foi dia de visitar o Museu Calouste Gulbenkian. Quando chegamos fomos ver a sala do Igipto vimos algumas estátuas, aprendemos que eles usam pouca roupa porque no deserto faz muito calor,rapam o cabelo por causa do calor e dos piolhos ,eles adoram gatos . fomos há sala da china aprendi que as meninas vestiam uns vestidos compridos tinham vários desenhos alguns até tem dragões desenhados pois são o seu animal perferido. Fomos a sala da França onde havia vários quadros expoxtos onde eu vi um que gostei muito de um menino a fazer bolinhas de sabão vi peças de mobilias muito antigas havia também manuscritos . Fomos ao jardim que era muito grande e bonito ,vimos melros alguns pássaros ,patos também havia duas pontes e um lago onde os patos podiam tomar banho e nadar .Gostei muito desta visita de estudo.

    ResponderEliminar
  6. A Beatriz vinha muito contente com a visita de estudo. Disse que tinha visto que as bolinhas de sabão antigamente se faziam com uma palhinha, molhavava se a palhinha numa taça com água e sabão e depois soprava se na palhinha e as bolas saiam. Também viu meninos chineses e uma menina chinesa a brincar com peixes num prato branco. E diz também que gostou muito de ver a Natureza, que é linda e um dos passarinhos que viram chama se vermelhão. A primeira observarção que a Beatriz fez em relação à visita de estudo foi: " Mãe, eu subi para cima de um tronco, os meus amigos ficaram atrás de mim e tirámos uma fotografia com a Xinha. Eu fiquei a dar lhe um abraço." :)

    ResponderEliminar
  7. "Hoje fomos ao deserto, à China e à França. Gostei muito da França e da China. Na França havia um menino a fazer bolinhas de sabão com uma palhinha."(Afonso)

    ResponderEliminar
  8. Eu vi um bebe nu com um fantoche de madeira,e também vi
    um quadro de jesus também um prato chines com algumas diferencias, os meninos tinham uma transa e as meninas tinham duas transas.Na china gostam de brincar com papagaios de papel e caranguejos.E também os meninos jogão ao jogo das profissão e quem fica-se com o livro era escritor . Uma boneca de madeira com cabelo de barro

    ResponderEliminar
  9. Luís e Anabela (Pais da Sara)10 de março de 2015 às 21:52

    A Sara gostou de ir ao Museu. Eis algumas das suas frases:

    "No Egito havia muita areia"

    "Os Egípcios rapavam o cabelo. Só deixavam um bocadinho por causa dos piolhos..." :)

    "O gato era um animal muito importante no Egito."

    "O Egípcios tratavam muito bem dos animais."

    "Alguns meninos não iam à escola. Ficavam em casa a ajudar as mães."

    "Os Egípcios punham gordura à volta dos olhos para a areia não entrar nos olhos."

    "Os brinquedos eram diferentes no tempo dos Egípcios. Brincavam com cartas feitas de madeira."

    Deu para perceber que aprendeu muito com a visita e que a mesma foi bastante interessante.
    Parabéns por mais esta iniciativa...

    ResponderEliminar
  10. Nós fomos visitar o "Museu da Gulbenkian", onde vimos coisas de vários países. Vimos um prato da China com chinesas e chineses pintados. Vimos um quadro da França, onde estava pintado Jesus, sua mãe, seu pai e reis magos a cavalo. Vimos um quadro com um menino a fazer bolhas de sabão com uma palhinha. E vimos uma escultura de um menino bebe a brincar com um fantoche. Adorei a visita de estudo. Maria Glória

    ResponderEliminar
  11. "Gostei muito de ir ao Museu, lá havia um quadro com o Jesus, mas gostei mais de ver o quadro e os pratos dos chineses, os chineses criaram o dominó e as cartas. Gostei muito de ver um senhor a fazer bolinhas de sabão com uma palhinha, porque antigamente não havia os frascos com há hoje. Gostei muito de ouvir falar sobre França, de ver o jardim, dos patos e dos pombos. Foi um passeio fantástico, aprendi tantas coisas..." Mariana

    ResponderEliminar
  12. A Maria diz que: "Gostei muito de ir visitar o museu e descobrir um belo jardim que tinha patos!_!
    Adorei o quadro do menino a fazer bolas de sabão, vimos pratos com desenhos lá dentro, passamos por estátuas e uma senhora mostrou-nos imagens de uma casa de um senhor que comprava esculturas. Voltamos ao jardim, onde haviam muitas plantas brancas.
    Obrigado Xinha pelo passeio e muitos beijinhos."

    ResponderEliminar
  13. `Vi os Egípcios também vi gatos que chamavam miau.
    A seguir vi os chineses e os Dragões, e vi numa mesa o pai sentado e o filho em pé a escolher um arco e uma flecha entre vaias coisas, a seguir fomos para a França.
    Na sala da França havia muitos quadros e estava um rapaz a fazer bolinhas de sabão e noutro quadro havia uma rapariga com um bebe ao colo a vestilo. Noutro quadro havia uma uma menina a lavar o seu cão, havia umas escadas que ia dar a uma estátua. Diogo

    ResponderEliminar
  14. A Lia gostou do passeio ao Museu Gulbenkian: as estátuas, os pássaros, o jardim, o menino que brinca com o fantoche no dedo, o menino que tinha calção sem roupa e uma menina que tinha uma presilha para segurar a roupa.

    ResponderEliminar
  15. Fui ao Museu Caloute Gulbenkian com os amiguinhos da escola. Quando chegámos estava fechado, só abria às 10h da manhã. Fomos dar uma voltinha e regressámos às 10h da manhã, entrámos e fomos a uma sala ter com a Filipa, ela perguntou os nossos nomes depois fomos ver umas estátuas e quadros e pratos e taças com pinturas. Visitámos muitas salas e vimos muitas coisas giras, As taças estavam numa taça de vidro. A Filipa mostrou-nos as ilustrações porque estavam longe. Tirámos fotografias no jardim, vi muitos pombos. Acabou a nossa visita e fomos para o autocarro de regresso à escola. Gostei muito deste passeio.

    ResponderEliminar
  16. Comentários do Gonçalo:

    No Egipto os meninos não usam roupa,usam só uma roupa cor de pele.
    Vivem ao pé de um rio e faz calor.
    O animal que mais gostam é o gato, chamam-lhe Dom. Miau e é muito importante para eles porque os protege. As pessoas só usam o cabelo todo rapado com um rabo de cavalo e têm uns calções muito pequenos.

    No prato chinês estão umas senhoras que cuidam dos meninos, usam o cabelo todo esticado para cima.

    Um guarda francês tem uma cascata e um jardim tem também duas meninas e um menino ao pé de um estátua que nas pernas lança água.

    No quadro do menino, ele está a fazer bolinhas de sabão, tem uma tigela na mão que tem água misturada com sabão, e faz a bolinha com uma palhinha, todos acham que aquilo é uma colher e uma tigela de sopa, mas não é!

    ResponderEliminar