segunda-feira, 24 de abril de 2017

EXEMPLARES NA VISITA DE ESTUDO À GULBENKIAN





 ARTE EM MOVIMENTO





O SENHOR GULBENKIAN FAZIA MUITAS COLEÇÕES...




 ...E TODAS ELAS TÊM HISTÓRIAS.





VER PARA ALÉM DO OLHAR






SENTIR

FAZER PARTE

VIVER O QUADRO





4 comentários:

  1. "O Sr. Gulbenkian fazia colecção de tapetes, também fazia colecção de medalhas, moedas antigas. Fazia colecções de mini esculturas do Egipto. Tinha lá muitas obras de arte, que são quadros pintados. Ensinaram-me a copiar estátuas, a senhora dizia para nós escolhermos uma estátua não não uma escultura, nós eacolhiamos uma e depois tínhamos que imitar o que eles estavam a fazer. Depois de sairmos do Museu fomos dar bolachas aos patos e às pombas. Depois fomos a para a camioneta e fomos para um parque onde fizemos o piquenique. Depois fomos brincar. Foi muito fixe!"

    Resumo do Rafael sobre a visita :)

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Gulbenkian foi o senhor que inventou o museu. Nós entrámos e veio a senhora, a Srª Joana que dizia o que nós fazíamos. Tínhamos à frente esculturas e fizemos três grupos, imitámos as três mulheres que eram as estátuas de pedra. Vimos quatro esculturas, duas mulheres e dois homens, fizemos 4 grupos. Fomos ver o que estava atrás de nós, era um menino que tinha uma coisa tipo um índio, mas não era, era uma escultura, não tinha pés. 'Como é que ele consegue segurar sem pés?' Dissemos que não sabíamos. Depois a Srª Joana disse para pormos em bicos de pés, a Joana Perguntou se era difícil estarmos em estátua. Nós dissemos que sim. Mas a andar não era difícil. Depois passámos e vimos uma caneca com desenhos, a Joana disse para copiarmos uma delas, depois vimos uma que só tinha uma cara, parecia de ferro, depois dissemos à Joana que íamos ver aquela, a Joana disse 'Se esta tinha corpo?' Não, só tem a cabeça. Depois fomos ver as moedas. A Joana disse ' Ás vezes fazemos movimentos circulares.' Fizemos movimentos circulares com a cabeça. Depois a Joana disse 'Se eu te disser para fazer um movimento circular com o rabinho?' Nós fazíamos assim... A Joana disse 'Faz um movimento com os ombros e circular.' Nós fizemos. A Joana disse 'E se for com as mãos?' Nós fizemos assim... Já estamos a dançar. Depois fomos às taças que o Srº Gulbenkian fez. Uma em circulo redondo, mas fino. A Joana disse para imitarmos: gordo e fino, assim... Depois fomos às pinturas. Vimos as pessoas à volta da água. Fizemos uma roda, imitámos as pessoas à volta do lago. Saímos e fomos comer ao parque do Alvito. Sentámos a comer com as mochilas, quem acabou ia brincar, fomos ao parque do meio, depois ao parque de baixo, e fomos ao parque de cima, só uma vez, depois fomos embora.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Visita ao Museu

    De manhã fomos no Autocarro com outra sala, eu fui sentado ao lado do Gugu, fomos diretos para o Museu Gulbenkien, e à nossa espera estava uma senhora que se chama Joana que nos mostrou as coisas que o Srº Gulbenkien tinha coleccionado.
    A Joana estava na entrada do museu á nossa espera e quando nós entramos vimos logo uma obra de arte, depois olhamos para e esquerda e estava outra obra de arte que eram três senhoras e um dragão.
    Mais á frente vimos outras obras de arte mas mais pequenas do que as primeiras, parecidas com umas estátuas médias, e também uma cara de ouro do Egipto.
    Depois lembro-me de vermos um tapete muito grande que o Srº Gulbenkien tinha á porta da sua casa, e os pais da Xinha foram á casa dele, á muito tempo atrás, e pisaram esse tapete.
    Ainda no museu vimos uma Jarra grande com uns bonecos vermelhos que tinha uma placa, muita loiça e uns livros que o Srº Gulbenkien gostava muito e lia.
    Já no final a Joana mostrou-nos muitos quadros e depois fomos ver o jardim do Museu.
    Na parte da tarde fomos ao parque do Alvito que eu já conhecia, onde fizemos um piquenique e comemos as coisas que levamos na mochila, acabamos a brincar no parque, primeiro no de baixo e depois subimos para o do meio e íamos para o de cima.
    Brincamos muito e eu adorei o Museu e o passeio ao Parque do Alvito.
    Miguel Rebocho

    ResponderEliminar
  4. Contou a Adriana

    Fomos ao Museu mas não havia dinossauros eram esculturas, sabes mãe tinha um homem nu mais não era de verdade era só uma escultura (risos) eu vi (risos) também vi um quadro e tivemos a fazer reposição (demorei um tempo a perceber o que era reposição) vi um jarro com florzinhas azuis e sabes mãe porque que se chama Gulbenkian? Porque o Sr. era importante e também se chamava Gulbenkian, mas ele já morreu! 😂

    ResponderEliminar