Este projecto começou a ser trabalhado em grande grupo e foi desenvolvido por oito crianças da sala.
Para o poder realizar era necessário saber contar até 20 e conseguir associar o número à quantidade.
Tudo começou com a observação do Mapa de Presenças e uma conversa sobre as presenças e as faltas.
As crianças foram contar as presenças que tinham e fizeram o registo no quadro.
Já na mesa, em trabalho de pequeno grupo, recortaram os quadrados correspondentes aos dias em que estiveram na escola.
"Eu vim 14 vezes à escola." (Mariana)
"Eu vim 19!" (Simão)
"A minha torre vai ser mais alta do que a tua." (Simão)
"Eu tenho mais...quantos quadrados, Xinha?" (Simão)
"Faça lá a sua torre para descobrir."
"Eu vim os mesmos dias do que o Simão e mais um!" (Madalena)
"E eu menos um do que a Madalena." (Maria Clara)
"Eu vim todos os dias à escola!" (Inês)
"Quantos dias foram?"
"Então...foram 20 dias!" (Inês)
"Eu só faltei 1!" (Vitória)
"Eu vim 20!" (Guilherme)
"Eu também!" (Rafael C.)
Construiram o gráfico onde se pode observar quem foi mais vezes, menos vezes e as mesmas vezes à escola e quantas vezes faltaram. No próximo dia, novamente em grande grupo, vão apresentar este trabalho aos restantes colegas e explicar tudo o que descobriram. As crianças que ainda não sabem contar até 20 vão poder observar e perceber através do gráfico e fazer a contagem dos quadrados que faltam em algumas torres descobrindo quem faltou mais vezes.
Gostei muito da tecnica muito interessante.
ResponderEliminarO rodrigo ja se mostra um pouco mais interessado pelos numeros.
Mas fala principalmente dos bonecos da playmobil que a Xinha comprou com o dinheiro dos pais ehhhe
beijinhos
madalena
Lolol! Mesmo engraçado este meu príncipe Rodrigo! Eles adoraram o playmobil dos animais selvagens. Já ponho as fotografias para verem como ficaram contentes.
ResponderEliminarBeijinhos da Xinha.