quarta-feira, 4 de março de 2009

A BRINCAR COM AS PALAVRAS


OS NOSSOS NOMES

Com muitos jogos e brincadeiras aprendemos a fazer a divisão silábica do nosso nome e do nome dos nossos amigos, com palmas, pulos, batimentos etc. e até sabemos quantas partes, sílabas, têm os nossos nomes, contando-as pelos dedos e sabemos colocá-las na ordem certa.











AS RIMAS


Divertimo-nos muito a descobrir rimas!
No início foi um bocadinho dificil para alguns meninos que não conseguiam perceber a estrutura, e os mais pequenos ainda fazem associações diferentes como "camisola rima com calças", mas logo que perceberam como funcionam as rimas foi uma explosão de palavras e alegria em conseguir encontrá-las.




COM OS NOSSOS NOMES E RIMAS...








CONSTRUIMOS UM LIVRO...






2 comentários:

  1. Fantástico, fenomenal.
    Parece que andamos todas à volta do mesmo.
    As rimas, confesso, que ainda não explorei, mas os sons das palavras e a procura de palavras terminadas ou começadas com o mesmo som , é uma constante.
    Acredita que já tenho crianças de 5 anos a ler as palavras mais simples, espontâneamente.
    Continua.
    Beijinho.
    Isabel.

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel
    Claro que acredito.
    Também já tive grupos em que várias crianças começaram a ler e a escrever na minha sala, principalmente quando estava no particular e tinha os meninos desde os 2 anos até aos 6 anos.
    Ainda hoje a mãe da minha Catarina me veio dizer, muito surpreendida, que a Catarina já lê imensas palavras juntando os sons das letras, desde que não sejam consoantes seguidas, nem "casos de leitura".
    A Catarina já foi do meu grupo no ano passado e tem sempre uns desafios com um grau de dificuldade superior, que ela própria quer, a que aderem mais algumas das minhas crianças.
    Respeitar sempre o ritmo e a evolução de cada.
    Beijinho da Xinha.

    ResponderEliminar