terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NATAL DO PEDRO

Era uma vez uma Mãe que escreveu esta carta:


Graças a Deus não somos "Sem Abrigo".
Muitas vezes passámos, a caminho de casa, pelos "Sem Abrigo", na Avenida Almirante de Reis. Muitas conversas, muitos pensamentos, muitos sentimentos, muitos silêncios, partilhámos, eu e os meus filhos Pedro e Frederico. Parados nos semáforos olhávamos aquela realidade que gritava na noite escura e fria. Uma realidade tão distante e tão próxima.
Uma vez um "Sem Abrigo" aproximou-se do carro e disse "Tenho frio". Na noite seguinte levámos-lhe um cobertor mas não conseguimos encontrá-lo. É evidente que o mais importante era darmos a qualquer outro que precisasse, mas foi aquele que se dirigiu a nós, que nos pediu ajuda...
No ano passado o meu filho Pedro, um miúdo brilhante em todos os sentidos, partiu para o Céu. Tinha 19 anos. Dois meses depois, na altura do seu aniversário, não queríamos deixar a data em branco mas não sabíamos o que fazer. Pensámos então que era simples dar-lhe uma prenda, bastava entregá-la a alguém que precisasse. Juntámos os envelopes com o dinheiro das prendas, oferecidas pelos familiares e amigos e entregámos ao Padre Daniel da Igreja de Algés, onde os meus filhos são escuteiros, para entregar à vossa Comunidade Vida e Paz, para os "Sem Abrigo".
Neste Natal pedimos à família e amigos para darem uma manta nova (polar), em nome do Pedro, para oferecermos aos "Sem Abrigo". Os familiares e amigos não são tantos como os "Sem Abrigo", pelo que não poderão ser entregues na Festa de Natal, por não chegarem para todos. Gostávamos que fossem entregues na Noite de Natal aos "Sem Abrigo" da Avenida Almirante de Reis, mesmo como prenda de Natal, para que aquela noite seja, também para eles, especial e lhes possa aquecer o coração.
Bem hajam por existirem.
Mãe do Pedro e do Frederico.
.
Esta mesma Mãe pediu aos familiares e amigos do Pedro que se juntassem a esta ideia "Natal do Pedro - Junta a tua Manta à Minha" e comprassem um polar (manta em rolo que se pode adquirir no IKEA) de prenda de Natal para o Pedro.
.
Já temos quarenta e duas mantas/polares mas ainda estamos à espera de mais... Vamos entregar à Comunidade Vida e Paz na próxima semana, para serem entregues aos "Sem Abrigo" na Noite de Natal. A ideia é sentirem algo especial nessa noite em que vão receber uma prenda, uma manta nova para lhes aquecer o corpo e também a alma. Gostava que chegassem para todos os "Sem Abrigo", mas infelizmente nâo é possivel. Até porque básicamente envolvemos, neste "Natal do Pedro", a família e amigos muito próximos. É um presente para o Pedro pensando nos que precisam de nós e vendo, em cada um deles, Jesus Cristo.
As mantas vão ter um embrulho e um cartão personalizados.

Beijinho Graça e Frederico
Natal de 2007



Natal de 2007

Natal de 2008


Natal de 2009

Este ano continuam a existir "Sem Abrigo" na Noite de Natal e em todas as outras e nós continuamos a querer oferecer uma prenda ao Pedro que jamais deixará de existir nas nossas vidas.

Podem entregar-nos os polares até dia 20 de Dezembro. Quem preferir pode fazer uma transferência com a devida identificação que nós vamos buscar os polares. Mil estrelas para todos do Pedro.

15 comentários:

  1. Xinha, que carta e que ideia tão bonita! Só uma MÃE com um coração GIGANTE se poderia lembrar de uma iniciativa destas. Também quero oferecer ao Pedro, e em nome do Pedro, um presente neste Natal. Vou comprá-lo e depois irei dar-to pessoalmente. Um beijinho cheio de estrelas e de admiração.

    ResponderEliminar
  2. Ana
    Dormi péssimamente...isto de se abrir assim a alma desta maneira é muito mais dificil do que se possa pensar.
    Acabei este post às 2h30 da manhã e mandei uma mensagem à minha irmã a perguntar:
    "Já estás a dormir?"
    Ela respondeu-me:
    "Sim..."
    E de novo outra mensagem dela:
    "Precisas de alguma coisa...ou pode ficar para amanhã..."
    "Não preciso de nada...dorme bem...beijinhos."
    É preciso dizer que a minha irmã se costuma deitar tardíssimo e já falámos muitas vezes a essa hora pelo que a minha mensagem não era nada de extraordinário nem nenhum sinal de alarme.
    Era só para lhe dizer:
    "Vai lá ver o post que eu publiquei...achas que o deixe...achas que o tire..."
    Fui-me deitar...
    Hoje acordei com a ideia de o tirar..."ainda é cedo...ainda ninguém viu e se viu paciência...e vou continuar a deixar esta iniciativa como assunto interno, alargado à família e amigos muito próximos, pessoalmente"
    Estava a abrir o blog para pôr o post como rascunho, ou seja retirá-lo da parte visual do blog a que todos têm acesso, exactamente no momento em que recebo o teu comentário...
    Como o Pedro diz...Nada é por acaso...e como nada é por acaso foi através de ti que recebi a resposta de deixar ficar o post como está.
    Mil estrelas para ti...de mim.

    ResponderEliminar
  3. Xinha:
    o Pedro vai gostar de ver este post e de levar aconchego a quem precisa...Bem-hajas, minha querida.
    MIL BEIJOS
    Também vou dar uma manta ao Pedro.

    ResponderEliminar
  4. Maior Coração do que este é impossivel. Maior orgulho do que o que eu tenho por si. Gostaria de participar consigo na recolha de mantas para os sem abrigo, por isso gostaria de por no meu blog esta mensagem sua.

    ResponderEliminar
  5. Isabel
    Tenho a certeza de que o Pedro vai gostar muito de saber que tenho tantas amigas...
    Mil estrelas...

    ResponderEliminar
  6. Cuca

    Imagino que não deixa de ser um choque ler este post...até para mim...e quando ao lê-lo penso que é sobre mim as lágrimas caem-me em fio...
    Ainda me custa acreditar que seja verdade.
    Percebo o silêncio de todos à volta deste post e sei a dor imensa que a ausência do Pedro provoca em toda a família e tantos, tantos amigos e amigas para quem o Pedro foi sempre o melhor Amigo, o Herói, o Exemplo a seguir e que ao longo destes três anos e meio me têm dado tantas demonstrações desse amor, que me dá a certeza de que jamais o vão esquecer.
    No entanto as saudades e a dor parece que crescem dia após dia, (como se fosse possivel o infinito crescer...) e eu e o Frederico estamos desvastados e no limite do que é possivel aguentar.

    Claro que pode participar na recolha das mantas...e pôr no seu blog...quanto mais mantas mais calor para mais corações e o Pedro adorava as noites à volta da fogueira...

    A ideia era uma prenda para quem não recebe prendas...uma verdadeira prenda, nova e útil e não algo que temos e podemos dar porque até não nos faz falta.

    A ideia é aquecer o corpo mas também a alma.
    A ideia é fazer acreditar que é mesmo Natal.

    No primeiro ano vieram cá para casa alguns dos grandes amigos e amigas do Pedro e do Frederico e todos juntos embrulhámos os polares em amor e fizémos quase uma centena de estrelas decoradas de mil maneiras e com a frase:

    De Uma Estrela Vinda do Céu.

    No ano seguinte foram os primos e as primas que tiveram esse privilégio e da mesma maneira vieram jantar e ficámos pela noite fora a tratar das prendas para o Pedro...para Jesus no dia do seu aniversário.

    Não peço a ninguém nada para os Sem Abrigo como não peço nada para mim, nem para os meus filhos, as prendas não se pedem...é preciso ter vontade de as dar e sentir, como nós, que é uma benção poder continuar a dar prendas ao Pedro.

    Mil e uma estrelas...

    ResponderEliminar
  7. A minha Amiga Susana Santana que é especial, como só os verdadeiros Amigos são, já tinha passado na minha sala três vezes para perguntar:
    "Então este ano não há mantinhas..."
    E eu tinha respondido:
    "Este ano ainda estamos a pensar como é que vai ser..."
    Isto porque temos outro projecto em mãos e que é uma surpresa mas como não sabemos quando vai estar pronta...decidimos manter o Natal do Pedro com "Junta a tua manta à minha"
    Ontém ela viu o post e hoje apareceu na minha sala com o polar para o Pedro.
    Mil estrelas...e mais uma...

    ResponderEliminar
  8. ADORO-A POR AQUILO QUE É!!!
    ADMIRO-A PELO TESTEMUNHO DE AMOR IMENSO QUE TEM PELOS OUTROS
    AGRADEÇO A DEUS O SER UM TESTEMUNHO DE CRISTO VIVO
    BJ CUCA

    ResponderEliminar
  9. Pode contar com mais algumas mantas que eu possa juntar, de amigos e conhecidos. Penso que é um pequeno gesto que consiga colaborar para um enorme coração que tem.
    Este Natal e como outros, existirá uma estrela com uma luz que nunca acaba, imensa de amor, carinho e alegria.
    Um partilhar de sentimentos às vezes é doloroso mas alivia um pouco a alma.
    A saudade permanece.Um Abraço muito caloroso.

    Beijos enormes

    ResponderEliminar
  10. Carla
    Há sempre pessoas extraordinárias...
    Há aquelas que não valem grande coisa, há aquelas que não são melhores porque não sabem sê-lo e há aquelas que agradecemos a Deus existirem...
    O meu filho Pedro manda-me de vez em quando uns Anjos...

    ResponderEliminar
  11. Olá Graça,
    Como está?
    Eu e o Miguel temos o maior gosto em contribuir para o Natal do Pedro e já temos as nossas mantinhas. Quando tiver alguma disponibilidade, a ver se combinamos, para lhas entregar.
    Fico tão contente por poder contribuir para, tal como o Pedro, deixar o mundo um pouco melhor.
    Obrigada.
    Muitos beijinhos,
    Catarina

    ResponderEliminar
  12. A Paula disse:

    Olá Xinha

    Só vi hoje o teu mail e não sei responder no blog.

    Diz-me como é que te posso dar a mantinha e se posso comprar noutro lado sem ser no Ikea.

    Milhões de beijos para ti e para o Pedro.

    Paula

    ResponderEliminar
  13. Olá Paula!
    Tenho saudades tuas...muitas!
    Foram muito bons os anos que trabalhámos juntas em Sintra e tudo o que partilhámos...risos e lágrimas, momentos muito felizes e momentos muito tristes...que nos uniram para sempre!
    A tua amiga para sempre Xinha

    ResponderEliminar
  14. Olá Xinha

    É sempre com muita saudade que recordo os bons momentos e os menos bons que passamos juntas pois com eles cresci mais um pouco e encontrei uma grande amiga.
    Estou sempre pronta para tudo o que quiseres. podes sempre contar comigo. Gostava que voltasses para o nosso agrupamento...
    De qualquer modo estás sempre no meu coração.

    ResponderEliminar
  15. Já sabes responder no blog!!! :) Boa!!!
    Mil beijos!

    ResponderEliminar