sábado, 26 de dezembro de 2009

O NOSSO PRESENTE DE NATAL...


O MEU PRESENTE DE NATAL...
.
Este ano eu pedi a Jesus um presente de Natal...não é qualquer presente...é mesmo um presente muito especial...o melhor presente de todos!
Já sei que o presente não vem no trenó puxado pelas Renas do Pai Natal, como é habitual, por ser tão especial, tão especial, Jesus não quer mandar no meio de milhentos presentes de Natal. O presente vai chegar no início de Janeiro trazido pelos Reis Magos que, seguindo a Estrela de Natal, foram conhecer e adorar Jesus e oferecer-Lhe presentes raros como o meu presente de Natal.
Este ano vai chegar o meu presente de Natal, tão especial.

Post de 16 de Dezembro

___________________________

.
Apesar de ainda não ter chegado o meu Presente de Natal, aquele presente tão esperado e precioso que só pode ser entregue em Janeiro, pelos Reis Magos, aqui fica já o cartão que a família recebeu neste Natal e que desvenda que o presente é um livro e que o autor é o meu filho Pedro.
.

46 comentários:

  1. ADOREI!! O Leão está um espanto! Parabéns! Um beijo muito grande! Estela :)

    ResponderEliminar
  2. Estela
    O incrivel é que o Leão é mesmo o Pedro...
    Sabes, os amigos dos escuteiros chamavam-lhe Rei Pedro porque para eles era um Rei...no fundo para todos os que realmente o conheceram.
    Lendo agora a história que o Pedro escreveu vejo que escreveu a sua própria história de vida sem o saber...
    Também ele sempre foi corajoso e destemido, sempre pronto a seguir em frente desse o trabalho que desse, sempre foi um lider desde pequenino, sempre foi o Rei e, nos últimos anos que cá esteve, transformou-se de certo modo passando a ter uma postura de uma serenidade imensa, tão imensa como o próprio oceano..o oceano de "Um Leão no Pacífico".
    Também a história dele não acaba aqui...tocou muitas e muitas vidas, foi exemplo para muitos e adorado por todos e deixou espalhado em cada um a sua força invencível "Sempre Alerta Para Servir".
    Vais gostar muito do livro...a história é fabulosa e as ilustrações estão lindíssimas.

    ResponderEliminar
  3. Até o ar doce e sereno do Leão é o do Pedro...

    ResponderEliminar
  4. Que belo presente Xinha. e que linda forma de homenagiar o Pedro!
    Sempre contigo
    Luz

    ResponderEliminar
  5. Luz
    Eu disse que era o melhor presente de todos...
    ...fazer chegar novamente o talento do Pedro aos que lhe são queridos!

    Acabei por optar por fazer uma edição de autor porque através de uma editora entra-se automáticamente no mundo do negócio o que não é o nosso propósito, embora assim os encargos sejam por nossa conta...mas com alguma venda podemos fazer a "cobertura de custos" e contornar essa situação.
    Estamos ainda a pensar em todo o lucro reverter a favor de uma instituição em nome do Pedro.

    ResponderEliminar
  6. Olá Xinha,

    Fiquei com muita vontade de conhecer o Pedro... e agora posso, através do seu livro.

    Guarda um para mim, tá?

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  7. Olá Juca
    Fica combinado! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Xinha
    Muitos, muitos Parabéns, desta vez por nos dar a conhecer o talentoso "Rei Pedro" como escritor, com toda a sua sensibilidade e criatividade.O desenho está magnífico! Gostaria muito de adquirir um exemplar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É sem dúvida, o melhor presente de Natal :)
    Mais uma vez, obrigada Graça. É uma ilustração lindíssima, e mesmo a cara do Pedro. Eram tantos os seus talentos..
    Um Feliz Natal, um pouquinho atrasado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá, Xinha.
    Estive dois dias fora e quando chego vejo os teus posts! Mais uma vez fiquei comovida com todos estes "sinais", que se cruzam como estrelas cadentes e que apontam a eternidade.
    Mais uma vez muito OBRIGADA por abrires o teu coração com tanta sinceridade e simplicidade. Todas estas realidades fazem ou farão, de alguma forma, parte das nossas vidas... É bom que as encaremos com naturalidade e esperança.
    Também gostava que me guardasses um livro com a história do Pedro. Vou adorar conhecer um pouco mais desse "Leãozinho" que continua a inspirar tantos corações! Que idade tinha quando escreveu o conto?
    Um beijinho grande e um abracinho amigo.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  11. Susana

    O Pedro era um Artista e desenhava e escrevia maravilhosamente!

    Infelizmente não dava grande valor a isso fazendo-o porque lhe dava prazer e quando fazia arrumação grande ao quarto punha tudo no lixo.

    Ganhou várias vezes o Concurso de Contos da escola, onde fez o segundo e o terceiro ciclo, que promovia esses concursos anualmente.

    Era como um exame...eles só sabiam o tema da história no momento de a escrever.

    A professora de Português do Pedro escreveu-lhe uma dedicatória:

    "Para um rapaz especial que escreve textos especiais e por isso ganhou o 1º prémio do concurso de contos. Parabéns Pedro!
    Continua a escrever e a desenhar e espero comprar um livro teu daqui a alguns anos."

    Até aqui tudo normal...era o que todos esperavamos, sem qualquer tipo de ansiedade...

    Mas afinal isso não vai acontecer...o Pedro não vai escrever nem desenhar mais nada...

    Então eu e o Frederico resolvemos pegar numa história do Pedro, uma das que ganhou o 1º prémio e transformá-la num livro.

    As ilustrações foram feitas pela minha sobrinha Ana que está a fazer o Mestrado em ilustração e desenha maravilhosamente e ficaram lindas.

    Curiosamente, ou não, parece que foram feitas pelo Pedro e a Ana disse-me que, duas delas, nem sabe bem como é que as fez...não sabia como havia de fazer...a responsabilidade de ser o livro do Pedro é muito grande...e diz que estava a fazer um jogo com a irmã e umas amigas e foi rabiscando e aquelas duas ilustrações sairam assim "do nada", sem perceber bem como...

    As outras foram feitas com estudos dos animais reais que surgem como personagens, até porque a especialidade dela é ilustração cientifica.

    Todas as semanas ela veio cá jantar e apresentar o que ia fazendo para eu e o Frederico vermos e acertarmos ideias.

    O livro está pronto e na gráfica para ser imprimido e é claro que um vai direitinho para sua casa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ana
    São todas estes "sinais" que me vão ajudando a caminhar...
    ...e são também as Amigas como Tu!
    O teu livro fica já reservado! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. O Pedro ia fazer 12 anos quando o escreveu.

    ResponderEliminar
  14. Xinha:
    estou sem palavras! És realmente única! O Pedro nunca será esquecido e deve estar orgulhoso por uma mãe fantástica! também quero comprar o livro.
    Um escritor com 12 anos, custa a acreditar! Nunca pensei que era este livro que querias editar!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Quase que fico sem palavras para descrever o meu sentimento a tudo o que li e que sinto com emoção.Mas também vou querer que me guarde um livro, porque para ter um filho fantástico é sem dúvida ter inicialmente uma mãe excepcional. Parabéns por ser como é na realidade a Xinha, por isso o Pedro era tão talentoso e continuará a sê-lo, por outra forma. Pelas estrelas que vão surgindo no céu pelos sorrisos que vai proporcionando. Beijos Grandes

    ResponderEliminar
  16. Olá Isabel
    Pois o livro está finalmente pronto e na gráfica para ser impresso.
    O Pedro está sempre presente nas nossas vidas e nós vamos tentando sobreviver sem a presença física dele mas com a certeza de que ele está sempre connosco e nunca, mas nunca, ninguém o vai esquecer.

    A Sofia (namorada do Pedro que está na ESE a terminar o meu curso :)) dizia-me ontém, no messenger, que mal podia esperar para ter o livro nas mãos e ainda:
    "e já agora partilho uma coisa... ainda há quem me chame rainha sofia como antes me chamavam... por causa do Pedro. A Joana dizia que era tipo um Conto de Fadas e era "ment to be"..."
    Eu comentei:
    "Mas foi...penso eu..."
    "Eu também... :)" respondeu ela

    Claro que um livro vai para ti...

    ResponderEliminar
  17. Carla
    Tenho a certeza que Deus me entregou o Pedro por saber o quanto eu o ia amar de modo a ele poder sobreviver neste mundo muitas vezes cheio de injustiça, inveja, maldade. Fiz o meu melhor...não sou perfeita mas jamais ele teria tido uma mãe que o amasse mais.
    Uma grande Amiga minha, que foi minha professora de Psicologia e Directora da ESEI Maria Ulrich escreveu-me:
    "Os seus Filhos são Obras de Arte e os filhos só são Obras de Arte quando a Mãe é uma Artista"
    Sei que o que sou foi "resultado" da educação, dos valores e do amor que sempre tive, sou "resultado" dos pais que tenho e dos pais dos pais deles...
    Sei que os meus filhos são também "resultado" de mim e muito parecidos comigo em muitas coisas. Sei que tive sempre um lugar muito especial no coração do Pedro mas sei também que o Pedro era muito melhor do que eu. Agradeço a Deus a honra e o privilégio de ser sua mãe e de o ter tido comigo durante quase 20 anos. Sei que ele não esteve cá por acaso...que tinha uma missão e cumpriu e que viveu tão intensamente, cada dia como se fosse o último, que viveu muito mais do que a maior parte das pessoas que partem deste mundo já velhinhas. Sei que ele tocou muitas vidas e que "Deixou o Mundo Melhor do que o encontrou."

    ResponderEliminar
  18. Carla
    Ainda bem que a sua filha Inês faz parte das minhas princesinhas...é mesmo uma princesinha, de quem eu gosto muito e fico muito feliz por ela ter uma mãe como a que tem.
    O vosso livro fica reservado.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  19. Neuza
    Ora aqui está uma das minhas princesas mais crescidas, que já está no 9º ano...que conheceu o Pedro e o Frederico quando foi da minha sala aos 4 e 5 anos, que veio cá dormir a casa e também à de Lisboa. Que é da idade das minhas sobrinhas Maria (Eugénia)e Madalena e que brincou muito com elas. Que esteve de mão dada comigo na missa do 1º mês do Pedro. Que já cá veio passar uns dias a casa depois disso. Que faz parte da minha vida.
    Claro que vais ter o teu livro!
    Muitos beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  20. Olá Xinha,
    A ideia de publicar esta história do (permita-me...) nosso Pedro é maravilhosa.
    Fui a primeira pessoa a lê-la e, apesar de conhecer bem a sua escrita, espantou-me, principalmente pela genialidade da forma como deu a volta ao tema. Desde esse momento soube,sem margem para dúvida, que estava ali o vencedor.
    A sua publicação permitirá também que outros conheçam um pouco daquilo que o Pedro foi- uma brisa perfumada que alguns tiveram a alegria de sentir.
    A ilustração é linda e, tem toda a razão, quando a vi, pensei que fosse do Pedro! Um traço muito mais maduro,é claro, mas que lembra imenso os desenhos que fazia em menino...
    Lamento não ter acompanhado o seu crescimento, muitas vezes me perguntei como estaria...em que rapaz se teria tornado...e fiquei feliz em saber que era um jovem maravilhoso e feliz (como bem revelam os inúmeros posts no blog). A frase de Fernando Pessoa parece escrita a pensar no Pedro, mas... como a Xinha afirmou, "faz cá muita falta"- todos ficámos mais pobres com a sua partida...
    Para terminar, BEM HAJA Xinha, por ser uma mãe maravilhosa, por contribuir para tornar o Mundo mais bonito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Cristina
    Gosto muito de a ver por aqui e tenho a certeza de que o nosso Pedro também...
    Tal como já tive oportunidade de lhe dizer Deus entregou-me o Pedro neste mundo maravilhoso, mas complicado e dificil, mas enviou-lhe vários anjos que o foram apoiando ao longo da sua vida terrena.
    Mil vezes obrigada por ter sido um deles!
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  22. Coração!

    É um privilégio ter-te como minha amiga, porque sei que o muito que me dás é uma milésima parte daquilo que és como mãe. És grande!
    O leão está lindo e desperta a curiosidade para ter e ler o livro que sei que só os mais próximos terão o direito de partilhar contigo por ser uma jóia tão especial.
    Beijos miga

    ResponderEliminar
  23. Xinha,

    Quero muito este livro. O Leão está(é) divinal! Tão terno! Tão puro!Quero ( se possivel) 3 exemplares: um para mim, e os outros dois, para oferecer a cada um dos meus dois filhos.

    Um beijo

    Flávia Domingues

    ResponderEliminar
  24. Sara
    Está tão lindo...
    Sabes que a Ana é uma verdadeira Artista mas tem bem a mão do Pedro...ou de Deus.
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Flávia
    Terno e puro são duas das principais caracteristicas do Pedro e criativo também que é uma linguagem que tu conheces de perto...
    Sei que os livros ficam bem entregues.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  26. Que prenda mais bonita... que mais poderás dar ao mundo? Cada dia me surpreendo mais com as coisas que aprendo contigo...
    Apesar de tudo, que triste é, mas o acto é de uma simplicidade e grandeza que só certas pessoas o conseguem fazer! Acho que uma delas és tu!
    Também quero um livro para mim, posso assim lê-lo aos meus meninos e dá-lo à Leonor...
    Um beijinho muito grande
    Sara

    ResponderEliminar
  27. Sara
    Simplicidade e grandeza definem bem o Pedro...
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  28. Teresa Abecasis disse:

    Tia Xinha,

    estou literalmente de lágrima no olho...que ideia fantástica...aposto que o Pedro diria: "ideias e coisas da minha mãe..", mas no fundo está super orgulhoso...
    Quero muito ler...estou ansiosa por entender tudo o que está escrito e subentendido nas linhas que o Pedro nos dedicou...
    Parabéns!!!Parabéns... bjinhos

    (Mensagem que tentei deixar no blog e não estou a conseguir..)

    ResponderEliminar
  29. Teresa

    Já me fizeste sorrir...estou mesmo a ver a cara do Pedro a dizer isso com aquele abanar de cabeça...meio sorridente meio conformado...
    Beijinhos grandes...

    ResponderEliminar
  30. Olá. Não sei muito bem o que lhe dizer dado que quaisquer palavras seriam insuficientes para descrever tudo o que o Pedro representava para mim, como para muitas outras pessoas, cujas vidas foram tocadas por ele.
    Ainda assim, só lhe posso agradecer por fazer com que a lembrança dele continue tão forte e tão bonita como ele próprio fez questão de ser em tudo o que fazia.
    Muitos Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Marta
    Sei que a "ausência" do Pedro provoca uma tal tristeza que até é difícil falar nisso mas lembra-te que ele está perto...sempre connosco.

    A morte não é nada
    Eu somente passei
    Para o outro lado do CAMINHO.

    Vocês continuam a viver
    No mundo das criaturas
    Eu estou a viver
    No mundo do Criador.

    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.

    Eu não estou longe
    Apenas estou
    do outro lado do CAMINHO.

    ResponderEliminar
  32. Xinha,
    ...não encontro as palavras que gostaria de te dizer...apenas que o amor vence tudo, ultrapassa todos os limites e barreiras...mesmo aquelas que não podemos entender...
    Que mulher extraordinária que tu és!
    Quando esse livro estiver à venda vou querer muito um.
    Bjs

    ResponderEliminar
  33. Lenita
    Eu não sou extraordinária, mas o Pedro é, sem dúvida...sempre foi e vai ser para sempre.
    Falta pouco para o livro chegar...e espalhar mais um pouco do Pedro.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  34. Sinto um orgulho enorme em ter sido a primeira professora do Pedro.Era um menino lindo,divertido,com um sentido de humor fantastico.Falar do Pedro emociona-me e fico tão triste por não ter acompanhado de perto o seu crescimento....Tambem quero ter o privilegio de ter um livro do nosso Pedro o meu PÊPÊ!

    Dina Nogueira

    ResponderEliminar
  35. Amiga Xinha

    A minha ausência prende-se com o facto de não conseguir arranjar palavras para tão grande gesto. Parabéns por seres como és!!
    Fantástico!! Também quero!!
    O Pedro estará muito orgulhoso da sua familia.

    ResponderEliminar
  36. Dina
    O Pedro e a Dina estiveram muitos anos sem se verem, desde que ele saiu do colégio, com dez anos até aos 18 anos, altura em que ele voltou ao colégio com a Sara, para uma visita e a Dina não o conheceu...
    Ele nunca se esqueceu da sua educadora e guardou sempre uma grande ternura por si.
    Lembro-me do Pedro me ter contado que a Dina não o conheceu e que ele brincou consigo por isso, com aquele ar malandro dele, cheio de charme...
    Lembro-me da Dina me ter contado que não o conheceu e que ele não lhe dizia quem era...
    "E eu toda envergonhada com aquele rapaz giríssimo ali à minha frente sem o conhecer..."
    Contou-me a Dina e o quanto ficou radiante e exclamou: "PêPê!" quando ele disse que era o Pedro Maria e deram um enorme abraço.
    Combinaram encontrar-se, conversar, rir...mas afinal aquele momento, sem que nenhum dos dois soubesse, foi a despedida.
    Sei o quanto a Dina gostava do Pedro e como ficou arrasada com o que aconteceu mas agradeça a Deus ter tido o privilégio de o ter visto já
    adulto.
    Um dia vão voltar a encontrar-se, conversar, rir...e enquanto isso não acontece lembre-se que ele nunca se esqueceu de si.
    Muitos beijinhos da Xinha.

    ResponderEliminar
  37. Cris
    Fico muito feliz por poder partilhar um pouco do Pedro convosco...e por vocês terem surgido na minha vida e fazerem parte dela, visitando-me e deixando comentários que têm sido muito importantes para mim.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  38. Xinha querida, estou ansiosa por ler o livro.Lê-lo vai ser sem dúvida um momento inesquecível.
    Um beijo grande da tua sempre amiga Isabel.

    ResponderEliminar
  39. Isabel
    Inesquecível como o Pedro...
    Inesquecível como a nossa amizade...
    Mil beijinhos da tua amiga para sempre Xinha

    ResponderEliminar
  40. Olá Xinha,
    Levei uns dias a cá vir... vim hoje no 1º dia do ano de 2010... para conhecer um pouco do Pedro ... do leãozinho... do rei... do amor de mãe... da saudade... da presença.
    Sei que o próximo dia de Reis será um dia muito especial para a família e todos os que conheceram pessoalmente o Pedro, assim como para os que o irão conhecer agora!
    Bem-haja Xinha por partilhar o seu amor de mãe connosco!
    Logo me dizes como poderei adquirir o livro.
    um abraço e votos de um Bom Ano.

    ResponderEliminar
  41. Continuo sem entender pq alguem tão bonito nÃO está fisicamente presente nas nossas vidas.Hoje senti saudades que doiem que fazem chorar.estou sempre aqui Xinha-Gosto muito de si e o meu AMOR pelo Pedro é infinito.bj Dina

    ResponderEliminar
  42. A Ana Bela disse:

    Olá Graça!

    Gosto muito de ler o seu blog e ver como o Pedro está mais vivo que nunca através de si e de todos nós. Sei que não a vejo muita vez mas tenho-lhe uma grande estima, tal como tenho pelo Pedro.
    O que diz no blog é verdade...não passa um dia em que não me lembre do Pedro e do quão especial e importante ele era. Ele era único e abençoado...e acredito pela carta que leram no velório que ele está feliz e que cumpriu a sua missão neste mundo...tornou-o melhor...melhor de uma maneira simples e genuína que só ele sabe ter.

    Queria desejar um feliz natal e um bom 2010 para si e para a sua família, sei que o Pedro ainda olha por todos os nós, especialmente pela mãe que tanto ele ama e que o ama a ele!


    Espero também ter o prazer de ler o conto do Pedro...tenho a certeza que será tão especial e genuíno como ele é!


    Um grande beijinho,
    Belinha

    ResponderEliminar
  43. Belinha
    Realmente o Projecto de Vida do Pedro, que ele escreveu precisamente dois meses antes de partir, que estava dobrado e lacrado no cofre do CNE de Algés e que foi lido naquela noite, é apenas a confirmação de tudo o que o Pedro foi e do que se propunha continuar a ser como Homem, Escuteiro e Cristão e a continuação do Exemplo que continua a ser.

    O Pedro vai olhar sempre por todos nós porque assim como não passa um dia sem nos lembrarmos dele também ele pensa sempre em nós.

    Beijinho grande para ti para a Leonor e para os teus pais.

    ResponderEliminar
  44. Estive na aldeia dos meus pais e o temporal era tanto que nem os primos mais novos tinham net.É claro que a primeira coisa que fiz quando cheguei foi pedir aos meus filhos que ligassem o computador, para dar uma vista de olhos pelo blog da xinha.IH! Meu Deus!Tornou-se realidade o maior desejo da xinha para 2010.
    Como eu sabia que esse era o teu desejo e como tenho uma familia enorme e espectacular,já fui angariando leitores para este livro que é de certo o mais bonito de todos!
    Parabéns Pedro,xinha,Frederico e prima ilustradora,por tornarem este livro uma realidade.

    ResponderEliminar