quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A TRABALHAR O LIVRO DO PEDRO

.

.
Os meninos do 3º D, alunos da Prof. Paula, ouviram esta semana a história que o meu filho Pedro escreveu e estiveram a trabalhá-la e a Prof. Paula, minha amiga e mãe do meu príncipe Zé Pedro fez-me a surpresa de me oferecer os registos que fizeram, escritos e ilustrados em cartolinas individuais, com uma capa muito bonita. Aqui ficam alguns dos comentários...


.
No dia um de Fevereiro de dois mil e dez a professora leu a história de um livro chamado "Um Leão no Pacífico". Era muito bonita, o autor é Pedro Sanches e a ilustradora é a Ana Lopes. (Pedro)
.
A professora contou-nos a história "Um Leão no Pacífico". Eu gostei imenso da história do Pedro Sanches e os desenhos da Ana Lopes estavam muito giros. A minha parte preferida foram todas mas a minha mesmo preferida foi a parte em que nasceram leões marinhos e a parte mais engraçada foi a que o leão marinho estava a beber cerveja. O desenho que eu mais gostei foi os golfinhos e o leão. (Bárbara)
.
A história é muito linda e muito bonita. O desenho tem imagens tão bonitas e o texto para mim foi impressionante. (Tiago)
.
A parte que eu mais gostei foi ele ser um leão marinho. Eu gostei também da história e eu também gosto dos desenhos porque parece real. O Pedro é bom a fazer histórias. Eu acho que ele vai ser um bom escritor. (Francisco)
.
Eu gostei muito desta história. Os desenhos são muito giros e gostei também da letra do Pedro Sanches, ele escreve muito bem.
.
A história que a professora leu de Pedro Sanches está muito gira. A parte que eu gostei mais foi todas, são todas muito engraçadas e o desenho que eu gostei mais foi quando os golfinhos apareceram. (Mafalda)
.
A parte que eu gostei menos foi quando o leão marinho estava a beber a cerveja e o coração parou e o leão marinho morreu mas ainda teve alguns filhos. A parte que eu gostei mais foi a parte que o leão teve filhos. (Tomás)
.
A história que a professora leu do Pedro Sanches é muito bonita. Quando ouvi esta história fiquei espantado porque era de espantar a história. (Ruben)
.
A história que a professora leu do Pedro Sanches está muito engraçada porque tem muita imaginação, alegria e aventura. (Mariana)
.
A minha opinião é que a história é diferente das outras por isso é espectacular. Tem alegria. A parte que eu mais gostei foi quando ele recuperou mas também gostei de mais partes. (Sofia)
.
O Pedro tem muita imaginação porque ele fez esta história linda porque ele conseguiu imaginar tudo isto, ele devia fazer a segunda edição. (Rui Pedro)
.
A história foi muito bonita, gostei muito, trás paz. (Catarina)
.
Eu gostei muito do texto o texto era lindo. Eu gostei da parte que o leão pulou do barco e gostei quando o golfinho salvou o leão. Quando o leão foi ao Pacífico e ficou no hospital e quando o leão foi virando um leão marinho. (Mateus)
.
Eu gostei muito, muito da história. Gostei da parte que o leão se transforma num leão-marinho e também gostei dos golfinhos, das cores alegres. O Pedro Sanches e a Ana Lopes fizeram um bom trabalho. Adorei esta história "Um Leão no Pacífico. (Paulo)
.

Trabalho realizado pelo 3º D no âmbito do nosso projecto de ano "Um animal, um amigo".
.


Os alunos não sabem que o Pedro, autor da história "Um Leão no Pacífico", é meu filho.

5 comentários:

  1. Fantástico,

    adorei os comentários dos meninos da Professora Paula. A iniciativa foi deslumbrante.

    Beijinhos para todos os meninos e meninas da turma 3ºD, igualmente para a grande mentor a deste projecto, com um abraço enorme.

    ResponderEliminar
  2. Quando terminei de ler a história do Pedro,os dedos levantaram-se de imediato para darem as suas opiniões.Trabalho a que se habituaram;dar opiniões ao fim de cada livro lido)emocionalmente nada preparada para ouvir 23 opiniões que para mim iriam ser comoventes pedi que escrevessem o que quisessem sobre a história.O resultado foi surpreendente,até o mais peste da sala escreveu um texto lindo.Hoje disse-me que ia escrever bem para ser escritor como o Pedro«talvez tu também escrevas um livro bonito como este ,com os meus textos...»achei tanta piada!
    Não disse quem é o Pedro porque gostam muito de ti o que os poderia influênciar.
    Logo às 8 da manhã assim que cheguei a 1ªpergunta foi se tinha oferecido a prenda especial ao Pedro,disse que ofereci à mãe porque o Pedro foi fazer uma viagem.«e a mãe gostou?»respondi que não sabia,mas prometi-lhes que a mãe lhes iria deixar um recado...

    ResponderEliminar
  3. Paula

    Apesar de ter viajado, o Pedro sabe que gostaram muito da história dele e que estiveram a trabalhá-la. Tenho a certeza de que gostou dos desenhos e dos comentários. Sabes Paula, o Pedro também teve meninos da idade dos teus pois foi Chefe de Lobitos (dos 6 aos 10 anos), nos escuteiros e era delicioso vê-lo a passar a caminho de actividades ou da missa com os lobitos todos atrás...várias vezes fiquei no carro a assistir.
    O Pedro sempre esteve habituado a lidar com crianças pois são muitos netos e tem muitos primos e ainda teve sempre muitos primos emprestados, alunos meus que passavam a vida cá em casa...e sempre teve muito jeito e muita paciência para os mais novos. Lembro-me dos comentários dele quando aos 18 anos foi Chefe dos Lobitos...completamente fascinado:
    "Eles são de uma pureza..."
    Lembro-me do primo, que tem a mesma idade, comentar incrédulo, num jantar, em casa dos avós:
    Não sei como é que tens paciência para passar os sábados a tomar conta de "putos"...
    E de eu reclamar de imediato que ele não fazia ideia do enriquecimento de vida que isso proporcionava.
    Lembro-me do ar do Pedro de tolerância para o comentário do primo e do sorriso e da troca de olhares comigo como quem me diz, com toda a sua imensa maturidade, que não valia a pena argumentar...há coisas que só se entendem quando são vivênciadas.

    Quanto à mãe do Pedro...recebeu a vossa surpresa e esteve a ver os comentários e os desenhos com todo o cuidado...posso dizer-vos que gostou muito...mas ela irá dar-vos notícias...

    Beijinho grande Paulinha.

    ResponderEliminar
  4. Olá Xinha! Estou ansiosa por ter a história do Pedro! Qual é a editora? Gostava de ver aqui do lado direito a capa desse livro (em homenagem ao Pedro:D)!
    Ah! A minha filha encontrou os bonequinhos das preocupações!!!!!!!!!
    Beijinhos e milsorrisoscoloridos

    ResponderEliminar
  5. Olá Verinha
    Optámos por uma edição de autor em que o lucro total reverte para uma associação seguindo assim os ideais do Pedro.
    A capa do livro já está aqui do lado direito desde que o livro foi lançado, mas em cima em lugar de destaque!
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar