quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NOVO ANO COM NOVOS PROJECTOS

.
Novo ano com novos projectos e novos desafios...
.
...no final do ano lectivo passado, em Julho, fui convidada/nomeada, pela Directora do Agrupamento de Escolas onde trabalho, para o cargo de Coordenadora do Departamento do Pré-Escolar. Fui apanhada um bocadinho de surpresa e tentei equacionar, em poucos segundos, tudo o que isso envolvia. Sei que tenho capacidade e perfil adequado para desempenhar as funções que me são confiadas, mas nunca foi uma ambição minha, um objectivo, uma meta a atingir. Achei piáda à minha Directora que comentou:
"Já passaram dez segundos...ainda não respondeu...é bom sinal!"
Entrei ontem ao serviço e tomei posse do meu novo cargo...não sabia se iria manter grupo de crianças ou não. Tinha quase a certeza que não pelo que diz a legislação mas a vontade tem muita força e sinceramente não me via sem príncipes e princesas todos os dias à minha volta por isso preferi pensar que talvez a Directora tivesse espaço de manobra, dentro da lei, para decidir dado que, como disse a minha mãe quando soube, eu ficar sem sala, sem crianças, é um autêntico desperdício. As mães são assim mas eu diria que também têm quase sempre razão, pelo menos a minha.
A verdade é que não é compativel pelo que, este ano, pela primeira vez em vinte e cinco anos, vou ficar sem grupo o que também aceitei bem porque estava preparada para isso poder acontecer ou por não ter percebido ainda muito bem o que isso significa...
É estranho não ter uma sala, não ter crianças a correrem para mim de braços abertos todas as manhãs à minha chegada, sem esperarem sequer que eu largue o que levo nas mãos...computador, máquina fotográfica, livros, etc... e quase atirarem-me ao chão. É estranho não ouvir gargalhadas constantes, histórias engraçadas, beijos a toda a hora e gestos que se dão com pureza, conversas cheias de luz, de brilho e de cor. As crianças são únicas, são seres raros e só entende isto quem tem o privilégio de as ter, de as entender e de criar com elas uma cumplicidade que a maior parte das pessoas não conhece e que nos faz apaixonar para sempre por elas e elas por nós. Talvez seja por eu ser especial e muito abençoada que tenho a felicidade de pertencer a este grupo restrito de pessoas que as crianças fazem sorrir, sonhar e voar.
A minha Directora lançou-me um desafio e, como as crianças, fiquei curiosa para experimentar, para tentar conseguir passar este meu olhar, este meu sentir, este meu imenso amor e cumplicidade pela infância a jovens que poderão amanhã pertencer ao grupo de adultos que têm a sabedoria de poder perceber, sentir, saber que as crianças são "apenas" aquilo que há de melhor no mundo.
É assim que, para além de Coordenadora do Pré-Escolar, vou ter uma turma de CEF e, pela primeira vez vou trabalhar com adolescentes, com todas as suas caracteristicas...com toda a sua rebeldia, com toda a sua adrenalina, com todos os seus sonhos, com todas as suas contestações...mas, se precisar de ajuda, sei que tenho príncipes e princesas meus na escola de cima em todos os anos...no 4º, no 3º, no 2º e no 1º, prontos para me ajudar sempre que eu precise!
Sabem o que é um CEF? Curso de Educação e Formação. São alunos que seguem uma via profissional.
Sabem o que é um CEF? Eu também não sei muito bem mas sei que vou saber dentro de muito pouco tempo!
.

12 comentários:

  1. Olá Xinha!

    Que comeces bem este ano e esta no fase da vida é o que te desejo. Sei que serás mais do que capaz de corresponder ao desafio, com muito empenho e dedicação.

    Só tenho pena de não ter a "companhia" dos princípes e princesas... tal como tu! Mas os mais velhinhos vão ter a sorte de te terem por perto e isso será decerto muito bom para todos.

    É uma nova experiência, há que agarrá-la com unhas e dentes!

    Beijinhos e até sempre...

    ResponderEliminar
  2. Força, e com muita garra que nós desejamos. Falei com a Inês sobre a sua nova etapa e ela respondeu: " Mas ela nunca se esquece de nós, é pena que não a vou ver tantas vezes. Mãe pede para voltar para a nossa escola, tenho saudades da Xinha." O que respondi, realmente não se esquece de vós, mas vai ajudar outros meninos e melhorar outros serviços. Por isso, força Xinha estamos consigo.
    Beijinhos do tamanho do mundo, porque desde que entrou na nossa vida faz sempre parte de nós.

    ResponderEliminar
  3. Força Xinha, estamos todos a torcer por ti, para que este novo desafio que vais abraçar e vencer, corra pelo melhor. Os alunos do curso CEF são uns miúdos cheios de sorte, mas eu apetece-me dizer como a tua mãe: - Que desperdício!

    ResponderEliminar
  4. Juca
    Nada é por acaso...acredito que este meu novo trabalho seja importante e talvez faça a diferença para alguns jovens. Espero realmente que sim porque o preço é muito alto...trabalhei com crianças até aos seis anos durante vinte e cinco anos sem interrupção e isso significa muito para mim...é tão natural como respirar. Talvez tenha chegado o momento de preparar jovens para trabalharem com crianças percebendo o tesouro que elas são. Jovens que podem nunca ter sido amados e respeitados como crianças, que podem nunca ter tido educadoras nem pais como nós. Mais vale tarde que nunca...é o que se diz...vou apostar nisto.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla
    Não, nunca me vou esquecer da Inês e pode-lhe dizer que vou visitá-la sempre!
    Ainda não sei o meu horário nem como é que vai ser a minha vida pelo que não sei se poderei ir todos os dias à escola...agora vou ter de me dividir pelas três escolas, mas de certo que irei muitas vezes enchê-la de beijos!
    Mil beijinhos às cores da Xinha

    ResponderEliminar
  6. Luz
    Já estou cheia de ideias...quem sabe eu não poderei fazer um trabalho de articulação com os alunos do CEF e os meus príncipes e princesas...
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  7. Xinha

    Novas experiências. Novos projectos. Novos horizontes. Como alguém dizia: ! Sem Medo. Com ambição. Com esforço e máximo empenho." :)

    És a pessoa ideal. Também, sempre, acreditei, que , estamos no sitio onde mais precisam de nós e isto não é por acaso! A lei de Deus. O equilíbrio do Universo.

    Um grande beijo
    Flávia

    ResponderEliminar
  8. Flávia
    "Sem Medo! Com ambição. Com esforço e máximo empenho." repeti eu a fim de me recordar.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  9. Votos das maiores felicidades no novo cargo, que ,concerteza, vai desempenhar com o empenho e profissionalismo de sempre.
    Que oo horizontes se alarguem, as ideias surjam e os projectos se cumpram.
    bjs
    Rosarinho

    ResponderEliminar
  10. olá xinha...
    que bom projectos novos, desafios...fico feliz de saber
    e quando é que nos juntamos para falar dos promenores???beijo pita

    ResponderEliminar
  11. Xinha, não tenho aparecido por aqui e fiquei perplexa com a notícia... Sei que a vais desempenhar da melhor forma, o teu reinado vai ser outro.
    As maiores felicidades nesta nova etapa.
    Beijinhos da Alda e da princesa Alice

    ResponderEliminar
  12. Como mãe fico muito triste de não continuares como Educadora,tenho pena que nenhum grupo de crianças da nossa escola, tenha a sorte que teve o meu filhote.
    Como grande amiga estou muito feliz,é um desafio que te vai ocupar muito do teu tempo e é disso que a minha doce Xinha precisa.
    BOA SORTE!

    ResponderEliminar