domingo, 24 de outubro de 2010

TRABALHAR EM FITARES...

.
.
Não percebi muito bem porque é que fui parar a Fitares. Apesar de ficar perto de casa nunca concorri para lá, como nunca concorri para outras escolas da zona onde vivo. Estive 15 anos em Colares, 5 anos no Agrupamento de Igreja Nova em Mafra e 2 anos no Agrupamento D. Fernando II em Sintra. Em todos estes sítios tive o privilégio de uma paisagem sem fim que me enchia, em cada manhã, a alma, só de olhar. Fiz grandes amigos. Amigos para sempre.

No último ano em que estive em Sintra, 2005/2006, concorri para efectivação mas, mais uma vez, apenas para as escolas do agrupamento onde trabalhava e não fiquei colocada. A minha colega e amiga Paula, que trabalhou esses 2 anos comigo, efectivou em Fitares e chorou tanto com o "choque" de ir para uma escola que não conhecia e da qual não ouvia falar muito bem, que eu prometi que no concurso seguinte escolheria Fitares como primeira prioridade para ficarmos juntas. Acontece que temos a ilusão de que podemos traçar o nosso caminho mas, em Maio desse ano, depois do concurso, a minha vida deu uma volta de 180º e, de um momento para o outro, tudo mudou.

Fiquei colocada em Fitares, para onde tinha concorrido em primeira prioridade, e a minha amiga Paula, por quem eu concorri para Fitares, acabou por não ficar lá porque foi convidada para ir trabalhar para a Intervenção Precoce. Não foi bem assim...fomos as duas convidadas para essa equipa e a Paula insistiu imenso comigo para eu ir, mas a minha vida estava virada do avesso e eu não queria nada que a alterasse mais.

Foi assim que eu fui parar a Fitares e perguntei-me porquê...uma escola rodeada de prédios altíssimos, sem natureza, apenas cimento, e onde eu tinha de olhar para cima e ver o céu para poder "respirar". Pessoas estranhas, que eu não conhecia e que, por isso, não me diziam nada, não significavam nada para mim e, principalmente, não me tinham conhecido antes da minha vida mudar e portanto nunca me iriam conhecer na realidade...pensava eu.

As crianças, essas eram como todas as crianças que sempre tive...magníficas, príncipes e princesas e acredito que foram sempre escolhidas "a dedo" para mim, ano após ano, porque precisavam de mim e/ou eu delas.

Três anos em Fitares e fiz especialmente uma amiga, a Sara, educadora como eu. Três anos em Fitares e pessoas simpáticas, pessoas que me desiludiram, pessoas que não interessam, pessoas que tentei ajudar, pessoas que tentei "ensinar", pessoas para quem tentei ser exemplo, pessoas que me tentaram prejudicar e pessoas maravilhosas, falando de colegas, de auxiliares e de pais.

Ainda assim foi para Fitares a minha primeira prioridade no concurso de efectivação e fiquei efectiva.

Quarto ano em Fitares umas colegas saíram e outras entraram. O ambiente ficou mais calmo...melhorou. Os laços com algumas colegas do 1º ciclo apertaram-se e nasceram amizades verdadeiramente importantes.

Quinto ano em Fitares fui convidada pela minha Directora para Coordenar o Departamento do Pré-Escolar e verdadeiramente desafiada por ela para dar aulas a um CEF. Aceitei porque já me sinto mais "eu" e portanto capaz de aceitar desafios sem medo, com vontade, com garra e com todo o empenho!

O ambiente na escola sede, onde dou aulas e onde passo a maior parte do tempo, é excelente. Os meus colegas, professores do CEF, são fantásticos, os miúdos, os nossos alunos de 15 anos, são merecedores de todo o esforço, de todo o amor e exemplo que lhes possa dar, a Directora...o que é que eu posso dizer da Directora para além de que é muito especial... é inteligente, determinada, empenhada, tem capacidade de liderança, é interessada, justa, humana, tem sentido de humor e proximidade às pessoas. Os outros membros da direcção estão também sempre disponíveis, atentos e prontos a "socorrer-nos" em tudo.

Não percebi muito bem porque é que fui parar a Fitares.

Agora percebo perfeitamente.

.

17 comentários:

  1. Olá Xinha,
    Tudo tem uma razão de ser na vida e por vezes "Deus escreve direito por linhas tortas". Ainda bem que a Paula insistiu para ir para Fitares pois os seus principes e princesas ganharam muito com isso.
    Eu que o diga, apesar de já não estar tantas vezes consigo como gostaria, o meu Daniel está sempre a pensar na Xinha e foi a pensar em si que fez um desenho seu e o colou na capa do caderno principal da escola.
    Nós pais só temos a agradecer por tudo o que fez e tem feito por eles.
    Um beijinho muito grd
    Armanda

    ResponderEliminar
  2. Olá Mãe do Daniel
    Uma vez príncipes e princesas da Xinha para sempre príncipes e princesas da Xinha.
    Os laços que nascem entre mim e eles, a relação que cresce é demasiado verdadeira para acabar com o final do ano.
    Este ano fui jantar com os meus príncipes e princesas de Colares que foram meus aos 2,3,4 e 5 anos e já têm 17 anos e foi como se o tempo não tivesse passado...a relação, a intimidade, o amor mantêm-se inalteráveis.
    A Patrícia, minha princesa há mais de 20 anos, que já é casada e mãe, deixou-me o comentário no blogue que tenho agora com os meus alunos:

    "Xinha também quero voltar a ser sua princesa...
    ou seja quero sentar-me e ficar a ouvir o que tem para me ensinar ... horas esquecidas."

    Estas manifestações de amor são muito importantes e deixam o meu pássaro da alma muito feliz!
    O meu pássaro da alma sorriu enternecido por saber que o caderno do Daniel tem o meu retrato feito por ele.
    Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar
  3. Xinha é simples...Nada acontece por acaso!
    Bjinhos. Diana

    ResponderEliminar
  4. Diana, é mesmo isso!!!
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  5. Pois é Xinha, a vida nem sempre corre como pensamos ou planeamos. Mas a realidade é que quando estamos abertos para as surpresas que ela nos prepara acabamos por descobrir o porquê das coisas. Foste para Fitares para fazer um acto de amor a uma amiga e acabaste por mudar um mundo inteiro! Contigo nem podia ser de outra forma!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Xinha,

    Ao ler o que escreveste sobre Fitares, sobre ti e as tuas opções, sorri... e aqui continuo eu, a olhar o ecrã, cada letra, cada palavra, cada frase e …a sorrir.

    Só quem é verdadeiramente simples consegue o q tu consegues.

    Com simplicidade, sem artifícios nem ornamentos desnecessários. O que é belo permanece para todo o sempre; o que é desnecessário, com o tempo torna-se inútil.

    ... a tua vida traz beleza à vida de todos.

    Nada acontece por acaso. Tu estas onde mais precisam de ti. E as setas são nos dois sentidos...

    FD

    ResponderEliminar
  7. Xinha,

    Houve alguém que me disse, já no ano passado, quando fui parar ao agrupamento onde estou agora, que "às vezes não estamos onde queremos, estamos onde fazemos falta"... lembras-te?
    Foste tu mesma que mo disseste e agora digo-to eu a ti.
    Beijinhos, Juca

    ResponderEliminar
  8. Luz, Flávia e Juca
    Vocês sabem que não entraram na minha vida por acaso. Entraram para eu perceber que há outras Educadoras Fantásticas para além de mim...lol!
    Falando a sério, entraram para eu continuar a acreditar nas pessoas e a acreditar que vale a pena viver neste mundo apesar de tudo.
    Mil beijos para cada uma
    Xinha

    ResponderEliminar
  9. Só me ocorre:
    Esta luz pequenina vou deixá-la brilhar, esta luz pequenina vou deixá-la brilhar, esta luz pequenina vou deixá-la brilhar, vou deixá-la, vou deixá-la, brilhar!
    Não sei se estou em Fitares porque faço falta ou porque me faz falta a mim...!

    ResponderEliminar
  10. A nossa escola é um exemplo de trabalho e de amizade.Vamos trabalhar porque realmente gostamos imenso da nossa profissão,ficamos até ás tantas a planificar aulas,partilhamos tudo o que vimos de giro e interessante para os nossos alunos e na nossa horinha do lanche lá estamos para dar o miminho (como diz a nossa Raquel)para quem precisa.
    Adoro trabalhar em Fitares,porque aqui encontrei as minhas amigas inesqueciveis.
    Vamos trabalhar com boa disposição,logo produzimos melhor.
    Um beijinho xinha

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida Xinha...
    Tal como tu, também eu não percebi muito bem porque fui parar a Fitares... e ainda não percebo!!!
    Mas fico feliz por já ter à minha volta, pessoas de quem gosto muito e que me ajudam a ser mais "feliz"... ali... no meu dia-a-dia.
    Beijos grandes e com muitos mimos.

    ResponderEliminar
  12. Como não poderia deixar de ser... antes do meu clique de off no mundo cibernautico, um clique de "Xinha" fez-me ler as últimas e... Mais uma vez todas as palavras cobertas de gestos sinceros e amigos entraram no meu mais eterno ser e fizeram-me reflectir sobre mim e sobre um Eu... em Fitares! Agora, no meu segundo ano, sei o recheio que a minha vida passou a ter: para além dos meus pupilos, das minhas colegas, das demais funcionárias que trabalham comigo, estás tu, Xinha, quem eu conheci em Setembro e por quem já nutro uma admiração e carinho imenso.
    Estou contigo e tento seguir o teu pássaro...
    Boa noite e dorme bem.

    ResponderEliminar
  13. Sophia
    Fico mesmo contente por seres a minha DT, minha e dos nossos alunos, que te adoram.
    Os professores do CEF são mesmo o máximo...já lhes disse que nem sabem a sorte que têm com os professores, que estão verdadeiramente empenhados em ajudá-los a crescer e a obter sucesso.
    Não me pareceram nada surpreendidos porque o pássaro deles já lhes tinha dito...
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  14. Os caminhos cruzam-se com um sentido, aquele que Deus pretende. Para darmos valor a momentos bons temos que passar pelos maus e saber valoriza-los. Mas isso só compete a pessoas verdadeiras e puras na sua essência. A Xinha tinha que cruzar no nosso caminho, porque alguém muito poderoso achou que deveria ser assim. E nada acontece por acaso. Com muito amor e carinhos. Beijinhos grandes de nós todos.

    ResponderEliminar
  15. Carla, agora já não é "Olá Mãe da Inês...", agora já é "Senhora Psicóloga é um prazer recebê-la no meu blog...Quando é que inicia as suas funções no nosso Agrupamento de Escolas? Vai adorar trabalhar aqui!"
    Beijinhos da Xinha

    Beijinho à Ana Rita, Diogo e especialmente à minha Princesa Inês!

    ResponderEliminar
  16. Que bom poder trabalhar num ambiente tão fantástico,onde se respira amizade e solidariedade...espero um dia estar num local assim também...bjs de luz Xinha.

    ResponderEliminar