segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NÃO É NADA FÁCIL EDUCAR!


Não é nada fácil educar...

Educar...essa tarefa dos pais, dos professores...é por isso que os avós sentem sempre o Pássaro da Alma a voar quando estão com os netos e os pais nem sempre...nas alturas em que é preciso dizer que NÃO, nas alturas em que é preciso EDUCAR, tudo se complica. Quando os filhos ficam tristes o Pássaro da Alma dos pais fica arrasado mas tem de se manter porque AMAR é CUIDAR mas AMAR é também EDUCAR! Isto é o que acontece também com os meus meninos, sejam os crescidos ou os pequeninos...quando tenho de tomar medidas educativas que sei serem importantes, às vezes até determinantes, para a estruturação deles, o meu Pássaro da Alma fica triste, mas tão triste que deixa de voar porque é muito dificil educar. Educar implica estabelecer limites e fazer cumprir esses limites e com os alunos mais crescidos é muito mais dificil porque a exigência tem de ser muito maior e também porque estão na idade da rebeldia, da contestação e, apesar de eu saber e compreender isso, não posso poupá-los às consequências do que fazem. Hoje foi a primeira vez que isso aconteceu...não fizeram nada de transcendente...falam, falam, falam e hoje registei o número deles no livro de ponto o que significa que vão ter de responder por isso e o meu Pássaro da Alma ficou tão triste que ficou parado e não se mexeu mais durante o resto do dia. Nem quando estive no Jardim de Infância e os pequeninos me chamaram, me desafiaram, me pediram e insistiram para brincar com eles, como estão habituados quando lá estou, eu fui porque o meu Pássaro da Alma continuava imóvel. Ao fim da tarde, quando estava a sair, encontrei dois dos meus meninos rebeldes, de quem já gosto muito e disse-lhes:

"Estou muito contente convosco... : ("

"Oh stora..." disseram.

"Não é stora...o que vocês não percebem é que eu não gosto nada de vos castigar..."

"A stora pôs mesmo os nossos números no livro de ponto???"

"Claro que sim!"

"Oh stora..."

Depois ficámos ali a conversar, sentados no muro, sobre outras coisas descontraidamente e o meu Pássaro da Alma levantou voo!

11 comentários:

  1. Impressionante como eles já estão dentro de mim!

    ResponderEliminar
  2. Olá Xinha, como eu me revejo nas suas palavras, sinto-as como se fossem minhas. Tal como a Xinha, este ano também estou a dar aulas a um CEF, precisamente a disciplina de ACD. Todos os dias preparo com carinho as aulas, tento sempre associar trabalhos práticos à teoria e sobretudo basear-me na minha experiência como Educadora para lhes transmitir os conhecimentos e chegar-lhes mais perto. Mas é difícil, muito difícil, contudo não vou desistir porque "o que é díficil de alcançar, também o é de perder". Desejo-lhe muito boa sorte para esta nova fase da sua vida e caso precise de alguma coisa é só dizer.
    Bjs
    Diana

    ResponderEliminar
  3. Olá Diana!
    Que engraçado, finalmente encontro alguém que está a dar as técnicas de um CEF na área da educação e ainda por cima alguém que eu conheço! : D
    Podemos trocar ideias!!! Eu dou ACD e ACJI.
    Manda-me o teu mail para eu te mandar um convite para o Blogue que abri para eles mas que está fechado ao publico, para poderes ver o que temos andado a fazer.
    Eu tenho estado a dar-lhes um "banho" de formação pessoal e social, a fazer imensos jogos de dinâmica de grupo, a fazê-los experimentar todas as actividades de Jardim de Infância e a "regá-los" com muito mimo, porque só se pode dar aquilo que se tem e para eles darem precisam de receber!
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  4. Como sempre a excelente Xinha que conheço. Imagino o trabalho árduo que se encontra. Realmente é uma idade de experimentar de se saber quem são e o que pretendem ser. É uma fase de descoberta e de medos. E a Xinha deve entender isso mais que ninguém com eles. A sorte que eles têm de ter uma Professora tão sábia e carinhosa. Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla
    Já sei que vem trabalhar connosco! : )
    Fico muito contente e tal como a minha (nossa) Directora disse quando lhe falei de si e lhe disse que a conheço e que a Carla é excelente:
    "O que nós precisamos é de pessoas excelentes!!!"
    Beijinhossssssss da Xinha

    ResponderEliminar
  6. Obrigada,

    espero que corra tudo bem. Acho que vou adorar trabalhar com crianças e adolescentes. Não menosprezar os adultos que também precisam e muito de alguém que os compreenda. Bem quem não precisa de um Psicólogo nem que seja para descomprimir as suas opiniões os seus de sabores da vida sem ser julgado. Até muito em breve e um beijinho muito grande

    Carla

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Xinha!
    Obrigado por usares o teu pássaro da alma para ir ao encontro destas crianças, que nunca estariam onde estão, se os adultos que os rodeiam tivessem vivido de acordo como seu pássaro da alma!
    Obrigado pela tua coragem!

    ResponderEliminar
  8. Luz
    Infelizmente há demasiadas pessoas que nunca ouvem o seu pássaro da alma. Algumas até parece que nem têm alma e que o pássaro voou para longe...
    Beijinhosssssss da Xinha

    ResponderEliminar