terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRESENTE OU AUSENTE


Esta semana a Xinha trouxe o nosso Mapa de Presenças e esteve a explicar como trabalhar com ele. Aprendemos os conceitos de "Presente" e "Ausente" e a usar esta tabela de dupla entrada, o que não é muito fácil. Por enquanto a Xinha chama um menino ou uma menina de cada vez e, além de termos de seguir a linha do nosso nome, temos de parar no quadrado onde ela se cruza com a coluna do dia em que estamos. É um bocadinho complicado no início mas, daqui a uns dias já o conseguiremos fazer sem dificuldade nenhuma.

 

9 comentários:

  1. Gosto muito deste tipo de registo de presenças/ausências.
    No inicio custa-lhes um bocadinho, mas depressa aprendem a usa-lo!
    Estava a pensar, mais para a frente, mudar o da minha sala para um semelhante. O ultimo que construí tinha papel vegetal e todos os meses era preciso trocar e...chato!!!!
    Parece-me que este dá para apagar com álcool, não é?
    Ampliaste a tabela para uma cartolina?
    Conta lá como fizeste...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenita!
    Sim, este está plastificado e apagamos com alcool no final do mês, para o mês seguinte. Fiz numa folha A4, no computador e mandei ampliar num centro de cópias para o tamanho de uma cartolina. Colei a folha numa cartolina para reforçar e fiz o passe partout à volta também em cartolina e depois foi plastificado. Se quiseres posso mandar-te o que fiz. Depois é só mandares ampliar.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  3. De certeza que vão aprender a fazê-lo, depressinha e sem ajuda!

    Uso um mapa idêntico na Sala Fixe, mas é fotocopiado em tamanho A1 todos os meses (tenho o ficheiro em ppt e é só alterar de acordo com o mês).

    Anteriormente fazia como tu Xinha, usava um mapa plastificado e limpava no fim do mês, mas assim os dados permanecem e retira-se o quadro da parede, o que permite a cada um fazer as contas de quantas presenças e faltas teve.

    Bom trabalho!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  4. Olá Juca!
    Eu também já usei em papel mensalmente com o mesmo propósito mas agora faço assim e fazemos a estatística no final do mês antes de "apagar" o mapa. Vai-se variando... : >
    Preciso de falar contigo...vou-te mandar um mail.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  5. Se me envias já feito, eu agradeço Xinha!
    Vai ter que ser a tua versão, porque todos os custos serão suportados por mim!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. aff maria!!! em tds os trabalhos eu vejo foto da minha pequena!!! nos trabalhos mas simples até nos mas dificies!!! que orgulho e agradeço a Xinha pela por puxar por ela
    obg!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. o rodrigo disse: mae tenho que escrever todos os dias ....todos os dias...sabes mae é muito dificil...mas a xinha ajuda-me.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Lol...a princesa Clarinha está sempre "em cima do acontecimento"!

    ResponderEliminar
  9. É verdade a Xinha ajuda até não ser preciso o que está quase, quase a acontecer.

    ResponderEliminar