quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O MUNDO FANTÁSTICO DOS MONSTROS INVISÍVEIS I


Podem ser demasiado pequenos para serem vistos, mas estão por todo o lado. O mundo dos micróbios é um mundo invisível mas poderoso e fantástico. Eles habitam quase todos os sítios que se possa imaginar.




Foi isto que a Dra Helena, investigadora com doutoramento em biotecnologia, veio explicar aos príncipes e princesas. Quem a trouxe foi a Enfermeira Lucinda, uma amiga nossa  do Centro de Saúde de Rio de Mouro que trabalha em parceria com o nosso Agrupamento.



Os Microbios e as Bactérias são bichinhos muito pequeninos que estão em todo o lado. Alguns deles vivem no nosso corpo e são nossos amigos. Mas muitos dos outros que vivem à nossa volta podem fazer-nos muito mal se entrarem no interior do nosso corpo. Como são muito pequeninos, para conseguirem entrar para dentro de nós têm de ser ajudados e as nossas mãos são das suas amigas preferidas!
Depois de passarem para as nossas mãos, ficam à espera de uma oportunidade para poderem entrar para o interior do nosso corpo e isso acontece quando levamos as mãos sujas à boca ou quando ingerimos alimentos que foram manipulados por mãos sujas. Porque são muito pequeninos só os conseguimos ver utilizando aparelhos especiais como o microscópio ou se os cultivarmos numa geleia especial (meio nutritivo), dentro de caixas especiais.


A Dra Helena ensinou como se devem lavar as mãos exemplificando.


Depois pediu para as crianças se dividirem em três grupos. Um de mãos muito bem lavadas, outro de mãos mais ou menos lavadas e outro de mãos sujas. Depois disso as crianças de cada grupo deixaram a marca do dedo em três caixas diferentes que foram fechadas com fita cola e identificadas pelo grupo.







Depois ficaram a descansar (incubar) num ambiente quente, no armário da nossa sala e, para saberem o que aconteceu depois, terão de esperar como nós.

12 comentários:

  1. Que ideia genial...os miudos devem ter adorado.
    deve ter sido uma experiencia muito gira.
    beijinhos
    madalena

    ResponderEliminar
  2. O Rodigo Alves Gostou e aprendeu muito sobre os microbios agora já lava melhor as mãos e tudo ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Mãe do Rodrigo C.
    As crianças mostraram-se muito interessadas neste projecto e adoraram a evolução que fomos observando ao longo da semana.
    Beijinhos para o meu príncipe da Xinha.

    ResponderEliminar
  4. Olá Mãe do Rodrigo A.
    Ainda bem que o Rodrigo está a gostar da vida da escola e a interiorizar os conhecimentos que vamos descobrindo.
    Beijinhos para o meu príncipe da Xinha.

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro Antônio!
    Fico muito contente pela sua visita e pelos elogios ao Príncipes e Princesas. A Torre Mágica é um sítio onde gosto muito de passear.
    Este ano tenho, na minha sala, duas adoráveis princesas, "made in Brasil" : >
    Um abraço da Xinha.

    ResponderEliminar
  6. Adoro o título :) dava para um belo livro, ou filme!
    Bjs :)
    Estela

    ResponderEliminar
  7. Olá Xinha estive a dizer ao rodrigo para pedir lhe um livro emprestado q vi aí na sala que é O david vai á escola...mas ele diz que nao pode pq sao da Xinha gostava muito de ver esse livro e do nabo gigante...será que o poderia mandar para eu ler ao rodrigo????
    nota: nao esqueça de pedir o livro " um leao no oceano" beijinhos e obrigada
    Madalena

    ResponderEliminar
  8. Olá Estela!
    O título foi inspirado nos contos fantásticos do meu filho Pedro.
    Beijinhos e até amanhã!
    Xinha

    ResponderEliminar
  9. Olá Mãe do Rodrigo!
    A maior parte dos livros que lhes leio são realmente meus. Todos os dias levo uma história nova para lhes contar pelo que quando o Rodrigo diz que os livros são da Xinha tem razão. Muitas das vezes os livros ficam durante um tempo no meu armário para os trabalharmos ou para lhes emprestar quando os querem "reler". Alguns, os que gostam mais, vou comprando para a biblioteca da sala. Brevemente vamos iniciar o Projecto "Vai e Vem" em que as crianças levam o livro que escolhem para casa para ser lido em família mas, para isso, ainda vamos ter de aumentar a nossa biblioteca de sala. Mas claro que lhe empresto os livros que me pede. Quanto ao livro do meu filho Pedro, "Um Leão no Pacífico" que encomendou, já o tenho comigo e amanhã levo.
    Beijinhos para o meu príncipe da Xinha.

    ResponderEliminar
  10. O rodrigo hoje deu muito bem o recado..sobre os livros disse logo a xinha tem la tres....
    Disse tambem ao pai que a agua era invisivel e os microbios tambem.
    Mas se nao formos nós a pedir para contar o que ele fez no dia a dia....pouca coisa nos conta.
    Temos sempre que puxar muito por ele por vezes quando estamos a ver o blog e ele apareçe diz que nao é ele " só mesmo para nos fazer rir"
    no dia 28 ai estarei para ouvir a historia do PeDro Leitao o rodrigo como ja tem um livro disse logo ..sabes mae ele tem livro novos :)

    beijinhos
    Madalena

    ResponderEliminar
  11. Olá Mãe do Rodrigo!
    Tenho os três primeiros livros. Apresentei-lhes as personagens e expliquei-lhes o que era banda desenhada porque não estão habituados a este modelo. Li um bocadinho, que provocou gargalhadas, para abrir a curiosidade e depois o Pedro Leitão fará o resto.
    Estou mesmo a ver o Rodrigo a pregar essas partidas com um ar muito convincente. Ele é muito maroto a adora pregar partidas!
    Beijinhos para o maroto do meu príncipe, da Xinha.

    ResponderEliminar