sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PEQUENOS INVESTIGADORES NO LABORATÓRIO





A Xinha disse-nos que hoje íamos 

ter uma atividade especial...

estamos sempre a ter atividades especiais,

na verdade, e adoramos!!!

Desta vez fomos ao Agrupamento,

à escola dos alunos grandes,

fazer experiências.

Nós sabemos o que são experiências,

porque já fizemos algumas na sala,

mas a Xinha explicou que na sala só se podem fazer

experiências simples. As outras têm de 

ser feitas num laboratório, que é uma sala 

com materiais para fazer experiências.

Ficámos muito entusiasmados.

A Xinha perguntou para que é que se fazem

experiências e o Rodrigo respondeu logo:

"Para descobrir coisas!"

É isso mesmo...

...para descobrir e aprender!

Fomos para o laboratório de Físico-química,

onde nos esperava a Professora das Experiências...










_________________________________________









_________________________________________






_________________________________________







____________________________________________________






Agora vamos tentar explicar aos pais

como fizemos estas cinco experiências

e o que é que descobrimos...



10 comentários:

  1. Olá Xinha! A Sara gostou muito de ir á escola dos grandes e fazer as experiencias ;)
    Contou-nos como foi e o que se passou...então cá vai:
    "A professora das experiencias agarrou nuns fósforos e depois raspou na caixa para acender os fósforos. Pegou num copo que tinha um liquido e pegou fogo. Deu-nos uma tira de papel, que tínhamos que fazer muita força com o polegar na testa e depois com muita força na tira de papel. Depois tinha um copo balão com umas bolinhas pretas que foi a aquecer e as bolinhas desmancharam-se e ficou cor de rosa, colocou a tira de papel dentro do copo e ficou a marca do dedo no papel. Depois tinha uma tampa e apagou o fogo. (a Sara ficou triste porque na tira dela não ficou a marca do polegar como em alguns meninos e ainda por cima diz que pôs a tira de papel na caderneta para trazer para nos mostrar e a tira desapareceu).
    Nós também pegamos num copo balão, pusemos vinagre e fermento e depois pusemos um balão e ele encheu e quanto mais vinagre e fermento metíamos mais o balão enchia. O meu ficou muito grande ;)
    Nós tínhamos um pacote de leite branco de vaca vazio, havia uma palhinha lá dentro, com um papel azul na ponta da palhinha, preso com fita cola, que parecia um avião e depois nós apertávamos muito o pacote e "avião" começava a voar.
    Havia 2 caixinhas de plástico, uma em cada lado com um fio grande ao meio e tinha que estar esticado, púnhamos um no ouvido e outro na boca, depois um falava e o outro ouvia o que ele dizia. Parecia um telefone.
    Havia um circulo de papel e depois havia um liquido para fazer pinguinhas no papel, depois havia outro liquido que fazia bolinhas cor de rosa dentro do papel.
    Tínhamos uma garrafa cheia de água e tinha um tudo la dentro da garrafa e depois quando apertávamos muito a garrafa o tubo descia e quando largávamos a garrafa o tudo subia."
    Aqui está a explicação da Sara sobre as experiencias...nós aprendemos muito também ;)
    Beijinhos grandes da Sara e bom domingo Xinha!!!

    ResponderEliminar
  2. A filipa disse que as experiencias foram muito divertidas:
    1ª Balão ; pôs-se vinagre no balão de vidro das experiência e pôs-se e no balão, pôs-se bicabornato de sodio. No final o balão encheu;

    2ª experiencia não se lembra;

    3ª- Tinha ar no pacote e ao apertar o pacote o foguete subio;

    4ª - A garrafa tinha agua e quando se apertava o tubo subia e quando nós largavamos o tubo descia;

    5ª - O frasco de vidro tinha umas bolinhas e quando se punha em cima da chama aparecia roxo;

    ResponderEliminar
  3. a iara diz que a primeira experiencia foi a do balão, com fomento "que deve ser bicarbonato de sódio "vinagre.2exp a do submarino com uma garrafa cheia de agua a 3exp foi um foguetão com um pacote de leite. E a outra não se lembra muito bem o que lavava mas ficou nevoeiro diz que gostou muito

    ResponderEliminar
  4. "Gostei muito das experiências.
    Gostei muito de ver como a garrafa(pacote) voava com a palhinha...
    a outra era uma garrafa de água que tinha um mergulhador lá dentro e quando apertávamos ele descia e quando largávamos ele subia ;)) _ Rebecca Amad "

    ResponderEliminar
  5. Olá Xinha
    Aqui vai a explicação do Rodrigo

    - No balão pusemos fermento e um liquido no tubo para crescer.
    - 2 líquidos e eu misturei e ficou amarelo.
    - Apertamos o foguetão que tinha ar lá dentro e foi vê-lo a subir pelo ar.
    - Estávamos a tentar apertar a garrafa que tinha um tubo lá dentro e não conseguimos.
    - Aqueceu o frasco e pôs bolinhas pequenininhas e ficou fumo cor de rosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá a Mariana diz que as experiencias que fizeram foram muito giras.... uma garrafa de leite que tinha ar lá dentro , era um foguetão quando apertavamos saia de lá uma palhinha com um papel.... mais uma das expeciencias foi: um copo balão de vidro metiamos lá dentro vinagre, e com um balão de assoprar metiamos lá fermento, depois metiamos a parte de assoprar lá dentro e o balão enchia.... havia uma garrafa cheia de água até casa acima fechada e depois tinha lá dentro um tubo quando apertavamos ele ia para baixo , e quando largavamos ele ia para cima... havia um copo com 2 açucares diferentes quando mexiamos ele ficava amarelo... havia um copo de balão tinha lá bolinhas cinzentas lá dentro e depois num frasco havia fogo ela passava com o frasco lá por cima e o fogo ficou cor de rosa e já está..... :)))))) ;)

    ResponderEliminar
  7. Entao foi por fermento no balao e vinagre no copo balao...e quando se poe o balao a pontinha do copo ele comeca a encher..e se pusermoa mais vinagre o balao enche mais.depois foi aquilo que ficou amarelo...a Muna nao se lembra o que era:) a seguir o foguetao com a palhinha...apertavamos e o ar saia e a palhinha saia.o do cubo..quando apertavamos cubo subia...ficava Mais pesado...quando largavamos descia na agua,porque ficava mais leve.por fim noutro copo balao havia umas bolinhas cinzentas..aquecia -se e depois desapareciam...transformavam-se em fumo.ah e depois com o dedo cpm forca na testa e punhamos no papel w ficava marcado.depois punha-se papel no copo balao e quando tiravamos o dedo ficava marcado no papel.acho q esta tudo..explicado c gestos e uma delicia:) "ja escreveste...ja escreveste??";)

    ResponderEliminar
  8. A Sara, a Filipa, a Iara, a Rebecca, o Rodrigo, a Mariana e a Bruna estão de parabéns!!! Apesar de algumas pequenas trocas (normais em tanta informação), descreveram muito bem as experiências que fizeram mostrando ser verdadeiros pequenos cientistas!!!
    Muitos beijinhos para todos da Xinha!
    <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  9. "Olá sou eu! a professora das experiências! Adorei ter os prìncipes e as princesas da sala da Xinha nos meus domínios! Tão bem comportados, interessados e atentos! Deu para ver como são bem ensinados e estimulados pela Educadora que tem por eles um carinho que se vê a léguas!
    A primeira experiência é a reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre em que um dos produtos que se forma é o dióxido de carbono que é gasoso. Como foi colocado um balão de borracha no balão de vidro, o gás vai enchendo o balão! Como este gás é incombustível, ao se aproximar uma chama quando se retira o balão de borracha, esta apaga-se!
    A 2ª reação foi entre o iodeto de potássio que misturado com água dá uma solução incolor, e entre o nitrato de chumbo que, misturado com a água, também é incolor. Quando se juntam as duas soluções, forma-se o iodeto de chumbo, que é amarelo. Não há magia! É Química, foi o que tentei explicar...

    Os vapores roxos resultaram da sublimação do iodo, que é a passagem direta do iodo do estado sólido ao estado gasoso. Estes vapores aderem bem à gordura dos dedos impressa num papel, revelando as impressões digitais!

    Um tubo de ensaio virado ao contrário dentro de uma garrafa simulou o funcionamento de um submarino: quando se aperta a garrafa, entra mais água no tubo, este fica mais pesado e desce; quando se pára a água sai, fica mais ar do que água dentro do tubo de ensaio, este fica mais leve e sobe!

    E, antes que "morram de tédio", paro com as explicações!
    Beijos e até à próxima!"


    Jocas, grandes,

    Sylvie

    ResponderEliminar
  10. Olá Xinha,
    aqui está a explicação que o Tiago me explicou:
    1ª -O foguetão era feito com um pacote de leite, e tinha lá dentro ar e uma palhinha.
    Quando apertávamos o pacote a palhinha sai-a de dentro do foguetão.
    2ª - Uma garrafa estava cheia de água e tinha lá dentro um tubo.
    Quando se apertava a garrafa, o tubo descia, e quando se largava a garrafa o tubo ia para cima.
    3ª- Havia um telefone, e esse telefone era feito de plástico.
    O telefone tinha um fio, e quando se falava para o telefone, o som das nossas palavras passavam pelo fio e as outras pessoas conseguiam ouvir o que nós dizíamos.
    4ª- Um balão tinha ar e outro balão tinha água.
    O Tiago descobriu que o balão com a água era o mais pesado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar