domingo, 9 de novembro de 2014

UNS SÃO BRANCOS E OUTROS CASTANHOS





"Porque é que uns são brancos e outros castanhos?"

Foi a Lia que pôs esta questão

e alguns príncipes e princesas deram a sua opinião:

"Porque há pele branca e pele castanha." (Guilherme)

"Porque há uns que nascem com pele branca 
e outros que nascem com pele castanha." (Mariana)

"Porque as peles não são todas iguais." (Leonor)

"Porque nascem assim." (Maria)

"Porque as pessoas não são todas iguais." (Matilde)

"Porque os brancos são da família dos brancos
e os castanhos são da família dos castanhos." (Sara)



Estivemos a observar/comparar os tons de pele e percebemos 

que há muitos tons de pele...

"A Lia tem a pele castanha e o Pedro tem castanha 
um bocadinho mais clara." (Leonor)

"A Maria tem igual à da Xinha." (Afonso)

"A da Daniela é mais branca do que 
minha porque eu sou morena como o meu pai." (Leonor)

Então somos parecidos com os nossos pais...

"Sim...com o pai ou com a mãe..."(Leonor)
 
"A minha mãe e o meu pai são castanhos." (Lia)

"O meu pai é castanho mas a minha mãe é branca." (Pedro)

Por isso é que a pele do Pedro é castanha mais clara!

Depois foi a vez de observarmos os cabelos...

...loiros claros, loiros escuros, castanhos claros, 

castanhos escuros, pretos, compridos, médios, curtos,

lisos, encaracolados.

Depois os olhos...

...verdes, azuis, castanhos, castanhos claros

e castanhos escuros.


Depois de muito conversarmos sobre sermos 

todos diferentes a Xinha leu-nos um livro 

 que se chama "Somos todos diferentes"






No final do livro havia uma surpresa

e a Xinha chamou um de cada vez para ver,

 sem contar aos outros...

...era uma pessoa mesmo muito especial!




3 comentários:

  1. " No final do livro havia um espelho e a pessoa especial era eu" (Afonso )

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia... A imagem que o espelho reflete é muito especial. Os pais como não sabiam, chamaram a Leonor para lhes contar qual era a surpresa. Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Adorei ver a minha cara no espelho. Somos diferentes na cor dos olhos, do cabelo, da pele..... mas somos todos crianças. Maria Glória

    ResponderEliminar