quinta-feira, 7 de abril de 2016

TENHO UM ASSUNTO MUITO SÉRIO PARA FALAR CONVOSCO





Logo que lhes disse, ainda antes de me sentar, que tinha um assunto muito sério para falar com eles, ficaram em silêncio e esperaram. Não sei se foi o que eu disse se foi a maneira grave como o fiz, (a única maneira possível de tratar um assunto destes), mas a verdade é que ficaram muito sérios e atentos. Comecei por perguntar se sabiam o que eram terroristas.
A maioria não sabia e eu perguntei se sabiam o que é terror.
A Lia disse que eram os filmes de terror. Eu perguntei se esses filmes eram para rir e ela respondeu que não, que eram filmes de medo. Eu expliquei que terror é um medo tão grande, tão grande que quase não cabe dentro de nós e contei que em alguns países há terroristas que são pessoas muito, muito más e que nesses países há guerra e as pessoas têm de fugir para outros países que não tenham guerra.
Foi absolutamente maravilhoso ver a generosidade com que os vossos filhos receberiam os refugiados:
"Precisam de amor e carinho. Precisam de descansar, precisam de beber água, precisam de comer, precisam de casas, precisam de dinheiro para comprar coisas." Foi o que me responderam.
E continuámos a conversar para perceberem a importância de posteriormente essas pessoas terem emprego para terem o seu próprio dinheiro e terem amigos para se sentirem bem num país para onde tiveram de fugir e onde não conhecem ninguém.
Depois foram registar no papel o que lhes ficou na alma.





 

6 comentários:

  1. Sara M. (Colocado por Luís e Anabela)7 de abril de 2016 às 21:54

    Sara M.

    " A Xinha hoje falou da guerra e perguntou o que faríamos se estivéssemos numa guerra.
    Se houvesse uma guerra, eu guardava numa mochila, comida água e roupa, juntava a mamã e o papá e protegíamo-nos. Protegia toda a minha família e ajudava as pessoas que precisassem para que pudéssemos sobreviver."

    ResponderEliminar
  2. A Carolina Miranda explicou que o assunto sério que tinha para falar era sobre como agir se os "maus" vierem para cá. Temos de fugir e levar uma mochila com água, roupa e comida.

    ResponderEliminar
  3. " Mãe hoje a Xinha contou que há guerra em muitos países, na América, Espanha e outros países. Andaram a rebentar casas, as pessoas ficaram sem casa, tiveram que apanhar um barco para fugir e só podiam levar uma mochila. E que qualquer dia a guerra pode vir para cá para Portugal e aí temos que fazer as malas e fugir. Eu preparo a minha mochila com brinquedos e umas roupas e fugimos. "

    ResponderEliminar
  4. O xavier assim que chegou a casa,falou logo sobre o assunto muito serio que tinha para contar aos papas.contou de uma historia de terror,nao era uma historia de livro,foi a xinha que contou...o urxinho ja nao tem pais,morreram.foram uns caçadores que os mataram com espingardas,o urxinho quando acordou com o barulho dos tiros, viu os pais mortos..mas isto acontece noutros paises..mas a guerra tambem vem para Portugal,e se tivermos que fugir temos que levar uma mala,nao sao muitas..com comida,agua,alguma roupa, um brinquedo para podermos tar longe da nossa casa.disse tambem que a xinha tinha um filme ,mas se nos vissemos iamos chorar.



    ResponderEliminar
  5. Carla e João ( país da inês)7 de abril de 2016 às 22:55

    A Inês está muito preocupada porque segundo ela a guerra existe mesmo e se chegar a Portugal temos de ter uma mochila com comida, água, fruta,roupa uma lanterna e a escova de dentes, sem esquecer uma foto da família porque ajuda a ficarmos juntos...(com olhitos cheios de lágrimas) tem medo de se perder e quer que o pai a leve ao colo.
    Tamvém se lembrou da verdadeira história do Xinho mas não quis falar sobre ela porque não gosta de histórias tristes que fazem chorar.

    ResponderEliminar
  6. O Enzo falou-me desde que chegou a casa até à hora de dormir sobre os caçadores maus que matam as pessoas e fazem mal as pessoas boas. Ele disse que temos que nos manter longe deles. Se eles vierem nos atacar temos que ir embora para outro país com as nossas coisitas em uma mochila , de barco ou de avião. Em Portugal ainda não há guerras.Disse também do urxinho que vivia na floresta com os pais, e depois ele ouviu um som das "picadas" muito alto,e então vieram os caçadores e mataram os pais do urxinho, depois os animais da floresta tomaram conta dele.Ele disse-me que tinha que ver um filme dos caçadores também.

    ResponderEliminar