A Rita Correia chegou e contou a história ‘O Meu Nome É…’. A Rita Correia perguntou aos meninos: vocês gostam da chuva? Eu disse que sim, os outros meninos disseram não. A Rita disse que a chuva é um pouco chata, mas às vezes é boa. Vou contar a história do meu nome é… É um tesouro? Ou é um mistério? Abriu o livro e perguntou se vimos o ‘E’. Junta o Sol, o mar e o vento. A chuva também serve para regares as plantas. Já viram o ‘S’? Já viram o ‘P’ e depois o ‘ E’ e depois o ‘R’… Quando eu ainda não tinha nascido qual era o meu nome, pai? Depois a letra ‘A’, depois o ‘N’. Já viram com cimento e pedras no passeio como nasce uma flor? Já viram o ‘A’? Quando um neto dá um abraço ao avô é amor ou porque não são amigos? É de amor. Depois o ‘Ç’, já viram o ‘A’? O arco iris nasce com água e Sol. Agora é a última parte, quando eu ainda não tinha nascido eu era ESPERANÇA.
O Rafael veio encantado com o livro e só dizia que era o livro mais fixe de todos, aqui fica o resumo feito por ele: "O livro da Rita Correia é mágico, aqui na capa escondido e só dá para se ver ao sol aparece o nome que todos os bebés tem antes de terem nome... Esperança! A Rita começou a perguntar será que é o sol? Será que é um tesouro? Será que é um segredo? Depois a Rita perguntou se juntar o sol, o mar e vento dá que cor? Nós respondemos verde. Ela contou que se juntar o sol e a chuva aparece o arco-iris. E depois a Leonor disse criança rima com Esperança e a Rita Correia disse booaa! Depois a Rita mostrou-nos as letras escondidas que diziam juntas Esperança! "
O meu nome é … Depois de almoço, sentámos à espera da Rita Correia e ela trouxe um livro que se chamava “O meu nome é…” e começou a contar a história. Em cada página da história está uma letra escondida que é o nome de uma menina que tinha um nome diferente. A primeira letra é o E, depois encontrámos a letra S, depois foi a letra P, a seguir o E, depois o R, a seguir o A, o N, o Ç e por fim o A. Em cada página também tinha uma abelha escondidinha e em algumas páginas tinham uma bola vermelha, que eram cinco. Quase no final a Rita disse que o nome da menina rimava com a palavra Criança e a minha amiga Leonor disse que era Esperança, a Rita deu mais cinco à Leonor e disse “Boa!” A Rita continuou a contar a história… no final da história a Rita perguntou: - Quem é que consegue ler? E eu levantei o dedo. A Rita fez uma experiência, pôs um espelho à frente do livro na última página e eu consegui ler. Depois a Rita mostrou-nos que o nome Esperança estava escondido na capa. De seguida, fomos ver a Rita a fazer os puzzles com o livro e os cartões que ela trouxe. Esta parte foi muito gira porque eu não tinha percebido que dava para fazer isto.
Estranhando o silêncio da minha filha no caminho para casa resolvo perguntar: Então filha não tens nada para me contar hoje? Resposta da Adriana: Tenho,mas não posso contar...porque a história é segredo! :-) _
Visto então que a história é segredo não me contou nada. Mas vinha muito entusiasmada e me disse que quando juntamos esses livros todos transformam num puzzle. A noite lemos juntas e ela esteve a me explicar que ESPERANÇAS quer dizer que esperam ter bons filhos simpáticos. :-) Também explicou que temos que adivinhar as letras no livro... e disse: A minha cabeça pensa bem! :-) esta aqui as letras esperanças vês?
Cá por casa, foi muito participado. Eu fui lendo a história e a Leonor ia-nos chamando a atenção para as pistas ao longo do livro. Falava-nos dos promenores, das ilustraçoes com continuidade noutras paginas e nas bolas vermelhas, o mapa, as letras... ufa foi muito muito trabalhoso!! Por fim a questão do none que rima com criança, a mana teresa diz logo: constança! A leonor nao aguentou manter por mais tempo o enigma, não fosse alguém adivinhar.... e fez o seu brilharete!! Chegámos ainda à conclusão que o bebe da xinha é esperança...
Eu gostei muito de ter a Rita Correia na minha sala. Gostei também do livro que tem desenhos que dão para se juntar, que tem sempre uma abelha em todas as folhas. Também gostei da história! Gostei de tudo! E mais uma coisa... na capa! Eu explico, quando éramos bebés, ainda não tínhamos nome, por isso, nós tínhamos o nome de Esperança, que está escrito na capa, em reflexo!!! A Xinha também nos disse que um livro tem capa, contracapa e lombada, todos têm!!! Gonçalo F.
A Rita Correia chegou a nossa sala. Os meninos da sala 3 também vieram para a nossa sala. A Rita contou-nos a história do livro o meu nome é Esperança. Ela contou-nos que há muitas partes do livro que formam puzzles. E mostrou-nos os puzzles e deu à Xinha. Eu gostei muito do livro da Rita. Queria dar muitos beijinhos à Rita. Martim Alves
Os pedidos de livros podem ser feitos à Associação "A Nossa Âncora" info@anossaancora.org , pelo 933473436, ou através do meu mail: xinha_sbarriga@hotmail.com
Sou mãe de dois verdadeiros Príncipes: o Pedro Maria e o Frederico, que adoro e, por essa razão, sinto-me uma verdadeira Rainha.
Temos um gatinho preto, de olhos verdes, que se chama Tommy e duas gatinhas, uma preta, de olhos verdes, e outra riscadinha, que se chamam Kika e Mia.
Quando o teu filho segura o teu dedo na sua mão pela primeira vez, mantém-te presa para a vida toda.
KiKo e PêPê
Assim Mesmo
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.Seja gentil, assim mesmo. Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.Vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.Seja honesto assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.Construa assim mesmo. Se você tem Paz e é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.Seja Feliz assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.Dê o melhor de você assim mesmo. Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS. Nunca foi entre você e as outras pessoas. Madre Teresa de Calcutá
Fernando Pessoa
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Passo este selo muito especialmente à Xinha pelo facto de ter resolvido criar o seu blogue, permitindo-nos assim mais partilhas virtuais e troca de ideias.
Selo da participação no desafio "Abrir o livro que estiver à mão na pág. 161 e produzir um texto a partir da frase da sexta linha".
Hoje o trabalho é sobre a Rita Correia.
ResponderEliminarA Rita Correia chegou e contou a história ‘O Meu Nome É…’. A Rita Correia perguntou aos meninos: vocês gostam da chuva? Eu disse que sim, os outros meninos disseram não. A Rita disse que a chuva é um pouco chata, mas às vezes é boa. Vou contar a história do meu nome é… É um tesouro? Ou é um mistério? Abriu o livro e perguntou se vimos o ‘E’. Junta o Sol, o mar e o vento. A chuva também serve para regares as plantas. Já viram o ‘S’? Já viram o ‘P’ e depois o ‘ E’ e depois o ‘R’… Quando eu ainda não tinha nascido qual era o meu nome, pai? Depois a letra ‘A’, depois o ‘N’. Já viram com cimento e pedras no passeio como nasce uma flor? Já viram o ‘A’? Quando um neto dá um abraço ao avô é amor ou porque não são amigos? É de amor. Depois o ‘Ç’, já viram o ‘A’? O arco iris nasce com água e Sol. Agora é a última parte, quando eu ainda não tinha nascido eu era ESPERANÇA.
Foi um trabalho muito lindo,
Cá em casa foi feito com muita emoção,
Beijinhos.
O Rafael veio encantado com o livro e só dizia que era o livro mais fixe de todos, aqui fica o resumo feito por ele: "O livro da Rita Correia é mágico, aqui na capa escondido e só dá para se ver ao sol aparece o nome que todos os bebés tem antes de terem nome... Esperança! A Rita começou a perguntar será que é o sol? Será que é um tesouro? Será que é um segredo? Depois a Rita perguntou se juntar o sol, o mar e vento dá que cor? Nós respondemos verde. Ela contou que se juntar o sol e a chuva aparece o arco-iris. E depois a Leonor disse criança rima com Esperança e a Rita Correia disse booaa! Depois a Rita mostrou-nos as letras escondidas que diziam juntas Esperança! "
ResponderEliminarO meu nome é …
ResponderEliminarDepois de almoço, sentámos à espera da Rita Correia e ela trouxe um livro que se chamava “O meu nome é…” e começou a contar a história.
Em cada página da história está uma letra escondida que é o nome de uma menina que tinha um nome diferente. A primeira letra é o E, depois encontrámos a letra S, depois foi a letra P, a seguir o E, depois o R, a seguir o A, o N, o Ç e por fim o A. Em cada página também tinha uma abelha escondidinha e em algumas páginas tinham uma bola vermelha, que eram cinco.
Quase no final a Rita disse que o nome da menina rimava com a palavra Criança e a minha amiga Leonor disse que era Esperança, a Rita deu mais cinco à Leonor e disse “Boa!”
A Rita continuou a contar a história… no final da história a Rita perguntou:
- Quem é que consegue ler? E eu levantei o dedo. A Rita fez uma experiência, pôs um espelho à frente do livro na última página e eu consegui ler.
Depois a Rita mostrou-nos que o nome Esperança estava escondido na capa.
De seguida, fomos ver a Rita a fazer os puzzles com o livro e os cartões que ela trouxe. Esta parte foi muito gira porque eu não tinha percebido que dava para fazer isto.
Miguel Rebocho
Estranhando o silêncio da minha filha no caminho para casa resolvo perguntar:
ResponderEliminarEntão filha não tens nada para me contar hoje?
Resposta da Adriana:
Tenho,mas não posso contar...porque a história é segredo! :-) _
Visto então que a história é segredo não me contou nada.
ResponderEliminarMas vinha muito entusiasmada e me disse que quando juntamos esses livros todos transformam num puzzle.
A noite lemos juntas e ela esteve a me explicar que ESPERANÇAS quer dizer que esperam ter bons filhos simpáticos. :-)
Também explicou que temos que adivinhar as letras no livro... e disse: A minha cabeça pensa bem! :-) esta aqui as letras esperanças vês?
Cá por casa, foi muito participado.
ResponderEliminarEu fui lendo a história e a Leonor ia-nos chamando a atenção para as pistas ao longo do livro. Falava-nos dos promenores, das ilustraçoes com continuidade noutras paginas e nas bolas vermelhas, o mapa, as letras... ufa foi muito muito trabalhoso!!
Por fim a questão do none que rima com criança, a mana teresa diz logo: constança!
A leonor nao aguentou manter por mais tempo o enigma, não fosse alguém adivinhar.... e fez o seu brilharete!!
Chegámos ainda à conclusão que o bebe da xinha é esperança...
Eu gostei muito de ter a Rita Correia na minha sala. Gostei também do livro que tem desenhos que dão para se juntar, que tem sempre uma abelha em todas as folhas. Também gostei da história! Gostei de tudo! E mais uma coisa... na capa! Eu explico, quando éramos bebés, ainda não tínhamos nome, por isso, nós tínhamos o nome de Esperança, que está escrito na capa, em reflexo!!! A Xinha também nos disse que um livro tem capa, contracapa e lombada, todos têm!!! Gonçalo F.
ResponderEliminarA Rita Correia chegou a nossa sala. Os meninos da sala 3 também vieram para a nossa sala. A Rita contou-nos a história do livro o meu nome é Esperança. Ela contou-nos que há muitas partes do livro que formam puzzles.
ResponderEliminarE mostrou-nos os puzzles e deu à Xinha.
Eu gostei muito do livro da Rita.
Queria dar muitos beijinhos à Rita.
Martim Alves