A Senhora Presidente da Associação Capulana
e dois Professores de Moçambique,
a Educadora Inês e o Professor António,
foram passar a manhã à nossa sala.
Levaram-nos mais dois amigos de Moçambique,
o Felix e a Elisa...
...e cartas dos nossos amigos de Moçambique.
Adorámos as cartas.
Achámos o máximo e levámos para casa.
A Professora Inês mostrou-nos uma capulana
e ensinou-nos para que serve.
A Joaninha adorou a experiência
e disse que era muito confortável.
Aprendemos musicas e danças diferentes
e a Professora Inês desafiou a nossa Professora a dançar também.
Os vídeos estão no nosso Facebook.
Comemos amendoins e cajus.
Foi um dia cheio de troca de experiências
de diferentes culturas.
Obrigada!
O trabalho de casa é contar o que fizemos hoje na escola.
ResponderEliminarCheguei de manhã, sentei-me, conversámos, cantámos a canção do elefante... (Cantou a música completa)... depois tocaram à campainha e entraram os professores da Pepita e das outras escolas de Moçambique. Os professores trouxeram os amigos da Pepita. A Elisa chegou e dissemos olá. Ainda trouxeram mais? Cantámos uma canção para eles aparecerem. A Elisa não veio sozinha, trouxe mais um amigo... não me lembro do nome, depois dissemos olá. Depois a professora perguntou à Xinha se gostam de dançar? A Xinha disse que sim. A professora disse que ia ensinar uma dança. Gostámos muito de dançar. A professora ensinou uma música de África. Depois fomos almoçar. Depois fomos brincar para o recreio de cima. Depois fomos para a sala, mais tarde levei o Daniel para o recreio... ele estava muito agitado. Brincámos, ofereceram bolachas, jogos e canetas. Fomos brincar, comemos as bolachinhas e leite. Acabou.
Beijinhos
A chegada da pepita
ResponderEliminarA Pepita chegou de África e trouxe os professores António e Inês. A Pepita também trouxe dois amigos, a Elisa e o Felix que vão ficar cá de férias. Trouxeram cartas dos meninos de África para nós. Trouxeram-nos amendoins e cajus. Eu provei amendoins e gostei mãe.
Eles tiveram connosco e contaram-nos muitas coisas. A Inês explicou-nos para que ser o lenço que usam lá em África. Serve para pôr os meninos nas costas das mães, para fazer sombra quando está muito calor, para tapar os meninos quando há um acidente e para pôr na cabeça.
A Pepita, o Felix e a Elisa vão ficar cá de férias…
Miguel Tiago
A Inês partilhou connosco a manhã da passada sexta feira, ela contou que passaram a manhã toda sentados na roda a ouvir os professores que vieram de Moçambique. Ficou muito admirada da professora que vinha de um país de África ter um nome igual ao dela. A Inês disse que eles ensinaram a dançade lá,achou que tinha muitos movimentos engraçados mas difíceis, disse que era preciso treinar muito para dançar bem. Sobre as capulanas,gostou de ver como as ma~es seguram os filhotes só com um lenço e como ele é forte para aguentar com o peso da joaninha, lembrou-se que este lenço especial podia servir para muitas coisas, não gostou de provar os amendoins e cajus(a novidade seria ela ter gostado, oh miúda mais esquisita com os alimentos e novos sabores...)
ResponderEliminaradorou receber uma carta de um menino de "verdade" de um país de Àfrica (acho que ela queria dizer uma carta a sério e não um menino de verdade...)gostou dos amiguinhos que os professores trouxeram, o Felix e a Elisa mas confessou que continua a gostar mais da Flor e da Pepita.
Uma rica manhã de troca de conhecimentos, Obrigada Srs. Professores!
Rafael: "Mãe tens que escrever no blog tudo o que eu te contei sobre a visita dos professores da Pepita a professora Inês e o professor António. Chegaram os professores, e mostraram-nos duas surpresas que eram a Elisa e o Félix. Depois ensinaram-nos uma dança e depois iam mostrar outra dança mas antes disso mostraram o que é uma capulana. E depois deles mostrarem-nos estivemos a dançar uma música que é sobre a capulana. Depois o Félix veio dar umas cartas à Xinha. E depois estivemos a ver as cartas que tinham desenhos e um postal. Depois fomos arrumá-las na caderneta. E os meus colegas estiveram a comer amendoins e outra coisa que não me lembro o nome."
ResponderEliminarEu gostei muito do dia. O que eu mais gostei foi dos amendoins; eram muito bons! Também gostei das danças, foram giras. A professora Inês tinha um pano e disse-nos que quando há um acidente põem o pano em cima da pessoa que teve o acidente. O pano serve também para cozinhar com os bebés às costas. O professor António deu-nos uma surpresa: o Félix que é o preferido da Xinha e a Elisa. O professor António e a professora Inês deram-nos cartas feitas por meninos de Moçambique.
ResponderEliminar