quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

DIA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS NA ESCOLA SEDE















6 comentários:

  1. As professoras perguntaram: Meninos, sabem se estas coisas ficam transparentes na água? Dissemos todos que sim. Fizemos equipas, fiquei na equipa do arroz, da areia, do sal, da farinha, do açúcar, dos ovos… Depois disseram para nós pormos lá a tampinha para ver se misturavam com a água. Fechámos, abanámos, esperámos para ver se se tinha misturado com a água. O arroz não se misturou, via-se. A casca do ovo não se misturou. A farinha misturou-se. O azeite não se misturou. O sal misturou-se. A areia não se misturou. O açúcar não se misturou, ainda se via.
    Outra Experiência
    Tínhamos duas bolas no congelador. Pusemos uma na panela e uma no fogão. Ficámos a ver qual derretia mais depressa? Foi a que estava ao lume, na panela. Depois fomos ver se estava tudo derretido. Parecia que estavam a sair bolhinhas da panela, estava a ferver.

    ResponderEliminar
  2. Experiências na escola dos grandes
    Os amigos foram às experiências e eu também na escola dos grandes. Uma professora chamava-se Silvie e a outra já não me lembro o nome.
    Fomos lá para vermos o que é que se misturava e o que não se misturava, o sal e o açúcar misturavam-se na água e desapareciam, o azeite que foi o primeiro não se envolveu com a água e também o arroz não se misturou.
    Depois haviam uns papelinhos à frente de cada menino, e o meu papelinho dizia casca de ovo e fui escolhido com o Afonso para ver se a casca de ovo se misturava com a água, e vi que a casca de ovo não se misturava e ia ao fundo da água porque é mais pesado do que a água.
    Em último foi a areia e vimos que foi para o fundo da água.
    A professora Silvie deu-nos umas mini folhas onde tínhamos de fazer uma cruz se misturava ou não.
    O que se misturou foi o sal e o açúcar, e o que não se misturou foi o azeite, o arroz, a casca de ovo e a areia.
    Miguel Rebocho

    ResponderEliminar
  3. Hoje fomos ao laboratório e quando lá chegamos cada um tinha um papel que era de umas coisa que são para fazer comida. Depois fizemos grupos de 2, eu fiquei com o Leandro e nós éramos do grupo do azeite. Depois as professoras cientistas deram-nos uma tampa do frasco de iogurte com azeite, e eu e o Leandro pusemos dentro do nosso copo de água. Era para ver se o azeite desaparecia mas não desapareceu as professoras disseram para abanar-mos e a água ficou branca, de abanar tanto. Depois as professoras cientistas deram-nos um papel para escrever o que desaparecia na água e o que não desaparecia.
    O azeite, a areia, as cascas dos ovos não desapareceram, o sal e o açúcar desapareceram na água.

    Rafael

    ResponderEliminar
  4. Carla e João (pais da Inês)15 de fevereiro de 2017 às 23:20

    Hoje foi dia de experiências e descobrimos coisas que se dissolvem na água e outras coisas que não se dissolvem. Nós estávamos em grupos e depois tinhamos de registar numa folha pequenina quais eram os que se dissolviam. O meu grupo descobriu que o açúcar desaparecia na água, mas o sal também se dissolve e não me lembro de mais nenhum. Por exemplo, os que não se dissolvem são o azeite que fica em cima porque é leve, a areia vai para o fundo porque é pesada, o arroz e a casca de ovo também ficaram em baixo. Conclusão uns ficam em baixo da água outros ficam em cima da água e os outros desaparecem como se fosse magia mas só se agitarmos ou mexermos muito bem.;-)

    ResponderEliminar
  5. Mae hoje fizemos mais experiências.
    Achas que o azeite e a agua se misturam?
    - Não.
    - Acertas-te. E a farinha, o sal e o açucar?
    - Esses sim.
    - E a areia?
    - A areia não.
    Foi muito fixe.

    ResponderEliminar
  6. Ter a presença dos príncipes e princesas é um privilégio! E ainda mais quando se tem um feedback como este! A professora Florbela e a professora Sylvie esperam continuar a poder contribuir para momentos de aprendizagem e alegria! Bem-hajam!��

    ResponderEliminar