segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

EXPERIMENTAR, OBSERVAR, VERIFICAR E REGISTAR




O que pesa mais, a água ou o ar? 



O que acontece quando pomos os balões no congelador?






O que acontece quando pomos o gelo ao lume?




E se deixarmos ferver muito tempo?



 E se taparmos, o que acontece?






6 comentários:

  1. Tempo em Família

    Nós hoje pusemos um balão com água e um com ar. O ar era o mais leve, o mais pesado era o da água, porque a água é mais forte que o ar. Então quando saímos do recreio fomos para a sala e retirámos os balões do congelador, depois a Xinha pôs na mesa e ficou em gelo, depois fomos ver qual era mais pesado. Todos dissemos que era o de gelo que era mais pesado. Depois nós vimos que estava um bocadinho a derreter no tabuleiro, depois despejámos uma garrafa de água para dentro do tabuleiro, depois nós vimos se era sólido ou se era liquido. A Xinha perguntou se a água era liquida ou sólida? Nós respondemos que era liquida. Depois perguntou se o gelo era sólido ou liquido? Nós respondemos que o gelo era sólido. Há coisas que não mudam de forma: a garrafa de água, o tabuleiro, a cadeira, os talheres, pratos, folhas, cola, quadros, candeeiros, parede, sacos… Depois a Xinha perguntou qual era uma coisa liquida que mudasse de forma? Nós respondemos os sumos…

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. João e Carla ( pais da Inês)13 de fevereiro de 2017 às 23:16

    Mãe, nós fizémos experiências com água e gelo, foi assim:

    A Xinha pôs água dentro de um balão e depois pôs ar no outro balão e nós tínhamos de dizer qual é que era mais pesado, então nós respondemos que era o de água. A segunda experiência foi com um balão de água que ficou congelado, então o gelo era o mais pesado, depois o gelo derreteu e ficou líquido, mas quando o gelo estava congelado ele chamava-se sólido. A Xinha disse que todos os líquidos podem ficar gelo se colocarmos no congelador e depois se ficarem fora, derretem e ficam outra vez em líquido.😁😹😻

    ResponderEliminar
  3. Experiência com balões
    Há uns dias atrás fomos por no congelador dois balões amarelos, um com ar e outro com água.
    Hoje fomos tirar os dois balões, o que o tinha o ar estava igual e o que estava com água tinha-se transformado em gelo.
    Depois a Chinha encheu outros balões verdes porque o Gonçalo e a Mariana tinham faltado, e tivemos a ver qual dos balões era mais pesado, e o que tinha o gelo era o mais pesado.
    Logo a seguir cada um de nós ia-mos passando para os amigos os balões e a Chinha ia tirando algumas fotos.
    Miguel Rebocho

    ResponderEliminar
  4. " Mãe tens que ir ao blog escrever como foi a experiência com os balões de ontem, a Xinha encheu um balão com água e outro com ar, o da água pesava mais. Depois a Xinha foi pôr os 2 no congelador para ver o que é que acontecia. Depois ficamos à espera que a Xinha chegasse e quando ela chegou foi buscá-Los e o que tinha água tinha transformado-se em gelo e o que tinha ar não aconteceu nada. Depois o balão com gelo pusemos dentro de um tabuleiro com água para ele derreter. Ficamos a saber que a água quando não está transformada é líquida e quando está transformada em gelo é sólida."

    Resumo do Rafael

    ResponderEliminar
  5. "Divertimento em casa! Nós chegamos à sala e sentamo-nos todos em roda. Depois, a Xinha mandou-nos fazer um trabalho para sabermos se pesa mais o ar ou a água. Pusemos no congelador os balões: um com ar e outro com água. No dia seguinte, a Xinha foi buscar os balões e de repente a água transformou-se em gelo. - E o ar? - pergunta a mãe. - O ar ficou como estava! Depois, pegamos nos dois balões e o balão que tinha água era o mais pesado. A água que estava "lídica" transformou-se em sólida. No fim, jogamos o jogo do balão de água. Foi muito "fixe"! <3

    ResponderEliminar
  6. O Martim disse que tem divertimento de casa.
    A Xinha pôs um balão no congelador com água, outro com ar.
    Nós tivemos de esperar um dia...
    O balão de água ficou gelo e o ar ficou igual.
    O gelo é mais pesado que a água...
    O balão de ar é mole.
    Martim Costa Alves

    ResponderEliminar