quarta-feira, 31 de maio de 2017

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS NO AGRUPAMENTO












Depois de observarmos e concluirmos fizermos 

o registo escrito.




No final da observação fomos devolver 

as formigas à natureza.







Na sala juntámos os conhecimentos adquiridos

e ilustrámos.

 



Querem saber o que nós aprendemos 

sobre as formigas?



5 comentários:

  1. "Hoje nas experiências aprendemos que as formigas tem 3 partes no corpo, 2 antenas, 2 olhos e 6 patas. E as formigas fazem túneis por baixo da terra que são chamados de formigueiros. As formigas tem funções umas protegem o formigueiro, outras vão buscar a comida. Há formigas pretas,vermelhas e castanhas (escreve nesta ordem mãe porque pretas há muitas, vermelhas há algumas mas castanhas nunca vi). Depois fomos libertar as formigas."

    Rafael Sousa

    ResponderEliminar
  2. Hoje estivemos a fazer experiências.

    Começou por as professoras porem umas caixas redondas de vidro, de vidro não... são de plástico. Depois estavam lá formigas que a professora Sílvia apanhou. Apanhou as formigas na relva. Nós observámos com uma lupa e vimos as formigas grandes. Nós achávamos que as formigas tinham 4 patas, mas observámos e vimos que tinham 6 patas, 3 para cada lado. Têm 2 olhos, 3 partes do corpo e 2 antenas. São pretas, meio acastanhadas ou vermelhas. Depois tínhamos de as libertar, fomos à rua, abrimos a caixa, inclinámos um pouco e elas saíram. Vimos 1 formiga a levar comida. Nos formigueiros há muitos túneis e muitas formigas. Acabou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As formigas
    As formigas têm três partes que são a cabeça, o relax e o outro não me lembro. Têm dois olhos, duas antenas e seis patas, três de cada lado. Têm diferentes tarefas para fazer guardar o formigueiro, que é onde vivem as formigas e as outras vão buscar comida para no inverno comerem. Podem ser de três cores: pretas, vermelhas ou castanhas.
    Depois de as observarmos deixamo-las ir em liberdade na escola dos grandes.
    Miguel Rebocho

    ResponderEliminar
  4. Carla e João ( pais da inês)1 de junho de 2017 às 01:19

    Aí mãe, hoje nós estivemos na escola da Joana, foi dia da Prof. Silvia fazer experiências! E hoje nós analisámos as formigas, elas são espertas fazer os formiceiros, ou lá o que são aqueles túneis que elas fazem. As formigas são tão trabalhadoras, tu nem sabes que elas andam dentro dos túneis, umas ficam à porta e outras carregam a comida para lá. As formigas têm uma cabeça com olhos boca e antenas, têm corpo dividido em 3 com 6 patas não são 4( nós achávamos que eram4 mas são 6) são pretas, castanhas ou vermelhas. Depois de as vermos bem nós voltámos a colocá-las na rua, não as matámos porque somos bonzinhos...só as queríamos ver na sala das experiências e descobrir coisas ...elas gostam de comer doces, são gulosas.
    😊😍🐜

    ResponderEliminar
  5. Mãe hoje nós fizemos um estudo sobre as formigas, nós estudamos as formigas pegamos numa lupa...vimos com a lupa...depois na última coisa antes de sair pegamos nos frasquinhos depois deram nos e nós libertados as formigas.
    Só que eram de verdade! ��

    ResponderEliminar