sábado, 10 de março de 2018

PARA OS MENINOS 4 E PARA AS MENINAS 2





 Ainda a propósito da importância da 

Igualdade de Género

vi ontem um vídeo muito interessante e resolvi 

experimentar com as minhas crianças.

Pedi para se juntarem em pares menino/menina.

Por acaso faltavam 5 crianças e as que estavam

eram exatamente 10 meninas e 10 meninos

o que calhou muito bem.

Disse-lhes que lhes ia dar tarefas para fazerem

e que no final iam receber um pagamento.

Alguns pares tiraram os trabalhos dos placards

para serem arrumados e substituídos,

outros arrumaram as mesas e cadeiras e

outros recolheram e empilharam as almofadas.

No final todos os pares colocaram-se em roda  e

eu fui distribuindo os pagamentos...




 ...dois smarties a cada menina 

e quatro smarties a cada menino.

Primeiro as crianças pensaram que eu me tinha 

enganado e fizeram alguns comentários:

Eu tenho quatro???

Eu só tenho dois...

Ela só tem dois e eu tenho quatro...




Eu continuei a distribuir e depois sentei-me

para falarmos.

Perguntei se havia algum problema e eles

responderam que não estavam bem contados 

porque uns tinham quatro e outros tinham apenas dois.

"Sim! Os meninos recebem quatro e 

as meninas só recebem dois."

Olharam-me com um ar de interrogação,

tanto as meninas como os meninos

e a espertalhona da Adriana disse:

"Já sei...é por causa daquilo das mulheres

terem menos direitos que os homens!"

Foi para perceberem o quanto injusto e sem sentido

é essa desigualdade e eles perceberam

porque a sentiram.

Perguntei se achavam justo e claro que disseram

que não e perguntei como é que podíamos resolver o problema.

O Gui respondeu logo:

"Podemos dar um smartie às meninas e assim ficamos

todos com três smarties e assim fizeram.







1 comentário:

  1. O Guilherme vinha muito feliz por ter partilhado com a Sofia e assim ficaram iguais!
    Como e bom as nossas crianças aprenderem e sentirem as coisas desta forma maravilhosa.
    Um grande Bem Haja Xinha

    ResponderEliminar