.
.
Aprendemos que devemos comer cinco legumes e frutos por dia que devem ser diversificados e aprendemos também que as suas cores estão relacionadas com as suas propriedades.
No dia a seguir à Visita de Estudo ao MARL começámos por conversar sobre tudo o que vimos, tudo o que aprendemos e sobre as várias actividades em que participámos.
.
Fizemos actividades muito engraçadas...a primeira foi descobrir onde cada um se ia sentar. Tínhamos um cartão com uma imagem de um fruto ou legume e tínhamos de procurar o lugar com a mesma imagem. Já sentados assistimos a uma história da Lola e do Charlie "Eu NUNCA na vida comerei tomate"
..
Aprendemos que devemos comer cinco legumes e frutos por dia que devem ser diversificados e aprendemos também que as suas cores estão relacionadas com as suas propriedades.
.
Aprendemos que há frutos que devemos comer com casca como a maçã e a pêra mas muito bem lavados.
.
Fizemos uma salada de fruta com laranja, ananás, maçã, banana, pêra e kiwi que cortámos em pedacinhos e juntámos para depois dividir por caixinhas que cada um levou para casa para comer com a família.
.
Fizemos o jogo dos sabores em que, com os olhos vendados, tínhamos de experimentar um fruto e descobrir que fruto era.
.
Foi por aqui que começámos para trabalhar as aprendizagens feitas nesta Visita de Estudo e para aprendermos coisas novas.
.
Cada criança disse qual tinha sido o fruto que tinha provado e descoberto 8ou não) e fizemos o registo no quadro de quantos meninos tinham provado cada fruto.
.
Para nos orientarmos melhor, e porque adoramos, a Xinha pintou-nos esse fruto na cara com tintas apropriadas e dividimo-nos logo por grupos/conjuntos.
.
.
2 Maçãs
.
.
3 Bananas
.
.
4 Ananases
.
.
3 Laranjas
.
2 Maçãs
.
.
3 Bananas
.
.
4 Ananases
.
.
3 Laranjas
.
.
2 Kiwis
.
.
2 Kiwis
.
KI-WI
LA-RAN-JA
PÊ-RA
BA-NA-NA
A-NA-NÁS
.
.
Quantas laranjas?
.
Quantas bananas?
.
e o grau de dificuldade ia aumentando
.
As maçãs mais os kiwis quantos frutos são?
.
Para alguns foi fácil para outros um bocadinho mais confuso até porque do sítio onde estavam nem todos se viam bem para poderem contar.
.
.
Resolvemos então ir para as mesas e, com uns cartões de camisas, que a Leonor nos tinha levado logo no início do ano, recortámos os frutos reutilizando assim esse material porque queremos ser amigos da natureza.
.
Uma ctividade bem completa, como estamos habituados a ver no vosso blogue.
ResponderEliminarOs frutos ficaram espectaculares, parabéns.
Não digam que no Jardim de Infância não se trabalha... faz-se tudo é com mais prazer.
beijinhos dos Perlimpimpim
Olá Xinha
ResponderEliminarEsta é uma bela maneira de ensinar matemática e desta forma não acharem que é um "bicho papão"
Continuem assim, uma boa semana.
Mãe do Daniel
Olá Mãe do Daniel
ResponderEliminarNa minha sala a matemática nunca é um "bicho papão" mas um divertimento em que vamos aprendendo cada vez mais e fazendo competições saudáveis. Cada criança tem o seu ritmo e é respeitando o tempo de aprendizagem de cada um que lhe são propostos os desafios.
Beijinho da Xinha.
Tantas actividades interessantes e plenas de aprendizagens importantes... é assim mesmo que se trabalha, brinca e aprende no vosso jardim de infância. Têm muita sorte por aí andar...
ResponderEliminarBeijinhos
Que linda maneira de aprender números, raciocínio e conjugar com os frutos depois de uma visita tão divertida.
ResponderEliminarBeijinhos da Inês
Olá Mãe da Inês
ResponderEliminarAprender pode ser mesmo muito divertido!
Beijinho para a minha princesinha.
Olá Paula e Juca
ResponderEliminarNós também temos muita sorte em ter comentários tão amigos e simpáticos como os vossos e também vos visitamos muitas vezes!Beijinhos da Xinha