sábado, 28 de novembro de 2009

VAMOS ALIMENTAR ESTA IDEIA

.




O Banco Alimentar realiza mais uma
Campanha de recolha de alimentos
em 28 e 29 de Novembro.




Em relação a este assunto tenho umas ideias muito próprias e que sei que acabam por gerar alguma controvérsia na maioria das pessoas, mesmo que não assumida, não exteriorizada, remetendo-se ao silêncio. Mas como estamos num país e num blog de liberdade de expressão e presumindo que estão interessados naquilo que eu penso, o que pode ser presumir demais, passo explicar :
A solidariedade pode ter inúmeras manifestações e solidariedade no seu mais imediato é um valor que todos deveríamos ter e cultivar. Até aqui penso que estamos todos de acordo. Ser solidário é ser amigo, é estar pronto para ajudar, é ouvir, é conversar, é sorrir, é abraçar, é um mundo de atitudes...
Quando falamos de solidariedade em relação aos "outros"...aqueles que não conhecemos, aqueles com quem não nos cruzamos ou nem vemos, ou preferimos nem ver e fazer de conta que não existem, aqueles que também precisam muitas vezes de um sorriso, de uma palavra, de respeito, aos que passam dificuldades, que não têm uma casa com o mínimo de condições, ou nem sequer nenhum tipo de casa, que não têm comida, que não têm roupa, que perderam a dignidade de viver, temos obrigação de ajudar. E temos obrigação de ajudar pelo menos como agradecimento por não sermos nós que estamos a passar essas dificuldades.
É claro que me podem falar das pessoas que estão nessas circunstâncias porque não querem trabalhar, porque preferem viver à custa de subsídios pagos com o nosso dinheiro e da caridade dos outros e são uma realidade, mas quantos e quantos tinham uma vida normal, como nós, e perderam os empregos e estão desesperados sem terem como fazer face às despesas, sem terem comida para dar aos filhos e quantos e quantos são "pessoas sem-abrigo" e estão nessas circunstâncias porque perderam um filho, porque perderam a família, porque perderam o sentido da vida. Tudo isto é muito mais fácil de acontecer do que nós pensamos e se pensarmos que também eles tiveram pais que os amaram e que quiseram o melhor para eles, como nós queremos para os nossos filhos, não tenho dúvida que o menos que podemos fazer é contribuir de todas as maneiras que nos sejam possíveis.

6 comentários:

  1. A minha Mana disse:

    Como é habitual não consegui enviar um comentário...
    Completamente de acordo maninha, penso sempre que somos uns felizardos e, quer seja uma obra ou outra, todos juntos podemos fazer alguma diferença, incluindo para os animais abandonados que não têm culpa que os humanos sejam insensíveis. Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Xinha.
    Obrigada pelo comentário que deixaste no meu blog e pelo texto que escreveste aqui. Concordo plenamente contigo. A solidariedade é muito mais que a partilha material. É verdade que nem todos merecerão ajuda, pois como dizes poderiam trabalhar e afinal já todos contribuimos com os nossos impostos para os subsídios que recebem. Mas também há muita gente que necessita deste tipo de ajuda. Que não tem o mínimo para viver com dignidade. E outros que de repente se viram sem nada ou com muito pouco para fazer face às despesas familiares. Todos conhecemos pessoas assim, nas nossas famílias, no nosso grupo de amigos, de conhecidos... Acho que nós, que não estamos nessa situação temos obrigação de partilhar. Eu pelo menos sinto que devo. E considero o Banco Alimentar uma instituição credível e confio no modo como gere estes bens.
    Beijinho Xinha e resto de bom Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Olá Mana!
    Sei que "assinas por baixo"...também por isso somos manas e as melhores amigas!
    Beijinhossssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  4. Xinha,
    concordo inteiramente contigo. Solidariedade é muito mais do que "dar materialmente".
    Mas também sabemos que cada vez mais pessoas precisam desses bens essenciais para a sorevivência.
    Os outros bens, aqueles que são tão bem descritos no Principezinho, são os que nos fazem sofrer (e a mim chorar), e que para muitos sao mesmo invisíveis.
    Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana
    Nada é por acaso e não foi também por acaso que nos conhecemos e tornámos amigas...
    Beijinho da Xinha

    ResponderEliminar
  6. Teresa!!!
    O primeiro comentário que se digna deixar aqui...

    Sabes eu já me sentia muito feliz se as pessoas dessem materialmente mas infelizmente muitas não dão de maneira nenhuma...

    Ontém fui ao supermercado mesmo na hora de fechar buscar meia dúzia de coisas e entrei a correr, fui buscar o que precisava e corri para a caixa...tem de se ter respeito pelas pessoas que estão a trabalhar e já estão na sua hora de saída desejosas de chegar a casa.
    Quando cheguei à caixa vi que as pessoas que estavam à minha frente tinham um saco do banco alimentar e procurei com o olhar alguém que estivesse a tomar conta disso mas não vi ninguém. Vi no entanto o sítio para deixar as coisas, abandonei o meu lugar na fila e fui a correr buscar qualquer coisa...trouxe uma palete com oito pacotes de leite e disse ao empregado da caixa que era para o Banco Alimentar. Ele chamou o segurança que estava ali e pediu-lhe para levar o leite e segurança exclamou:
    "Xi...".
    Eu fiquei surpreendida e até me "meti" com ele dizendo
    "Não me diga que não pode com isso..."
    e ele respondeu-me:
    "Não é isso...é que a maior parte das pessoas a quem quis dar o saco para contribuirem com qualquer coisa ficaram furiosas comigo e a senhora a quem não dei saco, porque entrou a correr e nem me deu tempo, dá isto tudo..."
    Isto "tudo" eram uns pacotes de leite...
    Hoje já fui com mais calma ao supermercado e já escolhi com mais cuidado o que entendi dar mas vi muitas pessoas na caixa que não deram nada, absolutamente nada...
    Todos temos alguma coisa para dar...até o mais pobre dos pobres pode dar um sorriso, um brilho no olhar, uma palavra amiga...
    Alguns são tão pobres interiormente que não têm nada para dar...precisam é de receber para aprender também a dar...mas pelo menos contribuam materialmente.

    Beijinho da Xinha

    ResponderEliminar