sábado, 12 de junho de 2010

AS PREOCUPAÇÕES DO BILLY II

.
Tal como já dissemos no post de

17 de Janeiro

"As Preocupações do Billy"

foi o livro escolhido pela nossa educadora

para trabalharmos mais a fundo este ano.
.

.

É isso que temos feito em grande grupo

e divididos em grupos mais pequenos.

.

.
Em casa os pais deverão ver este post com os filhos e fazer o registo escrito, aqui no blog ou, se não for possível, numa folha de papel, da história do Billy contada pelos filhos, durante a próxima semana.
.


.



.
.

18 comentários:

  1. Olá a todos,

    Realmente foi uma boa escolha esse livro; conheço a história, embora nunca o tenha (ainda) trabalhado em contexto de sala.
    Fica mais uma boa sugestão para o futuro, daquelas (muitas) que vou aprendendo convosco.
    Já agora, os vossos bonecos estão giríssimos... não querem revelar como foram feitos?

    Parabéns a todos e um fim de ano sem preocupações!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  2. Olá Juca
    Os "nossos" bonecos estão giríssimos mas estes não fomos nós que fizémos...são os verdadeiros "Bonecos das Preocupações" feitos by Guatemala Mayan People, ou seja pelos Maias na Guatemala. Nós estivemos a desenhá-los, a observar os materiais, os padrões e as cores para fazermos os nossos. Se quisessemos fazer o mais parecido com os originais teriamos de usar como material de estrutura paus de fósforo, dado o pequeníssimo tamanho mas parece-me mais adequado fazermos um único boneco das preocupações por criança, de um tamanho maior para que não se perca e para ser mais fácilmente feito por elas. Assim vamos usar espátulas de madeira e tecidos muito coloridos, de padrões e texturas e o mais artesanais possivel e esperem pelo resultado!!!
    Beijinhos da Xinha e dos Príncipes e Princesas.

    ResponderEliminar
  3. Estão lindos os vossos desenhos e por aqui ficamos ansiosamente à espera para ver o vosso boneco da preocupações.
    E agora como não sou mãe nem pai, não quero ocupar mais espaço...
    encontramo-nos no próximo post!
    Luz e amigos de Valejas

    ResponderEliminar
  4. Olá Luz
    Eu também gostei muito dos desenhos...uns estão felizes e outros estão tão tristes que se vê mesmo que já estão cheios de preocupações...as preocupações destes meninos que agora já podem dormir descansados! : )
    Beijinhossssssssssss

    ResponderEliminar
  5. São uma pequena maravilha estes bonecos da Guatemala,estou ansiosa por os ver ao vivo.
    Notam-se nitidamente os progressos destes alunos ao longo do ano em relação ao desenho,cada desenho é mais perfeito que os anteriores.
    Parabéns e continuação de bom trabalho com as preocupações do Billy.

    ResponderEliminar
  6. Então, tal como a Luz, vamos ficar à espara para ver os vossos, decerto que vao ser "altamente"...
    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  7. «O Billy tinha muitas preocupações,preocupava-se com os chapéus e com pássaros gigantes.A sua preocupação maior era dormir em casa das outras pessoas. O pai e a mãe tentavam ajudá-lo e a mãe disse:Não te preocupes nós não deixaremos que te tratem mal,nada disso pode acontecer,é só tudo da tua imaginação.
    Um dia foi dormir em casa da avó mas ele não conseguia dormir e foi dizer à avó e a avó disse:Deixa estar eu tenho a coisa certa para ti,estes são os bonecos das preocupações,se tu lhes disseres as tuas preocupações,dormes sossegado.Então o Billy contou as coisas todas aos bonecos e um dia o Billy dormiu sossegado,no outro também dormiu sossegado,no outro também dormiu como uma pedra,mas um dia voltou a ter preocupações,porque os bonecos das preocupações também tinham preocupações, depois foi para a cozinha e foi fazer mais bonecos das preocupações perlim-pim-pim a história chegou ao fim perlim-pim-pão quem se portar mal leva um chapadão»
    Um beijinho de todos que adorámos ouvir o Zé a contar a história.

    ResponderEliminar
  8. O Billy tinha uma preocupação,não conseguia dormir. Ele tinha chapeu,sapatos, 1 passaro gigante. Foi a casa da avó e ela tinha um boneco das preocupações. O Billy colocou o boneco debaixo da almofada e já dormiu bem. Esta foi a historia do Daniel. Contada com muitas voltas pois ele não parava quieto. Um beijinho grd
    Armanda

    ResponderEliminar
  9. O Billy andava muito preocupado com chapeu, com sapatos, com as nuvens, a chuva, um passáro gigante de que tinha medo. O pai e a mãe tentaram ajudar o Billy. Mas a maior preocupação era o Billy ir dormir à casa dos outros, principalmente na casa da avó. Ele levantou-se e foi ter com a avó, que tentava ajudar o neto. A avó foi buscar ao quarto uma coisa especial e foi buscar o remédio para por fim às preocupações. O billy contou as preocupações a cada boneco, que a avó lhe tinha dado (o que eu percebi era o remédio). Depois no dia seguinte dormiu bem, e depois no outro dia dormiu bem e assim. E depois noutro dia estava preocupado com os bonecos, e os bonecos ficaram preocupados. O billy foi para a cozinha e fez algo de especial, fez uma coisinha que ninguem sabia. E depois fez muitos bonecos das preocupações. O Billy nunca mais ficou preocupado. Prilipipim e a história chegou ao fim.
    Isto foi a história que a Inês me contou. Muito gira sem dúvida. Quando tiver preocupações já sei o que vou fazer. Beijinhos para todos os principes e princesas - também para a Xinha e Andreia.

    ResponderEliminar
  10. A historia das preocupaçoes do Billy,contada pelo Andre e com ajuda da mae... As preocupaçoes do Billy Era uma vez,o Billy que costumava preocupar-se muito com as coisas,com os chapéus,sapatos,nuvens,chuva e com passaros gigantes mas a preocupação que ele se preocupava mais era de ficar em casa das outras pessoas. O pai virou-se para ele e disse-lhe para ele não se preocupar pois era tudo imaginação dele. E a mãe disse...não te preocupes querido,não deixamos que nada te magoe. No outro dia ele ficou na casa da avó,e ele ficou um bocadinho idiota,mas depois levantou-se e fui contar tudo a avó. A avó disse...espera ai querido eu vou buscar uma coisa... quando voltou abriu a mão e tinha bonecos pequeninos,então eram bonecos das preocupações. Ela disse para ele contar todas as suas preocupações aos bonecos e po-los debaixo da almofada. os bonecos ficaram preocupados enquanto o Billy dormia,e ele dormiu muito bem. Depois foi para casa com os pais e nessa dormiu bem.Mas depois deixou de dormir bem e começou a ter novamente preocupações. Então o Billy foi trabalhar para a mesa da cozinha,resolveu fazer mais bonecos das preocupações para os bonecoa das preocupações. E finalmente nessa noite dormiram todoa muito bem......... E

    ResponderEliminar
  11. elisabete disse...
    Xinha,
    A Joana disse:" as preocupações do Billy:
    -com chuva,com nuvens,pássaros gigantes, o Billy tinha preocupações.
    Disse que não se lembra de mais..."
    jinhos

    ResponderEliminar
  12. A Filipa levou escrito para a escola:

    As preocupações do Billy
    O Billy preocupava-se com tudo, com os chapéus, sapatos, chuva e pássaros gigantes.
    O pai e a mãe do Billy tentaram ajudar a resolver as preocupações.
    O pai do Billy disse que não lhe podia acontecer.
    Num dia o Billy foi passar o dia na casa da avó.
    O Billy não conseguia dormir por causa das preocupações, depois o Billy foi dizer à avó que tinha preocupações.
    A avó foi ao quarto buscar bonecos das preocupações.
    Pediu ao Billy para contar aos bonecos as suas preocupações e depois pôs os mesmos debaixo da almofada.
    O Billy mesmo assim ainda estava preocupado com os bonecos das preocupações, foi à cozinha para a mesa trabalhar a fim de fazer um boneco das preocupações dos bonecos das preocupações.
    E depois disso tudo o Billy lá conseguiu dormir como uma pedra.

    ResponderEliminar
  13. A Solange levou escrito para a escola:

    Era uma vez um menino chamado Billy. Ele só tinha preocupações, não parava de ter muitas preocupações.
    Quando ele estava na cama ele estava com uma preocupação que era sapatos e também não parava de ter preocupações de chapéus, de nuvens e de gotas de água.
    Ele detestava ir para a casa dos outros.
    Num dia foi para casa da avó e ele tinha preocupações na mesma e depois ele já estava nervoso e levantou-se e foi dizer à avó as preocupações todas que tinha e depois a avó levantou-se porque ela estava deitada e foi ao quarto onde o Billy estava a dormir e depois foi buscar os bonecos das preocupações e mostrou ao Billy e disse:
    Estes são os bonecos das preocupações, olha vês.
    E o Billy levou os bonecos para o quarto e depois contou as suas preocupações todas aos bonecos e pô-los debaixo da almofada e dormiu que nem um anjo e nas noites seguintes dormiu como uma pedra. Depois começaram outra vez as preocupações e levantou-se da cama e foi para a cozinha e fez muitos bonecos das preocupações para todo o mundo.

    ResponderEliminar
  14. A Helena Patrícia levou escrito para a escola:

    O Billy estava sempre a pensar em chapéus, passarinhos e nuvens, chuva e dormir na casa de outras pessoas. A seguir foi dormir a casa da avó. A avó deu-lhe uns bonecos e o Billy meteu os bonecos debaixo da almofada. Naquela noite dormiu muito bem. No dia seguinte regressou a casa e dormiu que nem uma pedra, dormiu muito bem. Na noite seguinte o Billy dormiu muito mal, disse as coisas que estava a pensar aos bonecos, a seguir foi à cozinha e fez bonecos e ficou muito contente e os bonecos também ficaram.

    ResponderEliminar
  15. A Dalaide levou escrito para a escola:

    Era uma vez um menino chamado Billy que estava com muitas preocupações. Ele sonhava de chapéus, sapatos, nuvens, pássaros e de grande chuva e também de dormir nas casas dos outros. Um dia foi dormir na casa da avó contando as suas preocupações. depois a avó respondeu:
    Eu tenho a coisa certa para ti.
    Foi buscar os bonecos das preocupações e um a um os bonecos começaram a contar preocupações deles. Logo ele começou a dormir como um anjo, na noite seguinte como uma pedra, depois, na noite seguinte, continuou a ter preocupações. de repente ele teve uma ideia de fazer muitos bonecos das preocupações e começou a dormir bem e ficaram felizes para sempre.

    ResponderEliminar
  16. O Guilherme levou escrito para a escola:

    As preocupações do Billy
    Era uma vez um menino que se preocupava muito com muitas coisas como: chapéus, nuvens, sapatos, um pássaro gigante e a sua maior preocupação era ir dormir a casa dos outros.
    Uma vez teve de ir dormir a casa da avó e sentiu-se um bocadinho pateta até que foi dizer à avó e ela ajudou-o e disse-lhe:
    Tenho a coisa certa para ti.
    Foi ao seu quarto e saiu com uma coisa na mão.
    O Billy perguntou: O que é isso que trazes aí?
    São os bonecos das preocupações. Contas uma preocupação a cada um e dormes que nem uma pedra.
    No dia seguinte de manhã os pais foram-no buscar e ele levou os bonecos das preocupações com ele. Nesse dia dormiu que nem uma pedra e no outro também e no outro também, até que a seguir começou a ficar outra vez com preocupação. A preocupação dele era que os bonecos tinham ficado cheios de preocupações e que agora não conseguiam dormir. Nessa noite o Billy tentou fazer uma coisa três vezes. À primeira sentiu-se um bocadinho parvo mas à segunda conseguiu. Eram bonecos das preocupações. Um contava a preocupação ao outro, o outro contava ao outro, o outro contava ao outro, assim até ao fim e assim conseguiram dormir todos bem.
    Perlim pim pim e a história chegou ao fim.

    ResponderEliminar
  17. A Leonor levou escrito para a escola:

    Era uma vez um menino chamado Billy. O Billy tinha muitas preocupações! Preocupava-se com chapéus e com pássaros gigantes e também se preocupava com a chuva.
    A sua pior preocupação era dormir em casa das outras pessoas. Só que houve um dia que isso aconteceu. Ele teve que ir dormir a casa da avó dele.
    Quando foi para lá, durante a noite levantou-se e foi ter com a avó ao quarto dela. Quando lá chegou contou à avó o que se passava.
    A avó disse:
    Quando eu era da tua idade eu também tinha preocupações assim!
    A avó foi ao seu quarto e quando voltou para o quarto do Billy tinha uma coisa na mão.
    "Eu tenho uma coisa excelente para ti, é melhor ficares com este boneco das preocupações!"
    O Billy contou as suas preocupações ao boneco e dormiu que nem um anjo.
    Na manhã seguinte o Billy foi para a sua casa e foi fazer um trabalho: um boneco das preocupações. A primeira tentativa não correu muito bem, fez asneira, mas voltou a repetir várias vezes até conseguir fazer o que ele pretendia. Nessa noite dormiu que nem uma pedra, na outra noite dormiu muito bem. Na noite seguinte ainda dormiu melhor!
    Mas o Billy voltou a ficar preocupado porque achava que não era justo contar aos bonecos das preocupações as suas preocupações porque eles ficavam muito preocupados.
    E depois perlim pim pim a história chegou ao fim!

    ResponderEliminar
  18. A Beatriz levou escrito para a escola:

    Era uma vez um menino chamado Billy que sonhava com chapéus de chuva e com chuva e um dia foi mordido por um pássaro e depois o pai disse:
    "Não é preciso ter medo."
    E no outro dia foi para casa da avó e sonhou com tantas coisas e foi dizer à avó que tinha medo. E depois a avó deu uns bonecos de preocupações e ele dormiu bem durante dois dias. E depois foi para casa da mãe e sonhou que tinha feito uns bonecos das preocupações. E ele disse:
    "Boa ideia! Vou fazer mesmo uns bonecos de preocupações como os da avó."

    ResponderEliminar