quinta-feira, 3 de junho de 2010

DESCULPA...

.
.
"Desculpa..."
disse-me a Leonor por ter chocado comigo.
.
Logo a seguir ouviu-se, bem alto, a "censura" da Inês:
.
"Oh Leonor...
...tu não dizes que as desculpas não se
pedem, evitam-se?!"
.
As crianças "apanham" estas frases e repetem-nas sem perceberem o seu significado. A Inês já ouviu esta frase várias vezes ao pedir "desculpa" à Leonor. Depois do meu sorriso pela intervenção da Inês achei importante esclarecer as coisas...
.
"As desculpas não se pedem, evitam-se!" não quer dizer que não devemos pedir desculpa...porque quando magoamos alguém, seja no corpo ou cá dentro no coração, devemos pedir desculpa...o que essa frase quer dizer é que devemos ter muito cuidado para não magoar as pessoas e se não as magoarmos já não há razão para pedir desculpa."
.
A propósito deste tema tenho ainda para dizer que há pessoas que estão sempre desculpadas no nosso coração, façam o que fizerem, como os nossos filhos.
Pedir desculpa, pedir perdão, implica uma atitude de arrependimento, de humildade e de grandeza simultâneamente porque quem sabe ser humilde é grande. No entanto pedir desculpa pode não significar absolutamente nada e ser apenas uma palavra vazia, sem qualquer importância, sem qualquer valor. Pedir desculpa é assumir que se teve culpa, involuntária ou voluntariamente.
Mas pedir desculpa pode ser apenas uma "desculpa" para conseguirmos sair de uma situação...
Por isto tudo as crianças não devem ser obrigadas a pedir desculpa:
"Peça já desculpa!!!"
Obrigadas a dizer uma palavra oca, sem conteúdo e devem sim ir percebendo a importância do reconhecimento dos erros no desejo de um esforço para não os repetir.
As crianças aprendem com o exemplo, quando nos ouvem pedir-lhes desculpa por termos agido mal, por termos sido injustos, por termos errado mas termos reconhecido.
Em relação aos meus príncipes e às minhas princesas também estão sempre desculpados, no meu coração mas, tal como os filhos, é bom que eles não saibam disso. É bom que eles percebam que o amor que temos por eles não está em causa mas que podemos ficar tristes, desapontados e magoados com eles e que esse sentimento não desaparece por magia daquela palavra, porque para além de amar estamos também a educar!
Pedir desculpa não apaga tudo o que aconteceu...há que demonstrar que lamentamos, há que querer mudar, recuperar a confiança e sarar as feridas. E, pouco a pouco, desculpamos.
.

11 comentários:

  1. hoje,quando abri o blog, fiquei muito surpresa quandi vi o nome da minha filha!!!Eu ainda não coopreendi a relação da leonor e da inês- parecem o cão e o gato sempre à bulha,mas não odem viver um sem o outro!!!
    Estou plenamente de acordo consigo sobre o tema das desculpas!!!Obrigada pelas fotos dos anos da leonor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mãe da Leonor
    Porque é que ficou admirada de ver o nome da Leonor???
    Ela pertence ao meu grupo...lolol : )

    A Leonor e a Inês são muito amigas e, como acontece nas relações muito próximas, têm as suas zangas principalmente por ciúmes que gostam de provocar mútuamente.

    Beijinho da Xinha

    ResponderEliminar
  3. Olá Xinha.
    A frase sem dúvida que se repete vezes sem conta com a minha filha de 6 anos para o irmão de 4 anos.Mas na semana passada a francisca de 6 anos questionou-me sobre o que queria dizer "As desculpas evitam-se", uma frase que ela própria não sabia muito bem o que queria dizer mas simplesmente a repetia vezes sem conta. Depois da explicação ela achou que estava adequada para que o irmão e continua....Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!
    Pois...a Francisca lá sabe...faço ideia as marotices que o mano lhe faz e ela pode ter muita razão em dizer: "As desculpas não se pedem, evitam-se!" : )
    Beijinhos para a Francisca e para o mano!

    ResponderEliminar
  5. Esta semana pedi desculpa aos meus filhos milhentas vezes, devido aos imensos trabalhos que os Educadores têm que apresentar nesta altura do ano e às imensas reuniões.Não tive tempo para os meus filhos!Não fomos passear,não lemos a história ao fim do dia,não festejámos de verdade o dia da Criança.Os remorsos são muitos quando isto me acontece.
    No beijinho da noite lá vinha o pedido de desculpas e a promessa que para a semana tudo está mais calmo.
    Hoje já lemos o Cuquedo,um livro espectacular,já fomos passear e jogar com a bola oferecida pela xinha,parecia que a mãe tinha viajado durante um mês.
    O maravilhoso é que as desculpas foram aceites.
    O imprecionante é que pela nossa profissão,quando a amamos realmente,esquecemos tantas vezes que os nossos filhos,estão à nossa espera!
    O incompreensivel é que tantos pais exigem que os filhos peçam desculpa,quando a culpa por vezes é dos próprios pais.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulinha
    Percebo que te sintas culpada e sabes o que eu penso sobre isto...aproveitar o tempo com os filhos o melhor possivel.
    Muitas pessoas acham, completamente erradas, que às crianças não tem de se pedir desculpa...é exactamente o contrário...porque só assim elas aprenderão o significado verdadeiro, puro e profundo de "desculpa".
    Percebo que te sintas culpada mas não somos elásticas e há alturas de tanto trabalho que é impossivel maior "ginástica" do que a que fazemos para chegar a tudo, mas nestas alturas os filhos percebem e é bom que percebam que o trabalho é importante e tem também a ver com a qualidade de vida que lhes podemos dar.
    Depois, tu és uma mãe incrível, sempre centrada em "programas" com os teus filhos e quando não tens tempo porque tens trabalho até aos cabelos não tens de te sentir culpada...lembra-te que muito mais importante do que a quantidade é a qualidade e essa podemos sempre dar nem que sejam apenas alguns minutos.
    Lembro-me de uma altura em que também me sentia muito angústiada porque tinha um horário até às "quinhentas" e chegar a casa era dar banhos, fazer o jantar, jantarmos e deitar os meus filhotes. Depois sentava-me no sofá, descansava finalmente no silêncio da casa adormecida e um pouco depois já estava recuperada do dia e completamente disponivel e só me apetecia estar com os meus filhos, brincar com eles, rirmos, divertirmo-nos e trocarmos todos os mimos. Ia dar-lhes um beijinho e aconchegar-lhes a roupa e só tinha vontade de os acordar. Depois uma grande amiga minha, que é uma psicóloga brilhante, foi minha professora de psicologia na faculdade e a directora da ESEI Maria Ulrich, disse-me para esquecer a hora de deitar das crianças e deixar que se deitassem meia hora mais tarde porque, apesar de ser muito importante dormir, tanto eu como eles precisávamos tempo para estar juntos!
    Foi dos melhores conselhos que recebi...
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  7. Xinha
    Muito verdade o que dizes. Assino de olhos fechados e este artigo devia ser lido no telejornal das 20h. Há muitos adultos que ainda não aprenderam isto!
    Gostei!
    Luz

    ResponderEliminar
  8. Olá Luz
    Infelizmente há adultos que ainda não aprenderam muitas coisas mas que também não vão aprender nunca...porque acham que o facto de serem adultos lhes dá um estatuto superior em tudo.
    Beijinhos e até amanhã ao almoço : )

    ResponderEliminar
  9. Concordo e assino por baixo. Como é que um adulto pode transmitir aos seus filhos o que significa "desculpa" quando ele não o sabe fazer. Por isso, quando criticamos as crianças, devemos olhar primeiro para o interior. Desculpa é uma palavra com muito sentido, quando o queremos dar, e deve ser usada com o sentimento dela mesmo. Não o usar banalmente. As crianças devem saber utilizar. As crianças e os adultos devem pedir desculpas e ter noção do que fizeram para o fazer. Beijinhos para principes, princesas, Xinha e Andreia.

    ResponderEliminar
  10. Xinha
    Nem de propósito... estive a falar com as minhas alunas sobre esta questão ainda esta semana... se me der autorização, vou-lhes mostrar o seu texto/reflexão, ok?
    bjs e muitas saudades
    Cecília

    ResponderEliminar
  11. Olá Cecília
    Claro que pode...fico contente por poder contribuir para a boa formação das futuras educadoras...
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar