segunda-feira, 14 de junho de 2010

PREOCUPAÇÕES MAIS SÉRIAS

.
.
Estavamos, eu e um grupinho, a Filipa, o Zé Pedro, a Dalaide, a Inês, a Helena Patrícia, a Daniela, a Joana, a Leonor e o Daniel, a fazer o estudo dos nossos Bonecos das Preocupações, a juntar ideias, a escolher os materiais e a descobrir a melhor maneira de os fazer quando a Dalaide se encheu de coragem e perguntou:
.
"Xinha, tu às vezes choras?" (Dalaide)
.
As crianças pararam por momentos e ficaram em silêncio.
.
"Sim...às vezes...quando estou muito triste..." (Xinha)
.
"Pois, a minha mãe às vezes também chora...por causa daquelas coisas...
Tu também choras por causa daquelas coisas que não se pode falar?" (Dalaide)
.
"Não sei quais são as coisas que não se pode falar..." (Xinha)
.
"Assim de morrer...quando morre a mãe ou o avô ou a bisavó..." (Dalaide)
.
"Sim...
A tua mãe chora porque fica com muitas saudades..." (Xinha)
.

7 comentários:

  1. E assim os educamos para a vida Xinha... Somos privilegiadas, mas eles também por te terem como educadora. Beijinho grande :=)

    ResponderEliminar
  2. Esta menina Dalaide é uma preciosidade. Realmente nós (adultos) tentamos esconder ás crianças o que entendem sem palavras. São mais espertos do que nós pensamos. A corporalidade da criança é mais instintiva que o adulto. Faz bem chorar alivia-se das preocupações. Beijinhos grandes para a Xinha e todos os principes e princesas.

    ResponderEliminar
  3. Leonor...
    Estes momentos são de uma intimidade...uma intimidade murmurada, mágica e única que fica para sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que as nossas crianças têm alguém a quem perguntar aquilas coisas para as quais não encontram resposta. São momentos mágicos,que nos obrigam a pensar e que certamente lhes criam, no coração, laços para o futuro! Que sortudas que nós somos. Lidamos com os diamantes mais puros e mais verdadeiros! Temos que ser bem cautelosos para que o seu lapidar seja perfeito também, pois um passo em falso pode destruir toda a estrurura da pedra.
    Boa semana
    Luz

    ResponderEliminar
  5. «Amanhã vou dormir a casa da avó!»disse o Zé Pedro quando chegou a casa,disse em tom de desabafo,há muito que ele me queria dizer aquilo e não tinha coragem.Os bonecos não são simplesmente bonecos,são magia!!!

    ResponderEliminar
  6. É fantástico quando as nossas crianças nos questionam desta maneira e sabem que nós temos sempre uma resposta para as suas dúvidas. Esse é o privilégio da nossa profissão e que nós dá muito orgulho.Somos aquela confidente especial!bjs

    ResponderEliminar
  7. Ana
    É verdade...quando somos aquela confidente especial temos de ser merecedoras dessa confiança...somos merecedoras quando guardamos um segredo, quando respeitamos, temos a sensibilidade e sabemos partilhar momentos de dor e de tristeza tão bem como momentos felizes e de alegria, quando mostramos a nossa alma e coração.
    Beijinho da Xinha

    ResponderEliminar