sexta-feira, 24 de abril de 2015

CONTINUAMOS A TRABALHAR "A NOITE ESTRELADA"





 
 experimentar livremente

sentir a tinta 

fazê-la deslizar na mesa




e depois em folhas de alumínio




depois de secarem

juntámos pedacinhos de lápis de cera ralado









e foi ao forno


a cera derreteu 

e aqui estão as nossas belas produções...



 Depois de arrefecidas pudemos

sentir os relevos... 




4 comentários:

  1. Parabéns pequenos artistas! Com toda a imaginação e orientação de uma GRANDE MESTRA esplenderosas obras realizaram.

    ResponderEliminar
  2. Hoje quando chegámos a casa a Leonor disse que tinha 5 trabalhos de casa.
    1- ‘O trabalho das abelhas porteiras’- Como é que as abelhas porteiras conhecem quais as abelhas da sua colmeia? Após uma pesquisa no Google ficámos a saber que existe a abelha rainha. Cada colmeia tem uma abelha rainha que põe ovos. Nascem as obreiras. As abelhas porteiras estão na porta da colmeia, elas guardam a colmeia. Elas vêm tudo o que entra e sai da colmeia. As abelhas porteiras conhecem todas as abelhas da colmeia e têm um bom olfato e uma boa visão. Quem não é da colmeia não entra;

    2- ‘Trabalho da enfermeira’- Hoje a enfermeira foi à nossa sala. Aprendi que não se pode inclinar a cabeça para cima porque estamos a engolir sangue e podemos engasgarmos. Também não podemos baixar a cabeça porque pinga sangue, temos de ter a cabeça direita e carregarmos no nariz do lado em que está a deitar sangue. Quando desmaiamos ficamos com as pernas mais altas do que a cabeça. Quando se faz uma ferida faz-se uma bonequinha com 4 bicos com uma compressa e depois põe-se o soro e põe-se na ferida, pega-se noutra compressa faz-se uma bonequinha e Betadine e põe-se na ferida para sair os ‘micromios’. A enfermeira contou uma história e que era do Diogo que fazia disparates. Ele estava na escola e pegou na sua bicicleta e foi para a estrada com os amigos e como não tinha as mãos no guiador, apareceu um carro, assustou-se e caiu. O senhor da secretaria que estava lá ao pé ligou para o 112 para chamar a ambulância. Houve dois amigos que foram ajudá-lo a levantar-se do chão e como tinham telemóvel ligaram para os pais. A ambulância levou os para o hospital com uma ferida nos dois joelhos e num braço. Como sentia muitas dores no braço tinha mesmo de ir para o hospital. Depois tiraram aquelas fotografias no braço ‘Não me lembro do nome…’ Tinha o osso partido. Ficou no hospital e puseram a ligadura. Passado um tempinho foi para casa. O senhor da secretaria contou tudo o que se tinha passado. Foram para casa, deram muitos miminhos ao Diogo e a irmã do Diogo, a Mafalda, desenhou na ligadura do Diogo.

    3- ‘Profissão da Xinha’- A profissão da Xinha é por a cabeça dos meninos a funcionar, para quando forem grandes saberem tudo o que aprenderam desde pequeninos;

    4- ‘Livro’- Temos em casa o Livro ‘Ovos Misteriosos’ para contar a história;

    5- ‘O Mapa’- Na escola tínhamos um globo, mas a Xinha precisava de um mapa de Portugal. Vou levar o meu mapa das regiões de Portugal que a mãe ajudou a encontrar. Já está na mochila.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonita esta experiência... eles adoraram de certeza... Tinha que ser mais uma fantástica ideia de uma GRANDE educadora... Parabéns pelo fantástico trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta ideia não foi desta educadora...encontrei a ideia num blogue inglês...vamos partilhando experiências e desafios.

      Eliminar