A Maria Beatriz encontrou uma joaninha no recreio
e levou para a sala para todos os meninos poderem ver.
Colocámos na caixinha que tem uma lente
para observarmos pequenos insetos...
...e depois a Xinha disse para ir levá-la de novo para
o canteiro do recreio, onde a tinha encontrado,
porque de certo a família e os amigos andariam
à sua procura.
Depois a Xinha contou-nos uma história do Eric Carle
sobre joaninhas!
As joaninhas comem pulgões, piolhos da fruta. Na historia a joaninha era resmungona, queria os pulgões todos para ela, ela não queria partilhar, não dizia obrigada e nem por favor as outras joaninhas, era muito egoísta.
ResponderEliminarMuitos beijinhos para a Xinha
Há muito tempo que não vejo uma joaninha... que saudades de quando eu era pequenina e brincava com este bichinho tão fofinho!
ResponderEliminar"Mãe sabias que as joaninhas comem pulgões? E que os pulgões chupam o "sangue" das folhas?"
ResponderEliminarÉ engraçado ouvir a Leonor a questionar os pais sobre coisas novas... ela sempre fui curiosa desde pequena e sempre fez muitas questões.
Ontem a Leonor perguntou se eu conhecia a história da Joaninha Resmungona do Eric Carle, pois a Xinha tinha contada essa história ao meninos... hoje percebo o porquê das questões????
Gostei da história da " Joaninha resmungona ". Acho piada às joaninhas por terem pintinhas pretas. As joaninhas comem os pulgões das folhas. Maria Glória
ResponderEliminarOntem, quando fui buscar a Sara, o tema de conversa para casa era sobre as joaninhas, que são tão "fofinhas".
ResponderEliminar"Mãe, sabes o que aprendi hoje sobre as Joaninhas? Que comem pulgões! Sabias que os pulgões chupam o sangue das plantas? Se eu fosse uma joaninha comia os pulgões toooodinhos!!! "
"Eu gosto muito de joaninhas... lá na terra do avô havia muitas e faziam-me cócegas nas mãos...." (E que saudades tenho desses pequenos gestos)!
Depois veio a pergunta se conhecia a história da Joaninha resmungona, agora percebo porquê... A Sara adorou a história e fez questão de a contar, primeiro a mim e depois ao pai.
É maravilhoso ver que adora histórias e mais ainda quando acha que os pais também as sabem... quando a estava a contar fazia sinal para dizermos "tu não és suficiente grande para mim.." Foi um momento FANTÁSTICO!
Beijinhos e obrigada por mais este miminho...