sábado, 13 de junho de 2009

DITADO


É muito interessante fazer com as crianças um ditado. Os resultados são diversificados e surpreendentes. O ditado foi feito apenas com metade do grupo e as crianças estavam separadas de modo a estarem concentradas ou descontraídas, mas não com a ideia de copiarem os trabalhos uns dos outros. Algumas crianças limitam-se a registar letras, outras tentam agrupá-las de modo a tentarem fazer palavras, outras têm o cuidado de fazerem espaços entre as "palavras" e outras ainda tentam registar sons, como podem ver nos trabalhos que se seguem.





















ERA UMA MENINA MUITO BONITA.


ESSA MENINA TINHA UMA AMIGA E BRINCAVAM ÀS BONECAS,


ÀS PRINCESAS E ÀS BRUXAS.


ERA MUITO DIVERTIDO.



O trabalho do Alexandre e novamente em baixo com o texto que escrevi posteriormente (numa fotocópia do trabalho) para se ver melhor os sons comuns. É evidente que o Alexandre já escreve. É engraçado ver como ele resolveu o plural com um "X", "AX" para "ÀS", "BUXAX" para "BRUXAS", o que, em relação ao som, está correctíssimo.




A Catarina, que já voltou de férias, tinha faltado de manhã mas quis fazer o ditado à tarde e como o fez sózinha, sentada ao meu lado, pude observar melhor. Parava para pensar antes de escrever cada palavra que eu dizia e, quando eu disse TINHA, depois de ter pensado e escrito correctamente perguntei-lhe como é que sabia que era assim que se escrevia e, tal como eu previa, ela respondeu "Porque é como XINHA" com um brilho nos olhos pela descoberta.




Algumas crianças, mesmo dentro das que têm idade para transitar ao 1ºciclo, têm um ano de diferença porque umas fazem ainda seis anos até final de Dezembro e outras já fazem sete anos. Lembro os pais que, tal como disse na reunião de pais, as crianças que fazem seis anos após dia 15 de Setembro são condicionais pelo que só irão transitar ao 1º ciclo se houver vagas, devendo fazer a sua matricula no pré-escolar e no 1ºciclo. No ano passado não houve vagas, no 1º ciclo, para as crianças condicionais e se não estivessem inscritas no pré escolar tinham ficado sem vaga, não o podendo frequentar.

4 comentários:

  1. Sim senhor!!!
    Parabéns.
    Bjitos da Cristina

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma ideia a experimentar!

    Bons escritores entre príncipes e princesas...

    Beijinhos para todos e bom restinho de ano lectivo

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz uma experiência destas e depois de ver como correu contigo, dá vontade de experimentar!
    Beijocas estreladas da
    Paula e Meninos

    PS:obrigada pela mensagem lá no blog, ando um pouco sem tempo mas vamos ver se consigo compor as coisas e acelerar na actualização do blog!!

    ResponderEliminar