domingo, 7 de junho de 2009

O QUE SE VÊ NO ABC


Um dos livros que a Xinha comprou na Feira do Livro da nossa escola foi "O que se vê no abc" e foi-nos mostrando uma dupla página, que corresponde a uma letra, de cada vez...e fomos fazendo um jogo...para cada letra tínhamos de descobrir palavras. Para alguns meninos foi mais fácil porque já têm mais treino, para outros foi mais difícil mas a Xinha ficou principalmente contente com os meninos que nunca tinham conseguido identificar a inicial de palavras, nem descobrir palavras com a inicial pedida e que, durante o jogo, começaram a perceber o som no início da palavra e até conseguiram descobrir algumas.

De manhã estivemos a fazer este jogo até mais ou menos metade do alfabeto e à tarde todos quiseram continuar o jogo e acabar de ver o livro.


A
Árvore
Abelha
Atchim
Ai
Alicia
Alexandre
Afonso
Artur
Água
Azul
Amarelo
B
Bola
Beatriz
Bruno
Baleia
Bebé
Bolo
C
Casa
Castanho
Catarina
Carolina
Carla
Clara
Cão
Cala-te
D
Dedo
Dói
Dia
Diogo
Diamante
Dente
E
Era
Ela
Ele
Erva
F
Futebol
Flor
Figo
Feio
Fofo
Fita
G
Gato
Golo
Guilherme
Guerra
Gelo
Girafa
Gelado
I
(H) Ipopótamo*
Ilha
(E) Ilástico*
Ivo
Índio
J
João
Jóia
Jogar
(G) Jiro*
(G) Jirafa*

*Considerei certos porque o que me interessava era que descobrissem o som.
L
Lara
Lata
Lua
Lula
Luva
Laranja
Livro
Leonor
M
Mãe
Maria
Morango
Maçã
Música
Meu
Mesa
Mapa
Medo
Monte
N
Novo
Nu
Nervos
Navio
Noivos
Neve
Nove
O
Ovo
Olho
Óculos
Ovelha
Oliveira
Obra
P
Pedro
Pai
Paulo
Pato
Portugal
Parvo
Pêra
Pensar
R
Ricardo
Rodrigo
Rafael
Rir
Rugir
Rua
Rato
Recta
Rinoceronte
Recreio
Rebuçado
Rena
Rita
S
Serpente
Sporting
Solange
Saia
Saco
Sapo
Seda
Sede
(C) Sedo*
T
Telemóvel
Tia
Tiago
Ter
Taco
Tesoura
Tambor
Tropas
Temas
U
Uva
Urso
(H) Ugo*
V
Vento
Ver
Vermelho
Verão
Verde
Varrer
Vaso
X
Xinha
(Ch) Xita
(Ch) Xefe
Z
Zebra
Zangado
Zzzzz (abelha)




A Alicia ficou tão cansada, tão cansada que adormeceu a meio...





Depois fomos fazer um ditado...cada um com uma folha e uma caneta e por cada palavra que tinham acertado marcavam um risco. No final foi só contar todos os riscos e escrever o número correspondente ao total.














5 comentários:

  1. Até eu já fiquei com vontade de comprar o livro.
    O máximo esta actividade!
    Luz e meninos da Brandoa

    ResponderEliminar
  2. Olá Luz...
    Acontece-me muitas vezes contar uma história e não saber onde ela me vai levar...
    As crianças são uma "caixinha de surpresas" e não há dúvida que é com elas que se desenvolve o trabalho, com o seu interesse, participação e entusiasmo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Coincidência...requisitei este livro na biblioteca para explorar com as minhas crianças. Mas ainda não se pproporcionou. Gostei desta actividade, vai-me servir como inspiração!!Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta actividade na aula foi muito divertida eu gostei muito Quando a minha mãe viu no blog esta actividade fizemos a experiência em casa e também foi muito divertido pois lembrava-me de muitas palavras que foram mencionadas na aula.
    Obrigada Xinha por nos ensinar as palavras de uma forma divertida.
    Beijinhos muito grandes,adoro-te.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana
    O nosso Rodrigo é mesmo um príncipe...
    Nos primeiros meses eu via que ele já gostava muito de mim mas, sempre politicamente correcto, o máximo que ele me conseguia dizer era:
    "Xinha, tu és muito simpática..." mas traduzido era o que já me consegue dizer agora:
    "Xinha, eu adoro-te..." e que é sempre seguido de um abraço maravilhoso.
    Eu também te adoro príncipezinho.

    ResponderEliminar