domingo, 16 de agosto de 2009

"RITMOS" FESTIVAL DE DANÇAS DO MUNDO


A Câmara Municipal de Loulé organiza pela primeira vez um festival inteiramente dedicado às Danças. Entre 14 e 16 de Agosto, o "RITMOS - Festival Internacional de Danças do Mundo" vai ter como palco a renovada aldeia de Querença, no barrocal do Concelho de Loulé, em pleno coração do Algarve. O festival decorre ao ar livre, no centro da aldeia, em diferentes espaços.


Divulgar as danças do mundo enquanto expressão cultural dos povos e, ao mesmo tempo, dar a conhecer uma das mais belas e típicas localidades do interior algarvio constituem os principais objectivos deste evento pioneiro na região.


Assim, ao longo dos três dias, partir das 18h00, os visitantes serão recebidos com a alegria dos animadores de rua. Ainda antes dos espectáculos, haverá espaços de gastronomia, com a presença de conceituados chefes de cozinha, e um mercado de artesanato.


Os workshops são outra das vertentes deste evento.
São ateliers dedicados sobretudo à dança, destinados a miúdos e graúdos. Das danças do mundo, ao Tai Chi, passando pelas danças irlandesas e danças criativas para crianças, são vários os workshops que decorrem neste festival.


Já a partir das 21h00, têm lugar os espectáculos de música/baile, que serão de certo os momentos altos do festival sobretudo porque está prevista uma interacção permanente com o público. A par da actuação de grupos como os franceses Dites 34 ou os portugueses Cobblestones, Monte Lunai, Atma ou Fanfarra Kaustica, haverá ainda a actuação de DJ's.

.
É claro que nós não podíamos deixar de ir...

.
A aldeia é amorosa construída em vários planos num monte, situando-se bem lá no alto a pequena e bonita Igreja. As casas descem pela encosta em todas as direcções. O festival foi ao ar livre em diversos espaços, o que fazia com que as pessoas se fossem deslocando, mas sempre tendo como cenário a magnífica natureza. Os animadores de rua , as barraquinhas de artesanato, as oficinas de pinturas faciais e as muitas pessoas que para lá se deslocaram contribuíram para um clima de cor, de alegria, de festa.
Por volta da meia-noite começou o espectáculo dos Monte Lunai e com eles entrámos numa alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço, recuando a tempos idos, a locais longínquos para onde, como por magia, fomos transportados, através da música e da dança.




1 comentário:

  1. Quem me dera aí estar, junto de ti!
    Música é algo que faz parte da nossa alma.

    ResponderEliminar