domingo, 16 de agosto de 2009

A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA




.
.

O Grupo...
.
O grupo Monte Lunai reúne cinco músicos que se dedicam à redescoberta da dança e do baile tradicional, no contexto da música tradicional europeia.
.
A Origem...
.
Monte Lunai junta dois termos de origens e de épocas diferentes: o primeiro é actual e de significado imediato; o segundo poderá remeter para um imaginário antigo, de sabor vagamente medieval. É precisamente nesta associação do antigo e do actual que surge a música dos Monte Lunai.
.
A Dança...
.
O grupo poderá fazer-se acompanhar por uma professora de danças tradicionais europeias que promove a ligação entre o público e o grupo animando e exemplificando as respectivas danças. Todos podem dançar!
.
Os Espectáculos...
.
Os Monte Lunai vivem para o palco e para o baile, tendo já actuado por todo o país e para os mais variados públicos. De particular relevância foram os bailes na Quinta da Regaleira em Sintra, no Castelo de São Jorge, no Centro Cultural de Belém em Lisboa e também no mítico Andanças em S. Pedro do Sul.
.
O Som...
.
A sonoridade é ímpar combinando o violino, contrabaixo, e guitarra com percussões várias e curiosos instrumentos de sopro como o rausschpheif, clarinete popular, gaita de foles e didgeridoo. São novos sons e arranjos inspirados em melodias tradicionais de outros tempos.
.
As Músicas...
.
São músicas da Europa. Os Monte Lunai tocam temas de baile de hoje e de outros tempos, a muiñeira da Galiza, o hanter’dro da Bretanha, a contradança, a valsa, a mazurca. São as danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e Portugal, numa roda viva de culturas e musicalidades.
.

1 comentário: