sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A LAGARTINHA MUITO COMILONA

.
A mãe se me vê comer com a mão
prega-me logo uma lição.
Então tentei comer com o pé
tirei o sapato, tirei a meia,
ia levando uma tareia.
Mas amanhã não ralham comigo
pois vou comer pelo umbigo.

.

.
Esta semana continuámos a falar sobre a alimentação e aprendemos que os alimentos se agrupam em grupos diferentes...frutas, legumes, cereais, lacticínios... aprendemos também quais os alimentos que temos de comer todos os dias, mesmo sem gostarmos muito, como os legumes e as frutas e os que não podemos comer todos os dias, apesar de gostarmos muito, como os doces. Aprendemos que uma alimentação variada e completa vai ajudar-nos a crescer e que há alimentos que nos dão energia, alimentos que nos ajudam a pensar, alimentos que nos protegem contra as doenças. Aprendemos também que é muito importante bebermos água. Já sabemos uma poesia muito engraçada que está no início deste post e que os pais podem pedir para lhes ensinarmos.
.






A Xinha contou-nos a história "A Lagartinha Muito Comilona" e temos estado a trabalhá-la em diversas áreas: linguagem oral e escrita, matemática, expressão plástica, expressão musical e na área do conhecimento do mundo.



Aqui estão as nossas lagartinhas comilonas que já nos ensinaram o que são círculos e foi com círculos que todos as quisemos construir.


Recortámos com muito cuidado e fomos juntando os círculos de modo a termos um de cada cor que organizámos como quisemos e colámos.
.



.
Foi com esta história e com estas simpáticas lagartinhas que aprendemos os dias da semana e já sabemos que são sete porque os contámos e também sabemos que desses sete vamos à escola cinco dias seguidos e ficamos em casa dois dias, todas as semanas.
.






.
A Xinha pediu para contarmos quantos círculos tinham as nossas lagartinhas e, depois de os contarmos dissemos que tinham seis círculos e a Xinha disse:
"Pois...temos um problema...as lagartinhas ficavam muito contentes se tivessem a mesma quantidade de círculos que os dias da semana...para nos lembrarmos que foi com elas que os aprendemos...quantos círculos faltam?"
Percebemos logo que só nos faltava um circulo e acrescentámos nas nossas lagartinhas.
.
.
ATELIER DE PINTURA COM ESPONJAS
.
.


..



5 comentários:

  1. Olá Xinha,
    que actividade integradora magnifica.
    Adorei o cartaz da roda dos alimentos, sei que saiu numa revista, mas não sei em qual. Será que ainda consigo arranjar?
    Gosto muito da largarta muito comilona e as vossas estão um espanto, principalmente as da pintura de esponjas, um dia destes também iremos fazer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenita!
    Também já não te sabia dizer de que revista tirei mas ampliei a fotografia porque sabia que tinha o nome num dos cantos e foi na revista
    "Coisas de Criança" mas já não foi deste ano. Deve ter sido a do ano passado de Outubro. Talvez pedindo para a editora consigas arranjar.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos,

    As vossas lagartinhas estão espectaculares, muito coloridas e alegres... tanto aquelas que recortaram e montaram quanto as que esponjaram.

    Estão a trabalhar muito bem e a dar-nos ideias giras e interessantes... continuem!

    Beijinhos a todos!

    ResponderEliminar
  4. Amigos
    As vossas lagartinhas estão um espanto!
    Parabéns pelo vosso trabalho
    Luz e meninos de Valejas

    ResponderEliminar
  5. Adorámos as vossas lagartinhas e tudo o que com elas aprenderam, o nosso quadro dos aniversários também é uma largarta.
    Tirámos ideias giras para também fazermos.
    Que bomexistirem os blogs e educadoras como a xinha e outras colegas que gosta´m de partilhar as suas ideias.
    Beijinhos dos Perlimpimpim.

    ResponderEliminar